InícioGrupo EspecialCoreógrafas da Tijuca festejam renovação e projetam dia especial para o desfile...

Coreógrafas da Tijuca festejam renovação e projetam dia especial para o desfile no Carnaval 2026

O CARNAVALESCO entrevistou, nesta última semana, as coreógrafas da comissão de frente da Unidos da Tijuca Bruna Lopes e Ariadne Lax sobre o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial Carioca para o Carnaval 2026, a ser realizado na noite desta sexta, na Cidade do Samba. A conversa também se debruçou sobre a experiência das artistas da dança no Carnaval 2025, o primeiro de ambas no Grupo Especial.

tijuca dia samba 1

“A adição de mais um dia e, principalmente, o fechamento das notas por dia acrescentaram muito ao nosso Carnaval”, disse Bruna.

“Eu amei os três dias, porém acabou muito cedo. Se tivesse mais uma escola por dia, ia ser perfeito”, pontuou Ariadne.

Em 2025, a Unidos da Tijuca desfilou na segunda-feira com o enredo “Logun-Edé”, sobre o orixá menino que velho respeita.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“A Unidos da Tijuca ter desfilado na segunda-feira foi muito bom. Nós não abrimos o carnaval no domingo, não encerramos na terça, mas ficamos ali, no meio do caminho, na segunda-feira, quando as expectativas estão altas em relação às escolas”, avaliou Bruna.

As coreógrafas, no entanto, rechaçaram a ideia de que, com mais um dia, puderam descansar mais.

“Não tivemos folga no domingo. Trabalhamos bastante, organizamos coisas de logísticas, algumas coisinhas que faltavam no tripé, mas na terça-feira deu para dar uma curtidinha sim, embora exaustas”, afirmou Ariadne.

“A gente só tem folga, a gente só descansa um pouquinho quando passa o nosso desfile. De qualquer forma, ficamos apreensivas enquanto não chega a quarta-feira de cinzas”, complementou Bruna.

Passados fevereiro e março, o foco já é o carnaval seguinte. A prova é que o intervalo de descanso entre o término de uma folia e o começo do planejamento da outra é cada vez menor. É que, este ano, o sorteio da ordem dos desfiles foi antecipado. Realizado tradicionalmente no fim de maio e início de junho, o evento ocorrerá em abril.

“Eu achei maravilhoso. É uma maneira de dizer para todo mundo que o Carnaval não é só feito num curto período e sim no ano inteiro. A gente começa com sorteios das escolas de samba, as colocações, em que dia cada uma vai desfilar. Logo depois, a gente tem o lançamento dos enredos. Nosso trabalho não para”, colocou Bruna.

“É bom porque o lado que for escolhido (Correio ou Balança) influencia em todo o projeto da escola”, dividiu Ariadne.

Apesar de ambas afirmarem não ter nenhuma superstição ou realizar quaisquer rituais na véspera do evento, Bruna Lopes deixou escapar uma atitude incontornável.

“Estarei vestida com as cores da escola, esperando que os astros do carnaval escolham a melhor colocação para o desfile da Unidos da Tijuca”, revelou ela.

Se, pelo que dizem, não compartilhem de costumes exóticos ou crendices do gênero, as mulheres da Tijuca são categóricas ao compartilhar sua preferência de dia e ordem para o desfile da amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel.

“Espero que quem for tirar a bolinha tenha muita sorte, para a Tijuca ter uma boa colocação na ordem dos desfiles. Gostei muito da segunda-feira, eu manteria. Na terça-feira, também seria bem legal. Gostaria de ser a terceira escola porque o público está mais quente, mais caloroso”, disse Ariadne.

“Eu gostaria que a Tijuca desfilasse terça-feira, entre a terceira e a quarta. Seria incrível”, expôs Bruna.

Com experiência no comando cênico de comissões de frente na Série Ouro, Ariadne Lax e Bruna Lopes estrearam no Grupo Especial pela Unidos da Tijuca em 2025. Foi também a primeira vez que trabalharam juntas.

Expoente do teatro musical, Ariadne tem formação em balé clássico e sapateado em Nova Iorque. Participou, como atriz e bailarina, de óperas como “Carmem”, “O Barco das Ilusões” e “João e Maria”. Supervisionava a comissão de frente da Estácio de Sá antes de ser convidada a integrar o time tijucano.

“Sou muito grata ao meu presidente Fernando Horta, que me deu essa oportunidade incrível. A Tijuca foi uma escola cuja comunidade, a direção, nos acolheu muito bem. Estou muito feliz em dar continuidade ao trabalho para o Carnaval 2026 junto com a minha parceira Bruna Lopes”, comemorou Ariadne.

Bruna, por sua vez, é uma veterana do mundo do samba. Tendo iniciado sua trajetória artística aos seis anos na Escola de Danças Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi componente da comissão de frente da Unidos da Tijuca nos desfiles campeões de 2010 (Segredo – e a mirabolante troca de roupa), 2012 (Luiz Gonzaga) e 2014 (Ayrton Senna). Compôs o corpo de julgadores da Liga-RJ nos anos de 2022 e 2023 no quesito Comissão de Frente.

“O ano de 2025 foi muito especial na minha vida, na minha carreira. Representou um sonho concretizado, um sonho que começou em 2010 na própria Tijuca como bailarina do Casal Segredo. Que essa parceria perdure por vários anos”, mentalizou a talentosa artista.

- ads-

Lugar de gente feliz! Dragões da Real comemora 25 anos com Superfeijoada, show de Ferrugem e seis mil pessoas

O Jubileu de Prata é uma data especial para toda e qualquer instituição. Para uma escola de samba, não teria como ser diferente. A...

‘Fechar o carnaval não é só uma posição, é um projeto. E o Salgueiro vem com tudo’, garante presidente André Vaz

O Salgueiro, após sofrer com uma injusta avaliação no Carnaval 2025 e por ter ficado fora do sábado das campeãs, ganhou um novo fôlego...

Beija-Flor repete receita do sucesso no Carnaval 2026: segunda, lado do ‘Balança’ e promessa de enredo impactante

A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, conheceu na noite de sexta-feira o dia e ordem do desfile...