Por Gustavo Lima e Will Ferreira
A corte para o carnaval paulistano de 2025 está formada! Na noite da última sexta-feira, véspera do aniversário da cidade de São Paulo, a São Paulo Turismo (popularmente conhecida como SPTuris), empresa oficial de turismo e eventos da cidade, realizou a eleição para os cargos de maior destaque na folia do município. Com direito a uma integrante que já estava dentre as selecionadas em 2024 (Bruna Negreska, da Tom Maior, novamente eleita primeira princesa), as demais escolhidas foram Arie Suyane (rainha, da Imperatriz da Pauliceia) e Gabi Evaristo (segunda princesa, do Vai-Vai). O Rei Momo do ano é Sandro Camargo, do Vai-Vai.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Mesmo com um final de tarde e começo da noite caóticos na Grande São Paulo por conta de uma tão tradicional tempestade de verão e com as ainda mais tradicionais enchentes, o CARNAVALESCO esteve presente na ocasião, realizado na Fábrica do Samba Deolinda Madre, e traz todos os detalhes do evento.
Quesito a quesito
Tal qual um desfile de escola de samba, algo tão tradicional para todos os envolvidos no evento, a eleição não se deu por mera casualidade. Todos os candidatos foram avaliados em uma série de temáticas.
Após uma abertura musicalizada e com muita dança dos candidatos, todos sorridentes e interagindo entre si (o que incluiu a corte eleita no último ano), as candidatas participaram do quesito Simpatia e Estética Corporal. Apresentadora da eleição, Patrícia Liberato começou a apresentar, uma por uma, as postulantes. Depois, dois quesitos em que participantes de ambos os sexos mostravam seus talentos: Comunicação e Elegância e Simpatia e Samba no Pé – este último com ritmistas da “Ritmo Puro”, bateria da Mocidade Alegre, que executavam partidos-alto e sambas-rasgados.
Em cada um deles, os participantes eleitos começaram a se destacar. Ariê mostrou muita segurança e contava com uma torcida bastante participativa; Bruna demonstrou personalidade com a experiência adquirida em 2024; Gabi teve entradas triunfais (no quesito Comunicação e Elegância, com uma indumentária afro antes de revelar um vestido preto com detalhes de ancestrais; em Simpatia e Samba no Pé, ela trouxe um figurino cheio de leds) e Sandro cativou a todos com o sorriso e com o bailado.
Aqui, também vale destacar alguns outros participantes: Magali Alves, do Barroca Zona Sul, interagiu com fluidez com o público por ser a musa da Ala Musical da verde e rosa; Juliano Maximiano apostou na defesa dos direitos LGBTQIA+; Valter Gonçalves, da Unidos de São Lucas e Papai Noel profissional, demonstrou muita personalidade ao discursar e vir com uma fantasia preta de Papai Noel; Tati Silva, da Camisa 12, focou em um discurso forte.
Enquanto a decisão não saía, destaques
Ao final de todos os quesitos, os jurados se retiraram para uma área VIP e a organização do evento convocou outros bambas. A Embaixada do Samba Paulistano, representada pela presidente Laura Ísis (popularmente conhecida como Laurinha), apresentou o casal de Cidadão-Samba e Cidadã-Samba de 2025: Jorge Luiz de Oliveira, o Jorginho Saracura, do Vai-Vai; e Vera Lúcia Monteiro da Silva, a Tia Vera, da Prova de Fogo.
Após um show da Embaixada, chegou a vez de parte da corte mirim do carnaval sambar com a Ritmo Puro. Pouco depois, a rainha da corte de 2024, Jennifer Weida do Nascimento, da Mocidade Unida da Mooca, falou sobre a sua trajetória e sobre a importância do cargo que ocupa.
Palavra dos eleitos
Sempre o momento mais aguardado do evento, pouco a pouco era conhecida a nova corte do carnaval paulistano – e todos eles foram ouvidos pela reportagem do CARNAVALESCO. O primeiro a ser anunciando foi o Rei Momo: “É um sentimento muito bom, é muito gostoso estar aqui e sair coroado como o Rei Momo do carnaval 2025. Estive aqui ano passado, tive alguns problemas na comunicação… mas eu me preparei, analisei os pontos altos e os pontos baixos do concurso do ano passado. Eu vim mais preparado, consciente do trabalho que eu tinha que fazer, sempre respeitando os meus amigos que concorreram comigo. Graças a Deus o título veio! Eu estou muito feliz com essa conquista. É uma sensação indescritível, até porque eu me preparei esse ano todo para chegar aqui e conseguir superar o segundo lugar do ano passado. Fui com muita calma, muita perseverança e deu certo. Agora é evento atrás de evento. A responsabilidade é dobrada”, destacou Sandro.
Sobre a disputa em 2024, ele mostra a sabedoria de um Rei Momo: “Quando eu saí daqui em 2024, eu não saí frustrado. Eu saí tirando isso como um ensinamento. Ali eu falei que preciso olhar primeiramente tudo o que aconteceu para que eu possa me preparar e estar aqui novamente. Eu fui analisando tudo. Foi um ano de preparo de samba, de comunicação. Eu já tinha a ideia em fevereiro da roupa que eu iria desfilar, que eu ia fazer a minha passagem para o samba”, revelou.
Depois, a segunda princesa foi revelada. Com uma participativa torcida do Vai-Vai (que também fez festa por Sandro), Gabi declarou: “É uma sensação indescritível! É muito difícil descrever a sensação de estar nesse palco fazendo esse show para a nossa comunidade do samba. Só quem participa e tem a coragem de participar consegue sentir isso. A gente fica feliz porque foi um trabalho muito bem feito. Eu estou muito feliz pelas candidatas, os candidatos são maravilhosos e eu quero aproveitar muito essa corte ao máximo”, pontuou.
Sobre o caminho para a faixa, Gabi destacou a força mental: “É um processo muito longo. Quando você vai se preparar para o concurso, eu falo que esse processo começa na nossa mente. Depois, a gente vai materializando aos poucos. Foi isso que aconteceu comigo. Eu pensei e fui materializando até chegar aos concorrentes nesse palco”, comentou.
A primeira princesa, novamente, é Bruna Negreska – que, ao receber a faixa, comemorou muito com os participantes da corte de 2024: “Estar na corte e representar o carnaval, o sambista, já é um privilégio. Independentemente da posição, porque só nós sabemos como é difícil estar em cima desse palco, encarando os nossos desafios. É o mesmo gostinho do ano passado, com certeza! É um novo ciclo que se inicia, com outra corte, com o Sandro, com a Ariê queridíssima, com a Gabi Evaristo. Vai ser um outro ciclo, são outras pessoas e vai ser uma nova energia nesse novo ciclo”, destacou.
Quando perguntada sobre um momento de destaque no evento, Bruna se soltou: “O pessoal do meu ateliê… eles são bem loucos! Uns seis meses atrás, eles me perguntaram se eu tinha vontade de voltar. Eu falei que eu tinha vontade, até porque o ano passado eu fiquei a apenas um ponto de diferença da rainha. Disse que queria ir de novo e estou aqui, muito feliz, já que continuo primeira princesa da corte de São Paulo”, comemorou.
Por fim, Ariê foi coroada rainha com mais uma torcida bastante participativa e com absoluta admiração e respeito de todos os presentes: “Ser rainha é representar o samba no pé do carnaval paulistano. É um sonho desde criança, eu desfilo há 18 anos sendo que eu tenho 22. É uma trajetória que começou desde pequenininha e é um sonho que está no meu coração desde cedo. Tudo isso é realização do meu sonho. Saber que eu realmente consegui. Sonhei e hoje estou realizando”, disse, com toda a pinta da realez que ocupa.
Ela também aproveitou para destacar todos que torceram por ela na eleição: “Eu tive uma torcida muito forte. A todo momento, a minha torcida fez com que eu me colocasse, pensasse, me desse mais confiança de estar nesse lugar. Não tem um momento específico: em todos os momentos a minha torcida foi necessária para mim, porque foram eles que me impulsionaram a ir além”, destacou.
Veja mais fotos