PSX 20260213 161812
Foto: Divulgação

A deputada estadual Dani Monteiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, participou da inauguração, nesta sexta-feira (13), do Centro de Convivência das Ambulantes do Carnaval, instalado na Casa do Catador, na Cidade Nova. A iniciativa foi viabilizada após articulação com a concessionária Águas do Rio e Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o deputado federal Pastor Henrique Vieira, e reuniu o coletivo Elas por Elas, movimento Trabalhadores Sem Direitos, ambulantes e representantes da sociedade civil.

O espaço, que fica na Rua Viscondessa de Pirassununga, passa a oferecer pontos de hidratação, acolhimento e estrutura de apoio e descanso para trabalhadores informais que enfrentam longas jornadas sob calor intenso durante o Carnaval. A ação busca garantir condições básicas de saúde, descanso e higiene para quem sustenta a dinâmica econômica da festa nas ruas, especialmente na região central da cidade, próxima ao Sambódromo.

PSX 20260213 161608
Foto: Divulgação

“Hoje a gente celebra uma vitória da classe trabalhadora que faz o Carnaval existir e se perpetuar como o maior do mundo. São ambulantes e catadores que colocam comida na mesa de milhares de famílias e ajudam a movimentar uma festa que deve gerar cerca de R$ 5,9 bilhões na economia e receber 8 milhões de pessoas. Não existe esse número grandioso sem o trabalho árduo deles. Em meio a uma gritante crise climática, garantir água, cuidado e um espaço digno é também reconhecer que direitos humanos também são renda, saúde e respeito para quem mantém a cidade de pé, seja no dia a dia, seja nas grandes festas”, celebrou Dani Monteiro.