O Carnaval 2026 do Rio de Janeiro já tem seu novo monarca. Na noite da última sexta-feira, Danilo Vieira, passista do Acadêmicos do Salgueiro, foi coroado Rei Momo do Rio Carnaval 2026, em uma cerimônia repleta de emoção e celebração à cultura popular. O sambista, que representa a força e o carisma das alas de passistas, destacou a importância da conquista para quem vive e respira o carnaval o ano inteiro.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Isso é importante demais para a gente, que somos oriundos de ala de passistas. Nós trazemos a garra, a alma de folião, e subir nesse palco e ser coroado me deixa muito feliz representando a todos os passistas, a todos os foliões. É gratificante demais, só tenho a agradecer a Deus, aos meus orixás, por essa oportunidade maravilhosa, por esse sonho realizado”, declarou o novo rei, emocionado logo após o anúncio.
Dono de uma trajetória marcada pela dedicação à dança e ao samba, Danilo contou que a nova função não será um desafio distante da sua rotina. “Eu já vivo do carnaval, vai ser fácil demais. Pretendo levar a melhor festa, com muito compromisso e muita alegria. O compromisso é bastante importante e já deu tudo certo”, afirmou.
Sobre o prêmio conquistado, o Rei Momo demonstrou maturidade e senso de responsabilidade com o posto que passa a ocupar. “Primeiramente eu quero cumprir com todos os compromissos da corte, porque são bastante compromissos, e com isso nós temos que fazer por onde. Depois a gente vai pensar direitinho o que fazer, de que forma, e que seja da melhor maneira possível”, disse.
E como todo rei que assume o trono, Danilo já deixou sua primeira ordem real aos súditos foliões do maior espetáculo da Terra: “Que curtam bastante com muita alegria, com muito amor, que 2026 será um carnaval de muita alegria e bastante samba no pé”.
Conheça a Rainha, Rei Momo e as princesas da Corte do Rio Carnaval 2026
Com direção artística de Milton Cunha e apresentação de Wilson Neto, Rei Momo 2022, e Bianca Monteiro, rainha de bateria da Portela, a noite foi recheada de grandes momentos para os amantes do samba. Organizado pela Riotur com o lema “Celebrando a Ancestralidade”, o evento foi uma celebração apoteótica de tudo que o carnaval carioca tem em sua raiz: alegria, luta, arte, conhecimento e resistência. A nova realeza pode depor sobre o que significa a responsabilidade de representar a maior festa do mundo.









