A Unidos de Vila Maria foi, no último domingo, a segunda escola a desfilar pelo Grupo de Acesso I do Carnaval de São Paulo em 2026. Com o enredo “Do chão que alimenta à culinária que encanta: Brasil, um banquete de sabores”, assinado pelo carnavalesco Vinícius Freitas, a Mais Famosa apresentou um conjunto de quesitos uniforme, destacado especialmente pela técnica exemplar e pela facilidade de leitura do enredo. O desfile foi encerrado sem maiores preocupações, após 55 minutos de passagem pela Avenida.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Em um ano no qual várias escolas disputam intensamente as duas vagas na elite, a Vila Maria apresentou um conjunto tão consistente que pressiona as concorrentes a não errarem. Com exceção de alguns poucos apontamentos no quesito Alegorias, todo o desfile foi agradável e dentro do que se espera para o cumprimento do regulamento. Os jurados realizam avaliações ainda mais minuciosas, mas descartar a Mais Famosa como candidata ao acesso antes da apuração é um equívoco. A disputa da Vila vai além: a escola surge como candidata real ao título do Grupo de Acesso I em 2026.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 8
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

COMISSÃO DE FRENTE

Coreografada por Taiana Freitas, a comissão de frente da Vila Maria representou na Avenida “Entre lembranças e memórias: as feiras, uma mistura de cores e sabores”. Sem grandes mistérios, a apresentação foi concebida para ser facilmente compreendida dentro da temática explicitada no próprio título, algo que ficou bastante claro na Avenida.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 10
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

O protagonista era um senhor idoso, um cliente da feira da Vila, que observava as várias frutas ao seu redor, representadas nas roupas das dançarinas, cada uma estampada com um tipo diferente. O personagem interagia com os feirantes, negociando preços para realizar suas compras. Em determinado momento, de um dos tripés em forma de banca de feira surgiu uma criança vestida com uma fantasia que reunia todas as frutas das demais personagens, formando um verdadeiro “tutti-frutti”. A coreografia foi agradável e abriu de maneira acolhedora o desfile da Vila.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Estreando no posto principal do quesito pela Mais Famosa, o casal formado por Kadu e Camila Moreira desfilou com fantasias intituladas “Guaraná: os olhos da vida”. A dupla correspondeu às expectativas da cria que retorna à casa, realizando uma apresentação segura, mesmo com o vento severo que atingia a pista.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 7
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

As obrigatoriedades foram bem executadas, e a porta-bandeira soube ser paciente ao lidar com o pavilhão instável. O quesito tem boas chances de render um resultado positivo no dia da apuração.

ENREDO

“Do chão que alimenta à culinária que encanta: Brasil, um banquete de sabores” celebrou na Avenida a gastronomia como pilar da identidade brasileira. O desfile propôs uma experiência sensorial, unindo aromas, cores e tradições para exaltar a comida não apenas como alimento, mas como ato de resistência, criatividade e gratidão.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 15
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

A proposta da Vila foi exatamente o que se viu na Avenida: um desfile colorido, repleto de frutas, referências à natureza e à vida no campo, com direito a um agradável aroma de café saindo de um bule gigante e, literalmente, um bar encerrando o cortejo. A escola divertiu o público e cumpriu sua missão.

ALEGORIAS

A Vila Maria levou para o desfile um conjunto de três carros alegóricos. São eles: o Abre-alas, “Raízes ancestrais: cio da vida na terra”, o Carro 2, “Da colheita ao cozimento: uma mistura de sabores”, e o Carro 3, ““Um brinde à vida, o banquete da Vila”.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 16
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

O abre-alas representou os alimentos da natureza dos quais os povos originários usufruíam quando o Brasil ainda era conhecido como Pindorama. O segundo carro, que retratou a vida na roça, contou com efeito aromático de café e tinha tudo para ser o grande destaque do quesito, não fosse a força cênica da última alegoria.

O Carro 3 transformou-se literalmente em um bar na Avenida, onde a Velha Guarda brindou durante o desfile. O conjunto alegórico apresentou pequenas falhas de acabamento, especialmente no abre-alas, mas isso não diminuiu o impacto do espetáculo preparado pela Vila Maria.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 2
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

FANTASIAS

Um dos conjuntos de fantasias mais fáceis de se compreender passou pela Avenida com a Mais Famosa. Todas as alas representaram algum tipo de alimento, evoluindo em grau de elaboração conforme o cortejo avançava. Grãos, frutas e hortaliças foram os destaques ligados à terra, mas também estiveram presentes o acarajé na ala das baianas, os doces, o café como bebida e, no encerramento, a cachaça.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 6
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

As vestimentas funcionaram como um verdadeiro “tapete” para a narrativa apresentada pelas alegorias, tornando a experiência do desfile leve e agradável de acompanhar. As fantasias eram bem acabadas e leves, permitindo que os componentes brincassem o Carnaval com liberdade.

HARMONIA

A comunidade abraçou o samba da Vila com determinação. Durante toda a Avenida, os componentes cantaram animadamente, o que permitiu que a bateria executasse alguns apagões. Foi mais um quesito bastante positivo para a escola.

EVOLUÇÃO

A Vila foi tecnicamente irretocável. O cortejo evoluiu de forma tranquila do início ao fim da Avenida, sem pontos preocupantes nos setores observados. Em um quesito que tem sido responsável por grandes perdas de pontos para diversas escolas, apresentar segurança pode ser fundamental para as pretensões da agremiação.

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 5
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

SAMBA-ENREDO

O samba da Vila Maria é assinado por Alemão do Pandeiro, Anderson Magrão, Mazinho Argenta, Renne Campos e Márcio Biju, e na Avenida foi defendido pelo carro de som comandado pelo intérprete Clayton Reis. Não figurava entre as obras mais aclamadas antes do desfile, mas apresenta uma letra funcional e que narra o enredo proposto de forma clara.

Na Avenida, o samba mostrou seu valor. Funcionou perfeitamente dentro do ambiente criado pelo desfile da escola, com a comunidade cantando forte e o carro de som desempenhando papel decisivo. Ao final, a escolha musical se mostrou acertada.

OUTROS DESTAQUES

vilamaria desfile26 woodyhenrique felipearaujo ligasp 3
Foto: Woody Henrique/Felipe Araujo – Liga SP

Agora sob o comando do mestre Marcel Bonfim, promovido do cargo de diretor de bateria, a “Cadência da Vila” fez questão de provar que continua entre as melhores do Carnaval de São Paulo. Solta, confiante e aproveitando bem as oportunidades de bossas oferecidas pelo samba, a bateria agregou ainda mais qualidade ao excelente conjunto apresentado pela Unidos de Vila Maria em 2026.