InícioGrupo EspecialDiretor de carnaval da Grande Rio elogia parceria com Antônio Gonzaga e...

Diretor de carnaval da Grande Rio elogia parceria com Antônio Gonzaga e cita vontade de fechar o carnaval em 2026

CARNAVALESCO conversou, nesta última semana, com o diretor de carnaval da Grande Rio, Thiago Monteiro, sobre o sorteio da ordem dos desfiles, a ser realizado nesta sexta-feira, na Cidade do Samba

O CARNAVALESCO conversou, nesta última semana, com o diretor de carnaval da Grande Rio, Thiago Monteiro, sobre o sorteio da ordem dos desfiles, a ser realizado nesta sexta-feira, na Cidade do Samba. Durante o bate-papo, Thiago analisou ainda as inovações da Liesa em 2025 e adiantou detalhes do desfile de 2026. O CARNAVALESCO fará análise do sorteio a partir das 21h30. * VEJA AQUI

granderio rua1201 2

“Foi positiva a organização de três dias de desfile. Gerou mais retorno para as escolas. Foi mais confortável, falando como como diretor de carnaval. Tivemos uma concentração bem mais confortável, um espaço de montagem e desmontagem muito mais tranquilo, porque tínhamos duas escolas a menos, com 18 a 20 alegorias a menos dentro de uma concentração, 9 ou 10 de cada lado. Mais a dispersão, nós teríamos 20 alegorias a mais. Foram também menos 6 mil componentes. Essas facilidades logísticas nos ajudaram bastante. Para o espetáculo como um todo, também foi muito positivo, porque teve mais um dia de carnaval. Eu fiquei bem satisfeito e positivamente surpreendido com esses três dias de desfile”, avaliou Thiago.

“Desfilar na terça-feira, o último dia, para a gente foi bom. Tivemos um dia a mais, embora nosso carnaval já estivesse pronto com bastante antecedência. O único incômodo da terça-feira é o retorno das alegorias, que está bem em cima da apuração, mas não afetou tanto. Foi só o cansaço mesmo”, complementou.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A exaustão, no entanto, não impediu que, uma vez questionado, Thiago elegesse a terça-feira como seu dia de preferência, no contexto do sorteio.

“Porque a gente pelo menos já viu as outras escolas, já viu que como estão indo os desfiles dos dias. Isso é muito mais técnica do que qualquer outra coisa, não é pelo resultado em si. Se fôssemos a quarta (e última) escola de terça, seria muito legal para ver aquele arrastão. Eu gostaria de fechar o carnaval”, declarou.

Em termos logísticos, a ordem das escolas também indica em qual lado do Sambódromo a escola deve se concentrar, se no lado do Balança mas não Cai – prédio histórico localizado nas proximidades da estação Central, setores ímpares -. ou no dos Correios – próximo à estação Praça Onze, setores pares.

“A gente, lógico, tem muito mais chance de cair do lado do Balança do que do Correios, pois existem seis bolinhas de balança no sorteio e três de Correios. Eu, particularmente, prefiro o lado do Correios”, pontuou Thiago.

Nesse sentido, o dirigente vê com bons olhos a antecipação do sorteio da ordem das escolas, realizado tradicionalmente no final de maio e início de junho. Para ele, colocar o sorteio para meio de abril permite às escolas se planejarem melhor quanto ao lado de entrada na avenida, que influi, por exemplo, no tamanho das alegorias.

Diretor de Carnaval da Grande Rio desde 2019, Thiago tem uma longa trajetória no mundo do samba, iniciada em 2005 na equipe de harmonia da Unidos da Tijuca. Manteve-se na escola do Borel até 2013, tendo participado do desfile do Segredo e Luiz Gonzaga. Naquele ano, assumiu pela primeira vez o seu atual cargo, pela Império da Tijuca. Entre 2014 e 2016, foi diretor geral de harmonia da Grande Rio e, em 2017 e 2018, foi novamente diretor de carnaval, pelo Paraíso do Tuiuti.

“Estar mais um ano na direção de Carnaval da Grande Rio, para mim, é um orgulho e um prazer muito grande. Contando minhas duas passagens pela escola, são 11 anos. Vou para o sétimo desfile como diretor de carnaval. A cada ano que passa, a gente vai se entrosando mais com a equipe, com a comunidade. A Grande Rio hoje é uma família, uma família que se respeita, que se gosta”, afirmou Thiago.

Quem também trilhou um caminho de sucesso pela Grande Rio foi a dupla Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Desde 2020, com a chegada dos carnavalescos, a escola sempre voltou para o Desfile das Campeãs, além de ter ganhado o seu primeiro campeonato do Grupo Especial, em 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”. Após o desfile de 2025, no entanto, a comunidade carnavalesca foi surpreendida com o anúncio do afastamento de Haddad e Bora, contratados pela Vila Isabel. Em Caxias, o novo carnavalesco é Antônio Gonzaga, uma jovem promessa que já foi assistente da talentosa dupla na própria Grande Rio e estava na Portela.

“A gente está muito feliz com a vinda do Antônio, o reencontro da Grande Rio com Antônio Gonzaga. A gente o conhece e, por outro lado, ele já conhece a escola. Ele já conhece os meandros da Grande Rio, a forma de pensar da nossa comunidade, da nossa direção, da nossa presidência. Fica muito mais fácil a gente ter essa continuidade de trabalho com o Antônio. A gente está muito satisfeito, feliz e esperançoso com essa nova aquisição da escola. Vai ser uma parceria duradoura e longeva, como foi com o Gabriel e o Leo”, garantiu o dirigente.

Antecipando uma aguardada novidade, o líder se debruçou sobre o anúncio do enredo de 2026, que deve ocorrer em breve.

“Vai ser mais um outro grande enredo. A Grande Rio quer manter a mesma pegada que vem adotando nos últimos anos. A gente sabe o que o público espera da gente, a gente tem consciência do que a torcida da escola espera da gente, a gente sabe o caminho que a gente precisa seguir para continuar tendo grandes dias. A Grande Rio é uma escola feita de segmentos, de equipe, de pessoas. São essas pessoas que constroem o sucesso de um projeto, tanto segmentos como componentes, direção, presidência. É a união desses esforços, desses fatores que vão fazer a nossa escola mais uma vez trazer o título”, finalizou.

- ads-

‘O povo do samba vai gostar’, diz Lara Mara sobre enredo da UPM para 2026

Após o injusto e polêmico rebaixamento, a Unidos de Padre Miguel está confiante com o trabalho a ser realizado na Série Ouro, em 2026....

D’Samba lança coleção explosiva para o Dia de São Jorge

Prepare-se para o dia 23 de abril, quando a fé veste arte e a rua vira passarela. A marca D’Samba lança a coleção SJ25,...

Viradouro celebra São Jorge com show de Arlindinho e queima de fogos em Niterói

A Unidos do Viradouro celebrará o Dia de São Jorge com a “Virada de São Jorge”, na véspera do feriado, 22 de abril, a...