As escolas da Superliga, que administra as séries Prata e Bronze, definiram na noite de segunda-feira, no Baródromo, a ordem dos desfiles para o Carnaval 2024. As agremiações da Bronze vão se apresentar nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira gorda de folia) e as da Série Prata nos dias 16 e 17 de fevereiro (sexta e sábado das campeãs). Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o novo presidente da Liga, Pedro Silva, falou sobre a chegada no comando dos grupos.
“É uma satisfação enorme. Ano passado, eu tive o privilégio de trabalhar na Liga-RJ. Foi grande escola e uma experiência de introdução. Esse ano, chego na Superliga com proposta de capacitação, inovação e equidade. Temos agora a junção com as escolas que estavam na Livres. O que deixa a Intendente com o potencial magnífico. Escolas com tradição. Vai ser um trabalho maravilhoso esse ano”.
Para o desfile de 2023, as escolas tiveram uma estrutura muito melhor de pista para o desfile. Pórém, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após o carnaval deste ano, indicou que seria construído um Sambódromo 2 em outra área. O presidente da Superliga revelou que o “sarrafo da infraestrutura terá que crescer em 2024”.
“Falar dessa estrutura antes tenho que parabenizar o presidente Clayton Ferreira (agora está em Brasília como secretário da Frente Parlamentar do Carnaval). Agora, nós temos que subir o sarrafo. O local dos desfiles ainda não está definido. Vamos aproximar esse bate-papo com a Prefeitura do Rio. Temos um trabalho de entender quais são os problemas de infraestrutura da Superliga e das escolas. O certo é que o nível tem que ser dali para cima em estrutura”.
O dirigente disse que sobre o acesso e rebaixamento do grupos de acesso vão ser decisões tomadas futuramente em reuniões plenárias com todos os presidentes das escolas de samba dos grupos envolvidos na Superliga.
“É um assunto que é delicidado. Quando falamos em diminuir tem a questão cultural. Se diminuir terá que criar outro grupo. O trabalho tem que ser feito com muito cuidado. Ouvindo prefeitura, escolas e opinião pública. Ainda não discutimos o regulamento. Inicialmente, vamos manter como foi em 2023 e a partir do segundo semestre vamos ver como ficará a questão do ano que vem”.
A apresentação do sorteio da ordem dos desfiles das séries Prata a Bronze foi de Valeska Reis e Robson Mendanha. Confira abaixo como foi cada dia e grupo.
Série Prata
Sexta-feira (16 de fevereiro)
1 – Tubarão de Mesquita
2 – Independentes de Olaria
3 – Abolição
4 – Vila Santa Tereza
5 – Renascer de Jacarepaguá
6 – União Cruzmaltina
7 – Tradição
8 – Lins Imperial
9 – Engenho da Rainha
10 – Acadêmicos do Cubango
11 – Alegria da Zona Sul
12 – Flor da Mina
13 – Leão de Nova Iguaçu
14 – Concentra Imperial
15 – Jacarezinho
16 – Dendê
Sábado (17 de fevereiro)
1 – Feitiço Carioca
2 – Praça da Bandeira
3 – Santa Marta
4 – Botafogo Samba Clube
5 – Santa Cruz
6 – Lucas
7 – Arrastão de Cascadura
8 – Vizinha Faladeira
9 – Império da Uva
10 – Barra da Tijuca
11 – União de Jacarepaguá
12 – Acadêmicos de Jacarepaguá
13 – Caprichosos
14 – Flamanguaça
15 – Rocinha
16 – Arame de Ricardo
Série Bronze
Segunda-feira (12 de fevereiro)
1 – Raça Rubro-Negra
2 – Villa Rica
3 – Brás de Pina
4 – Bangay
5 – Império Ricardense
6 – Império de Nova Iguaçu
7 – Difícil é o Nome
8 – Alegria do Vilar
9 – Rosa de Ouro
10 – Cosmos
11 – Cidade de Deus
12 – Gato de Bonsucesso
13 – Unidos do Cabuçu
Terça-feira (13 de fevereiro)
1 – União do Parque Curicica
2 – Diversidade
3 – Jardim Bangu
4 – Siri de Ramos
5 – Imperadores Rubro-Negros
6 – Chatuba de Mesquita
7 – São Cristovão
8 – TPM
9º – Vicente de Carvalho
10 – Peixe
11 – Boi da Ilha
12 – Guerreiros Tricolores