A Unidos da Tijuca terá nova voz principal que conduzirá o desfile sobre Carolina Maria de Jesus no Carnaval 2026: Marquinhos Art’Samba. O intérprete, que esteve à frente da Estação Primeira de Mangueira, chega à escola do Borel com entusiasmo e reverência. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o cantor falou sobre a sensação de estar à frente do carro de som da agremiação.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“É uma satisfação enorme. Ainda mais eu fazendo parte do grupo “Os Puxadores do Samba”, que tem uma história muito ligada à Tijuca. Espero agregar bastante junto com o carro de som e com a direção da escola”, afirmou.
A troca de pavilhão não foi indiferente à comunidade mangueirense, que se despediu do intérprete com afeto. “O carinho foi demais. Foram sete anos de escola, seis carnavais, porque em 2021 não teve desfile, e eu cheguei campeão. Espero ser campeão aqui na Tijuca também”, projetou.
Marquinhos destaca que sua chegada à agremiação se dá com a promessa de “dedicação e muito trabalho”. E isso vale também para a parceria com o mestre Casagrande. “Não é à toa que a bateria da Tijuca é chamada de ‘Pura Cadência’. Eu sou um cantor mais reto, que interpreta o samba de forma direta, e essa bateria tem uma batida muito cadenciada. Acredito que vai ser um grande trabalho entre o carro de som e a bateria”, afirmou.
Perguntado sobre qual samba da escola mais aprecia, Marquinhos cita composições marcantes como “Agudás” (2003), o enredo sobre Vasco da Gama (1998) e o samba de 2000 sobre a língua portuguesa. No entanto, é no clássico “Macobeba”, de 1981, que sua memória afetiva se ancora. “Sou muito fã desse samba”, disse.
A estreia de Marquinhos Art’Samba na Unidos da Tijuca carrega mais do que a responsabilidade de conduzir o canto de uma escola tradicional: é também o compromisso de dar voz, no desfile, a uma das figuras mais potentes da literatura e da memória social brasileira. Em 2026, será ele quem levará à frente do carro de som a história de Carolina Maria de Jesus para a Marquês de Sapucaí.
Unidos da Tijuca 2026: galeria de fotos da final de samba-enredo