A Vila Isabel está em clima de festa e renovação. Impulsionada pela chegada da dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, a comunidade da escola de Noel já sonha com a sua quarta estrela de campeã do carnaval. Esse entusiasmo pôde ser visto no lançamento do enredo para o Carnaval 2026, realizado na Pedra do Sal.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em entrevista ao CARNAVALESCO, Moisés Carvalho, diretor de carnaval da Vila Isabel, comemorou a chegada da dupla. “A Vila está muito feliz com a chegada deles, a prova é essa bela festa que a gente está fazendo com a assinatura deles. É indiscutível que, hoje, eles são só melhores carnavalescos na praça”, afirmou.
O diretor também destacou as mudanças no barracão desde a chegada dos carnavalescos. Para ele, a participação da dupla no dia a dia é uma marca do trabalho deles. “Cada um tem a sua característica, e eles estão imersos no processo criativo, opinando e decidindo junto com a gente. A escola está pronta para dar todo o suporte necessário”, disse Moisés.
O lançamento do enredo seguiu a tradição recente da Vila Isabel: eventos temáticos. Em 2024, a escola realizou uma grande festa restrita a convidados na Cidade do Samba para apresentar a sinopse do enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, assinado pelo carnavalesco Paulo Barros. Já em 2025, o cenário foi a Pedra do Sal, monumento histórico e religioso fundamental para a cultura afro-carioca, localizado na região da Pequena África.

Dessa vez, o evento foi aberto ao público e contou com uma grande roda de samba. “A energia aqui fala por si. A gente vem procurando, todo ano, fazer um lançamento com a característica do enredo. Ano passado a gente fez aquele evento na Cidade do Samba, que o enredo pedia. Estamos muito felizes com o resultado”, declarou o diretor de carnaval.
Intitulado “Macumbembê Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, o enredo, assinado pela dupla Bora-Haddad para o Carnaval 2026 da Vila Isabel, homenageará Heitor dos Prazeres, um dos pioneiros na composição de sambas e personagem que participou da fundação das primeiras escolas de samba do Brasil.
Outra novidade novidade em discussão é o processo de escolha de samba. A Vila Isabel, conhecida por disputas rápidas, estuda prolongar o período de competição. “Temos algumas ideias, mas o presidente ainda vai bater o martelo. Bem provável que a gente dê uma alongada”, adiantou Moisés Carvalho.
Conheça a logo do enredo da Vila Isabel para o Carnaval 2026