A Imperatriz Leopoldinense, atual vice-campeã do Grupo Especial, anunicou mudanças na disputa de samba-enredo para o Carnaval 2025. Fica “expressamente proibida a participação de torcidas comercializadas e grupos coreografados”, foi proibida a confecção de camisas, bandeiras, adereços, e faixas de torcida e apenas um cantor do Grupo Especial pode ser contratado por parceria. Além disso, a escola não cobrará taxa de inscrição, as parcerias poderão ser formadas com no máximo seis compositores, sendo expressamente proibidas as participações especiais e serão disponibilizados cinco microfones para cada parceria.
Ao site CARNAVALESCO, o diretor-executivo da escola, João Drumond, explicou a intenção das mudanças para disputa de samba-enredo.
“A ideia é democratizar a disputa e dar condições iguais a todas as parcerias. Baratear os custos de todos e permitir que o foco da disputa seja o que de fato interessa: a obra. Queremos trazer de volta áqueles que disputaram no ano passado, áqueles que não puderam disputar no ano passado e desejamos que os que ainda não disputaram na Imperatriz venham fazer parte da nossa ala”, disse o diretor executivo.
A escola, que levará para a Marquês de Sapucaí ano que vem o enredo “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON- Água fresca para o Senhor de Ifón”, do carnavalesco Leandro Vieira, realizará a entrega da sinopse no próximo dia 27 de maio.
Veja o cronograma da disputa de samba:
27/05 – Entrega da sinopse
11/06 – Tira Dúvidas
25/06 – Tira Dúvidas
02/07 – Tira Dúvidas
16/07- Tira Dúvidas
30/07- Tira Dúvidas
06/08 – Audição
29/08 – Divulgação dos Sambas
07/09 – Apresentação Oficial
13/09 – Eliminatórias
20/09 – Eliminatórias
27/09 – Oitavas de final
04/10 – Quartas de final
12/10 – Semi-final
21/10 – Final