Com muita honra apresentamos a história da dupla responsável pela bateria da escola de samba Vai – Vai. O primeiro é um dos grandes nomes do carnaval paulistano, Mestre Tadeu tem quase meio século como comandante da bateria, exatos 47 anos completados após o carnaval de 2019. Sua primeira agremiação foi a Lavapés, como ritmista ainda na década de 70, mas pouco tempo depois ingressou no Vai-Vai.
Roberto Lopes, conhecido como Mestre Beto, começou na Flor de Liz em 1986, passou pelo Unidos do Peruche em 1992 e, através do convite do próprio Tadeu, começou o seu vínculo com a agremiação do Bexiga. Realizando a função de mestre, Beto realiza o seu quinto desfile em 2019. Além de exercer a função dentro do carnaval, ele também trabalha como percussionista de samba e pagode.
É visível que a junção entre experiência e juventude vem gerando bons frutos. Indispensável falar da história do Tadeu pra alguém que se considera sambista, são exatos 47 anos como responsável pela bateria da maior campeã do carnaval de São Paulo, não importa onde esteja, Tadeu sempre será visto como inspiração para muitos ritmistas.
“A renovação de mestres é muito importante. Ninguém é eterno. O que está faltando são alguns mestres respeitarem os antigos. Nós sofremos no tempo da ditadura pra conseguir manter o samba. Para o mestre ficar tanto tempo numa bateria ele tem que ter responsabilidades em tudo”, finaliza mestre Tadeu.
A Bateria Pegada de Macaco tem todas as suas caixas tocadas embaixo, com rufada na batida. Os surdos de terceira são livres, porém seguem uma base definida. As marcações são afinadas no tom grave. O Beto é encarregado pela criação das bossas e desenhos da batucada. Um dos destaques é a ala de timbal, instrumento pouco usado em São Paulo, e recebe um grande destaque no Vai-Vai.
“A ala de timbal é dirigida pelo Wilson Fumaça, junto com Badé. Juntos damos as idéias, eles desenvolvem e vemos o que é melhor pro trabalho. Introduzimos o timbal em 2017,
no ano de mãe menininha, e mantemos pra esse carnaval. Apesar de todos os ritmistas da
ala serem músicos, eles ensaiam uma vez na semana. Teremos uma surpresa no desfile junto à nossa rainha Camila Silva”, promete mestre Beto.
Com o enredo: “Vai-Vai, O Quilombo do Futuro”, que exalta a luta e resistência do povo negro, a escola de samba Vai-Vai será a quarta agremiação a desfilar na noite de sábado, 02/03, às 01h45.