InícioGrupo EspecialCoreógrafos destacam enredo afro-brasileiro e inovações na Comissão de Frente da Mangueira

Coreógrafos destacam enredo afro-brasileiro e inovações na Comissão de Frente da Mangueira

IMG 8568
Comissão de frente da Mangueira Foto: Carnavalesco

Em entrevista ao CARNAVALESCO, a dupla de coreógrafos Lucas Maciel e Karina Dias falou sobre o trabalho da Comissão de Frente e a relevância de um enredo marcado pela brasilidade e representatividade.

“Este enredo tem um simbolismo muito forte. Acredito que, neste ano em especial, ele é extremamente significativo, tanto para a comunidade quanto para a visibilidade das pessoas afro-brasileiras. O Sidnei [França] acertou em cheio, e estamos empenhados em traduzir essa homenagem e respeito na Comissão de Frente. Essa parceria tem um valor imensurável para nós!”, destacou Lucas.

Karina reforçou o sentimento: “É uma grande responsabilidade representar um enredo que espelha toda uma comunidade e essa nação que é a Mangueira. Apesar do desafio, está sendo uma experiência incrível!”

Os dois também enfatizaram a sinergia com o carnavalesco Sidnei França, que recentemente se mudou de São Paulo para comandar o carnaval da escola. “O Sidnei tem contribuído muito! O enredo que ele propõe traz uma narrativa potente, e a partir dela trocamos ideias, combinamos visões e vamos montando esse quebra-cabeça”, explicou Karina.

Lucas complementou: “O processo é contínuo. Muita gente não imagina, mas o trabalho começa logo após o carnaval anterior, quando já temos um novo enredo em mente. As conversas se iniciam cedo, e tudo vai sendo construído com calma ao longo do ano.”

Snapinst.app 469489789 18468185128035750 1970079296250861425 n 1080
Coreógrafos da comissão de frente da Mangueira Lucas Maciel e Karina Dias Foto: Divulgação / Mangueira

Inovações técnicas e impacto visual

Questionado sobre tendências, Lucas destacou o papel da iluminação cênica, que ganha espaço nas comissões de frente: “Tenho certeza de que a iluminação veio para ficar. Ela agrega ao espetáculo, então não faria sentido abrir mão de um recurso que só traz diferencial!”

Karina citou ainda o uso de tripés como elemento-chave nas apresentações: “As estruturas de tripé e a iluminação dão um peso visual enorme ao espetáculo. Com certeza, serão recursos essenciais na nossa comissão este ano!”

A dupla encerrou reforçando o compromisso de honrar a tradição da Mangueira enquanto incorporam modernidade à celebração. “É sobre unir raízes e futuro, e isso é o que o carnaval faz melhor”, concluiu Lucas.

- ads-

Mesmo brilho no olhar! Viradouro apresenta elenco para 2026 e planeja novas festas para musas e nova rainha de bateria

Durante a apresentação do elenco que vai compor o Carnaval 2026 da Unidos do Viradouro, na noite desta quarta-feira, o locutor Vanderlei Borges anunciou...

Com liberdade para definir enredo da Imperatriz, Leandro Vieira diz: ‘É bom, mas é uma responsabilidade imensa’

Com o telefone fora do gancho, Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, não pretende anunciar o enredo da escola tão cedo. Em entrevista ao...

Identificação total! Celsinho Mody vai para mais um ano no Tatuapé

A Acadêmicos do Tatuapé anunciou oficialmente a renovação de contrato com Celsinho Mody para o Carnaval de 2026. Com o novo acordo, o intérprete...