728x90
InícioGrupo EspecialDe verde e rosa, aos pés de seu morro, renasce a Mangueira...

De verde e rosa, aos pés de seu morro, renasce a Mangueira para o Carnaval 2025

A Estação Primeira de Mangueira deu início à sua temporada de ensaios de rua para o Carnaval 2025, no último domingo, em um novo local estratégico: a rua Visconde de Niterói, no entorno do Morro da Mangueira. O evento reuniu centenas de pessoas, marcando o começo dos preparativos da escola para o desfile com o enredo “À Flor da Terra”, com destaque para o clima de emoção, organização e as expectativas de diretoria, comunidade e segmentos da agremiação. Em um novo local de ensaio, o cortejo mangueirense começou na estação de trem e metrô Maracanã e seguiu pela rua Visconde de Niterói, principal via de acesso ao Morro da Mangueira e onde está localizada a quadra da escola. Com gradis em volta, um trajeto mais amplo e maior organização, a escola desfilou para o público, que acompanhou de perto, junto às grades, e para os moradores, que assistiam das janelas de suas casas e apartamentos, das lajes e dos comércios.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Para o diretor de carnaval, Dudu Azevedo, a mudança de local só traz benefícios para a preparação do desfile de 2025.

“A expectativa é treinar a escola, fazê-la evoluir, desfilar no tempo da avenida e testar as quatro cabines de jurados. Hoje estamos na Visconde de Niterói, cuja metragem permite simular a pista de desfile. Além disso, é uma oportunidade para cada segmento realizar seu ensaio, calcular o tempo e aperfeiçoar a performance rumo ao grande desfile”, explicou o diretor.

mangueira rua1512 1

Estreante na Mangueira, Dudu já estabeleceu seus objetivos para a temporada. “Meu plano é manter essa organização e a emoção que o mangueirense sempre traz, além de promover a troca de conhecimentos entre a comunidade e eu. Queremos garantir ensaios grandiosos e um desfile à altura da Mangueira”, concluiu.

Expectativa para o título

Aniversariante da noite, Cintya Santos, primeira porta-bandeira, afirmou que pretende manter o padrão apresentado em 2024, mas com melhorias.

“A nossa expectativa é a Mangueira campeã. É um desejo meu, que nunca fui campeã do carnaval. Para 2025, não vamos mudar nada do que fizemos em 2024, apenas aprimorar. Nosso foco será na preparação, empenho e entrega para alcançar um desfile ainda melhor”, declarou.

mangueira rua1512 7

Seu parceiro, Matheus Olivério, sente a responsabilidade aumentar a cada ano que passa, mas reforçou o compromisso de manter a alta performance do casal.

“Estamos no terceiro ano de parceria, de uma dinastia, a dinastia casal-furacão, na Estação Primeira de Mangueira e isso aumenta a responsabilidade. Cada ano tem sua história. Em 2025, vamos buscar o nosso melhor para alcançar o resultado que nossa escola e nossa comunidade merecem: a nota máxima”, afirmou.

Harmonia musical

Os intérpretes Dowglas Diniz e Marquinhos Art Samba destacaram que o carro de som está afinado e alinhado com a bateria.

mangueira rua1512 3

“É uma expectativa muito grande para essa temporada de ensaio, a gente está fazendo uma logística totalmente diferente do que a gente vinha fazendo nos últimos anos, mudamos a rua de ensaio. A gente está com um método de trabalho muito diferente dos outros carnavais, então a expectativa é muito grande para dar tudo certo. Eu tenho certeza que com a nossa comunidade e com o trabalho que a gente vai desempenhar, vai ser um carnaval maravilhoso. Pretendo manter o padrão musical juntamente com a bateria e a gente pretende melhorar um pouco daquilo que a gente pegou na avenida em 2024. Então não tem muita coisa a se fazer, é só manter o trabalho que está dando resultado musicalmente juntamente com a bateria. O nosso foco é mostrar que somos a maior expressão cultural do Brasil”, pontuou Dowglas.

mangueira rua1512 2

“Nós somos muito exigentes e sempre procuramos fazer um pouco melhor do que já foi feito. Esse samba de 2025, é um samba que tem uma tonalidade muito fácil para ser conduzida e a gente pretende melhorar justamente isso aí. Eu estou na escola há mais de 8 anos e é o primeiro ano que eu estou participando desse ensaio na frente do morro. Então para mim, a expectativa é a melhor possível”, acrescentou Marquinhos.

Bateria no auge

Os mestres Taranta Neto e Rodrigo Explosão elogiaram o novo local e consideram estar vivendo o melhor momento à frente da bateria.

“A gente tem trabalhado muito, eu acho que vai dar muito bom, até porque conseguimos ensaiar bastante na quadra. Hoje vai ser nosso primeiro ensaio andando, com a escola toda em conjunto. E agora pegando a rua Visconde de Niterói, que é uma rua mais larga, dá para ensaiar de forma certinha a bateria em cada lado. Eu acho que vai ser o cenário ideal para a gente”, disse Rodrigo Explosão.

mangueira rua1512 4

Agora é a hora da gente mostrar o nosso trabalho, a escola mostrar o trabalho dela. Porque a gente vem ensaiando desde a quadra. E na quadra temos uma noção, mas a noção real que a gente tem mesmo é na rua. O ensaio de rua é algo importantíssimo para nós. Pelo que eu já vivi e pelo que o Rodrigo viveu, ele que já passou como mestre, teve um trabalho interrompido, e com a direção que a gente conseguiu reunir, acho que hoje é o nosso melhor momento”, pontuou o mestre Taranta Neto.

mangueira rua1512 6

“A única coisa que a gente quer mudar um pouquinho é a gente pegar os 40 pontos. A gente quer manter, por exemplo, o andamento, a perfeição do toque de cada naipe e evoluir ainda mais o nosso leque de bossas, é o que a gente almeja, além de recuperar o décimo que a gente perdeu, se for possível ganhar outros prêmios novamente. Pela minha segunda passagem à frente da bateria, pelo menos nesse momento que eu estou presente aqui como mestre, a gente está vivendo um dos melhores momentos musicais da bateria. Está sendo tudo tratado, tudo limpo, a gente está trabalhando todos os naipes, sem exceção. Hoje todo mundo faz parte do conjunto da bateria, a cuíca, o agogô, a gente está tendo cuidado com tudo para todo mundo aparecer”, concluiu Rodrigo Explosão.

mangueira rua1512 8

O ensaio reuniu centenas de pessoas na rua Visconde de Niterói, comprovando que a mudança foi bem-sucedida e aprovada pela comunidade.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....