728x90
InícioGrupo EspecialDona do lugar de fala! Beija-Flor exalta o povo preto e a...

Dona do lugar de fala! Beija-Flor exalta o povo preto e a comunidade no ensaio de rua

'A escola pretende com o enredo confrontar o apagamento e o silenciamento das obras e o pensamento do povo preto. É dar voz. Infelizmente, a gente não aprende nas escolas a cultura afro-brasileira', disse Selminha Sorriso

A Beija-Flor fez no último domingo o primeiro ensaio de rua, em Nilópolis, para o Carnaval 2022. A azul e branco que levará para Avenida no ano que vem o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” utilizou a data seguinte ao Dia da Consciência Negra para pisar novamente no chão da sua comunidade.

“O ensaio para gente não é encarado como uma festa. É trabalho mesmo. É óbvio que hoje (ontem) foi mais uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. Porém, a gente não faz oba-oba. Celebramos fazendo um baita ensaio. A nossa festa é trabalhar para um grande carnaval. Historicamente, a Beija-Flor retrata grandes personagens da nossa cultura. Temos um caminhar histórico com grandes enredos. Buscamos sempre exaltar o negro, a nossa comunidade é preta, da inclusão”, disse Válber Frutuoso, um dos diretores de harmonia da escola.

O presidente Almir Reis falou da temática negra nos carnavais da Beija-Flor. “A gente está nessa luta contra o racismo tem muitos anos. A gente conta a história que nunca é falada. Não vamos desistir nunca disso. O enredo é para empratecer o pensamento de todos. Nossa comunidade é de pessoas pretas e que fazem parte de uma grande família. Já somos considerado o rolo compromessor no canto e evolução e queremos mais. Voltar a ensaiar na rua é muito impotante. O sentimento por essa escola não tem explicação, ele é gigantesco”.

Claudinho e Selminha Sorriso falaram do papel social da Beija-Flor no combate ao racismo. “A escola pretende com o enredo confrontar o apagamento e o silenciamento das obras e o pensamento do povo preto. É dar voz. Infelizmente, a gente não aprende nas escolas a cultura afro-brasileira. Precisamos informar e inspirar mentes. Pra mim, é muito gratificante conduzir o manto sagrado da Beija-Flor. É um sonho realizado a cada momento”, disse a porta-bandeira.

“A Beija-Flor tem a voz de empretecer o pensamento. A escola clama a igualidade entre todos. Sobre o nosso ensaio na rua começamos a matar a saudade da nossa comunidade. Chegamos aqui com o avanço da vacina”, citou o mestre-sala.

Para o diretor de carnaval, Dudu Azevedo, o primeiro ensaio revelou um avanço no trabalho. “Parece que já estamos na fase que estávamos do trabalho no ano anterior. O abraço do nosso povo com o samba deu resultado na rua. Uma evolução e canto praticamente perfeitos. Muito positivo o trabalho. O enredo é do nosso povo, do nossão chão, todo mundo transborda satisfação de cantar esse samba”.

Integrante da Velha-Guarda, Débora Rocha, enalteceu a comunidade. “Não existe cor. Nós somos filhos de um pai só. Temos que lutar por igualdade”.

Comandante da bateria ao lado de mestre Rodney, Plínio, também falou sobre o enredo. “Infelizmente, ainda existe o racismo. A Beija-Flor faz o caminho para acabar com o racismo e mostra seus integrantes como exemplos”.

Segunda porta-bandeira da escola, Fenanda Love, com 26 anos de Beija-Flor, comentou o enredo e sua importância. “A Beija-Flor mostra com muito orgulho a importância do negro. Ela transformou minha vida. Vamos mostrar na Avenida nossa cor, nossa raça e vamos matar a saudade de todos com essa volta dos ensaios. A nossa arte está de volta”.

Fotos do ensaio 

- ads-

Pérola Negra, Imperador e Peruche se destacam e brigam pelo acesso em São Paulo

Por Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Naomi Prado e Nabor Salvagnini. Fotos de Fábio Martins Neste último sábado ocorreu os Desfiles do Grupo de Acesso 2....

Bateria ‘Ritmo 12’ se destaca em desfile do Camisa 12, mas harmonia não fluiu como o esperado

Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins A Camisa 12 apresentou um desfile coerente, tendo como destaque a bateria de mestre Lipi. Alguns componentes...

Bateria criativa se destaca no retorno da Brinco da Marquesa ao Sambódromo do Anhembi

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins O Brinco da Marquesa desfilou neste sábado pelo Grupo de Acesso 2 do carnaval de São Paulo...