InícioGrupo EspecialCoreógrafos da Grande Rio enaltecem parceria com Bora e Haddad e comemoram...

Coreógrafos da Grande Rio enaltecem parceria com Bora e Haddad e comemoram trabalho no Carnaval 2025

Hélio e Beth Bejani conversaram com o CARNAVALESCO e fizeram balanço do desfile deste ano

O CARNAVALESCO conversou com os coreógrafos da comissão de frente da Grande Rio, o casal Hélio e Beth Bejani, na dispersão do desfile das campeãs. Os artistas falaram sobre o desenvolvimento do espetáculo e sobre o desempenho da escola, que ficou em segundo lugar em 2025, mas contestou o resultado. O bate-papo se iniciou com um balanço do Carnaval 2025.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

CF granderio25 2
Foto: Dhavid Normando/Divulgação Rio Carnaval

“O barco balançou lindamente na Avenida. Brincadeiras à parte, foi um trabalho muito difícil. A gente veio para inovar na Avenida de novo, desacoplar um carro, coisa que ninguém nunca fez com a comissão de frente. Deu tudo certo, saiu tudo como a gente gostaria”, brincou Hélio, em referência ao tripé que trouxe um barco em movimento pendular e desmontou-se em plena avenida.

“A gente está muito feliz. A gente conquistou o segundo lugar, a gente só pode estar muito feliz. A gente entregou, cada um deu o seu melhor aqui. Isso foi comprovado pelo público, pelos jurados, por todo mundo que aqui assistiu. Entramos hoje aos berros de ‘é campeã’ e a gente só pode dizer que o trabalho foi entregue e a gente está muito feliz pelo resultado do todo”, complementou Beth.

Para além do barco no grandioso tripé, a comissão de frente da Grande Rio encenou, com detalhes, o conto das três princesas turcas que naufragam em um rio paraense e viram entidades encantadas, resumindo o enredo da escola, “Pororocas Parawaras: as Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”.

CF granderio25 1
Foto: Dhavid Normando/Divulgação Rio Carnaval

“A gente estudou a fundo todo esse conto das três princesas. Foi talvez a melhor vez que a gente mostrou o enredo na comissão de frente. Ele estava totalmente ali. Mais do que a onça, mais do que a do Tata Londirá. Foi muita pesquisa, um trabalho de pesquisa muito grande para a gente, depois do que a gente fez ano passado com a Onça, trazer uma fórmula diferenciada. A gente começa com o chão, carro, chão de novo e encerra o trabalho todo no chão. A nossa comissão tem 70% de chão. O desacoplamento é manipulado pelos próprios componentes, que é uma situação de comissões do passado, mais tradicionais. A gente quis juntar a tecnologia, a evolução do que se pode fazer dentro da avenida utilizando a física como esse barco balançando em cima, com a tradição. Esse equilíbrio acabou sendo perfeito para a gente”, explicou Hélio.

“A gente assistiu muita dança de carimbó. No Pará, existem muitos concursos de carimbó. O nosso ensaio técnico foi muito mais calcado nesse carimbó e a gente aqui misturou tambor de mina com o carimbó. O restante (o barco naufragando, as três princesas se encantando nas águas da Amazônia, tudo isso) foi muito pensado em relação a toda a proposta de enredo que o Leo (Leonardo Bora) e o Gabi (Gabriel Haddad) escreveram. A gente foi tentando, quebrando a cabeça, desenvolvendo junto com a equipe de ferragem tudo que a gente conseguia. Algumas coisas deram muito certo, outras nem tanto e a gente foi adaptando e o resultado final foi esse”, detalhou Beth.

beth helio granderio

Beth e Hélio ingressaram na Grande Rio em 2019. Em 2020, a parceria com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, recém-contratados pela Vila Isabel, se consolidou. Desde então, produziram grandes comissões de frente para a escola, com destaque para os desfiles de 2022 (Exú) e 2024 (Onça), em que a dupla recebeu, do CARNAVALESCO, o prêmio Estrela do Carnaval.

“Todos os anos foram muito especiais. A gente chegou na Grande Rio em 2019, com o Renato Lage, e desde 2020 a gente tem essa parceria com o Leo e o Gabriel, que são nossos irmãos. Hoje, a gente é feliz junto, a gente chora junto e é um processo muito prazeroso, o de trabalhar junto com eles. A gente conseguiu formar um time muito unido, com muita sintonia e o resultado é esse que está aqui hoje”, afirmou Beth.

“A gente veio e ofereceu nossa ajuda. O legal foi que eles aceitaram isso. Quando veio o Gabriel e o Leo, a coisa se consolidou. A gente teve uma química muito bacana em questão pessoal, em questão de trabalho. Isso é que deu toda a possibilidade da gente construir esses trabalhos que a gente tem construído”, pontuou Hélio.

Para coroar essa trajetória tão frutífera, a Grande Rio competiu até o final pelo título do Carnaval 2025 e, por uma diferença de um único décimo em relação à vitoriosa Beija-Flor, consagrou-se vice-campeã. Um engano da Liesa na divulgação das notas, no entanto, atribuiu um 10 no lugar de 9,9 para a escola de Caxias no mapa de notas, abrindo margem para o questionamento do resultado. Houve também quem criticasse o julgamento da bateria do mestre Fafá, dito como injusto.

“Doeu muito pelo Fafá, mas a gente ganhou. A gente não perdeu o campeonato, a gente ganhou o segundo lugar. A escola está muito feliz, a escola está desfilando como campeã. No íntimo e no coração de todo mundo, a gente está desfilando com sentimento de campeã. A Beija-Flor fez um grande desfile também, a nossa co-irmã. O Carnaval é isso, competição, tem essas questões”, declarou Beth.

“A bateria não merecia essas notas, mas, eu quero dizer uma coisa muito importante. Nós ganhamos o vice-campeonato. Isso não é perder. A partir do momento em que a gente traz o nosso trabalho e apresenta ele, não temos mais como ter controle nisso. Está na mão dos jurados mesmo e fazer o quê?”, posicionou-se Hélio.

- ads-

Inocentes de Belford Roxo anuncia intérprete Ito Melodia

"Inocentes, escola do meu coração e de vocês também! Segura a marimba, caramba!" Esse é o grito de guerra que a partir de hoje,...

Viradouro segue líder do ranking da Liesa

A Viradouro segue na liderança do ranking da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) após o Carnaval 2025. A Liga leva em consideração...

Capitão Guimarães revela que Manual do Julgador será reformulado: ‘carnaval está deixando de ser prático para ser teórico’

Em participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa),...