Por Miguel Fortunato
“Adenla, o Imperador nas terras do Rei”. Este é o enredo que o Camisa Verde e Branco levará para o Anhembi no Carnaval 2024. O tema foi anunciado no último domingo, na festa de lançamento organizada pela escola na Fábrica do Samba. O enredo tem como personagens principais o orixá Oxossi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador, em um proposta que trás como mensagem o poder de quebrar barreiras e que cada um pode se tornar tudo o que desejar.
“Nosso enredo vai além dos nomes, a ideia toda está em mostrar o poder de acreditar em si mesmo e derrubar todas as limitações que são colocadas no dia a dia para chegarem ao máximo que quiserem. O desfile começa com Oxossi sendo alçado de um caçador ao Rei de Ketu, passa por Piye (o primeiro Faraó negro e pelo Sultão Mansa Musa (homem mais rico do mundo no século XIV), até chegar em Adriano, menino pobre da Vila Cruzeiro que através do talento e da dedicação se tornou o “Imperador” do futebol na Itália”, relatou o carnavalesco Renan Ribeiro.
Na entrevista que concedeu horas antes do anúncio, Renan confidenciou que Oxossi deveria estar presente neste enredo por uma promessa da escola: “Foi prometido pela agremiação que Oxossi, que é o orixá que ela representa, seria homenageado assim que retornasse ao Grupo Especial. Depois tivemos uma proposta comercial – pois todos sabem da nossa dificuldade financeira – e os parceiros que chegaram vieram de encontro com a mensagem que desejo passar”.
Renan ressaltou que, para este enredo, buscou trazer Oxossi de uma forma diferenciada em relação a outras escolas no passado: “A ideia é trazê-lo como um Rei, que foi coroado e recebeu a Adenla, a Coroa dos iorubás. É assim que será a abertura do nosso desfile”.
Ainda na entrevista, o artista se mostrou muito feliz por trabalhar na Fábrica do Samba e por ver a comunidade feliz com trabalho realizado.
“Este será nosso primeiro trabalho na Fábrica e a estrutura vai ser ótima para fazer as alegorias e orgulhar os componentes. Estou recebendo mensagens de pessoas que eu nem conheço dizendo que irão voltar. Isso é muito bom”, completou o carnavalesco, que irá assinar seu terceiro desfile pelo Camisa Verde e Branco.
Imperador presente no evento
Além da coletiva, a escola também realizou a festa de lançamento do enredo no galpão para eventos da Fábrica do Samba. Com lotação máxima, o evento recebeu as coirmãs Vai-Vai e Mocidade Alegre, além de mais dois grupos musicais. Mas o ponto alto da noite foi quando Adriano subiu ao palco e foi anunciado como um dos homenageados do enredo. O ex-jogador foi recebido por muitos aplausos e gritos de “o Imperador chegou” pela bateria.
Adriano assistiu ao vídeo de lançamento do enredo com expressões sorridentes posou para fotos e subiu para o camarote a ele reservado, de onde seguiu prestigiando o evento.
Presidente feliz com o enredo
A presidente do Camisa Verde e Branco, Érica Ferro, se mostrou satisfeita com o enredo e com a receptividade da comunidade: “Eu estou muito feliz com o tema que vamos levar para o Anhembi em 2024. Gostaria de ter feito algo assim no acesso, mas é uma proposta para Grupo Especial”.
Quem também se pronunciou foi diretor de carnaval da escola, João Victor Ferro, que agradeceu a comunidade pelo retorno a elite do carnaval.
“Queria muito agradecer a nossa comunidade, pois se não fosse por todos darem as mãos e acreditarem em nós, não estaríamos aqui. Ainda há muito o que trabalhar, a escola está passando por uma reestruturação e com muito esforço vamos voltar a ser aquele Camisa Verde e Branco potente que todos conhecem”, afirmou o dirigente.
Baluartes aprovaram o enredo
Um fato relatado por Renan Ribeiro é que, antes de desenvolver o enredo, ele consultou baluartes e baianas da escola, que aprovaram a ideia do artista.
Em entrevista a reportagem do Site Carnavalesco, o lendário Mestre Gabi, que é um dos principais baluartes da agremiação, se disse feliz com o momento da escola: “Tudo tem a sua hora, o seu lugar e Papai do Céu achou que esse é o nosso momento de voltar. Eu estou muito feliz, nós que somos Camisa Verde sempre vamos apoiar em todos os momentos”.
Intérprete empolgado por voltar ao Especial
Quem também não escondeu a felicidade do momento do Camisa Verde e Branco é o interprete Igor Vianna, que renovou o contrato e irá cantar mais um ano nesta que é a sua segunda passagem pela escola da Barra Funda.
“Quando eu cheguei no Camisa em 2013 a escola tinha acabado de cair para o Grupo de Acesso. E faz anos depois eu fui o cantor que ajudou a escola no retorno, graças a um trabalho muito bem feito modificamos a ala musical e foi um trabalho bem gostoso de fazer”, afirmou Igor.
Sobre o enredo, o cantor também se mostrou confiante na proposta: “Vamos firme se firmar no Grupo Especial, o Camisa é um dos maia fortes quilombos do samba, sabe fazer temas africanos e esse ano tenho certeza que os nossos poetas vão fazer um grande samba a partir deste enredo”.
O Camisa Verde e Branco será a primeira escola a desfilar no Anhembi na sexta-feira de Carnaval, dia 9 de fevereiro, às 23h15. A escola informou que terá disputa de samba-enredo, mas ainda não tem datas e prazos definidos.