A Estácio de Sá deu mais um importante passo na preparação para o Carnaval 2026. Na tarde da última terça-feira, o presidente da agremiação, Edson Marinho, e membros da diretoria se reuniram com o ex-deputado estadual e ativista Átila Nunes, que confirmou sua participação no desfile do próximo ano.

atila estacio
Foto: Divulgação/Estácio

Reconhecido como um dos maiores defensores da liberdade religiosa no Rio de Janeiro, Átila teve atuação marcante como relator da CPI da Intolerância Religiosa na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) e foi o idealizador da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Sua trajetória, tanto na política quanto no ativismo, é marcada pela luta contra o racismo religioso e pela valorização das religiões de matriz africana.

“A Estácio é o berço do samba. Vou desfilar na escola no carnaval do ano que vem”, declarou Átila Nunes, após a reunião.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

No Carnaval 2026, a Estácio de Sá levará para a Marquês de Sapucaí um enredo que homenageia Tancredo da Silva Pinto, conhecido como Tata Tancredo, importante liderança espiritual da Umbanda e personalidade histórica do samba carioca. Fundador do bloco Deixa Falar, que é considerado o embrião das escolas de samba, Tancredo será exaltado no enredo que destacará sua trajetória como o “Papa Negro”, referência ao seu papel de liderança e à resistência cultural e religiosa da população negra no Brasil.

A escolha do enredo reafirma o compromisso da Estácio com suas raízes e com a valorização das figuras históricas que ajudaram a moldar o carnaval como expressão de identidade, fé e resistência do povo afro-brasileiro. A presença de Átila Nunes no desfile simboliza a união em um momento em que a liberdade religiosa segue sendo pauta urgente no país.

A escola promete um desfile emocionante e engajado, com forte impacto cultural e político, honrando a memória de Tata Tancredo e reafirmando o papel do samba como ferramenta de luta e celebração.