Grupo Especial
Das 14 escolas do Grupo Especial, foram 11 que lançaram o enredo até a data do sorteio.
A Mancha Verde foi a primeira agremiação do Grupo Especial a lançar enredo e é “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”, e foi divulgado no Dia de São José, conhecido como “pai do terreno”!
O Acadêmicos do Tucuruvi vai falar sobre “Ifá”, que é um oráculo. O enredo contará Ifá não somente como um jogo de adivinhação, mas, também, como uma filosofia e olhar singular para a vida segundo os preceitos e princípios Yorùbá.
O Vai-Vai terá o tema “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”. O enredo celebra os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, exaltando a arte urbana. Será a primeira escola do sábado, dia 10 de fevereiro.
O Acadêmicos do Tatuapé cantará “Mata de São João – Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”. Uma homenagem para a cidade do litoral norte baiano.
O Camisa Verde e Branco abre os desfiles em seu retorno ao Grupo Especial, e seu enredo será: “ADENLA – O Imperador nas terras do Rei”. O enredo tem como personagens principais o orixá Oxossi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador. Como vice-campeã do Acesso I, já está definido que será a primeira escola da sexta-feira, dia 9 de fevereiro.
A Tom Maior vai trazer o enredo “Aiysú, uma história de amor”, enredo indígena na agremiação do Bom Retiro, inclusive o único até o momento. Será uma releitura da história de Orfeu!
O Gaviões da Fiel terá como enredo em 2024 “Vou te levar pro infinito”. A inspiração do enredo veio do samba-enredo marcante de 1995.
A Dragões da Real buscou um enredo afro “África: Uma Constelação de Reis e Rainhas”. A ideia é contar o continente africano de uma forma diferente do que costuma ser visto na avenida, portanto trazer mais o lado dos reinos.
A Mocidade Alegre é a atual campeã e vai ter como enredo “Brasiléia desvairada. A busca de Mário de Andrade por um país”.
A Independente Tricolor vai cantar “Agojie, A Lâmina da liberdade!”. Primeiro exército totalmente feminino que surgiu na África para proteger o reino do Daomé.
A Rosas de Ouro fará uma grande homenagem para um dos maiores polos turísticos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, portanto o enredo será: “Ibira, 70!”
Nas escolas faltantes, Barroca da Zona Sul divulgará enredo no próximo dia 25/06, seguido da Águia de Ouro no dia 01/07, e resta a data da Império de Casa Verde.
Grupo de Acesso I
Todas as oito escolas divulgaram os seus enredos para o carnaval de 2024. Segue a lista:
A Colorado do Brás brigando pelo seu retorno ao Grupo Especial vai trazer o enredo: “Os encantos da raiz do Mandacuru”. O mandacuru é uma cactácea nativa do Brasil, mais precisamente do Nordeste, e tem diversas funções, como fitoterápica.
A Dom Bosco em sua primeira vez no Grupo de Acesso I terá o enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”. Uma aposta de mostrar como seria um Nordeste Independente inspirado na música ‘Nordeste Independente’.
A Nenê de Vila Matilde terá como enredo “Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá”. Uma homenagem à Lia de Itamaracá, compositora e maior cirandeira do Brasil.
A Mocidade Unida da Mooca tem como enredo: “Oyá Helena”. Será sobre Helena Theodoro, nome marcante da literatura afro-brasileira.
A Vila Maria busca a volta ao Grupo Especial com o enredo: “Forjados na luta, guiados na coragem e sincretizados na fé. A Vila canta Ogum”.
A Terceiro Milênio vai cantar: Vovó Cici conta e o Grajaú canta: “O Mito da criação”. Um verdadeiro patrimônio cultural afro brasileiro, Vovó Cici, é a Egbomi do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Salvador. Vasta história.
A Torcida Jovem foi a penúltima escola a lançar seu tema, e aposta em mais um enredo afro: “Raízes afro Mãe, meu Brasil bantu”. A escola divulgou que vai contar a “origem da cultura Afro Brasileiro através dos povos da nação Bantu (Kongo/Angola)”.
A Pérola Negra lançou enredo mais recente, no dia 16 de junho, e vai cantar “Pérola no encanto dos balaios das quebradeiras”. O tema celebra a cultura e a tradição da quebradeira de coco.
Grupo de Acesso II
Das 11 agremiações envolvidas no grupo, boa parte delas já divulgaram seu enredo, foram sete, mais da metade. Veja abaixo.
A Imperatriz da Paulicéia foi a primeira escola a divulgar seu tema para o carnaval de 2024 entre os três grupos, e cantará “Maracatu – Bendito é o seu rito”, com isso trará a forte manifestação cultural de Recife para o Anhembi.
A Amizade da Zona Leste lançou seu enredo e será “Eduardo Basílio. Um Mar de Rosas de Ouro do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”. Ou seja, uma homenagem ao fundador e ex-presidente da Rosas de Ouro, também um dos fundadores da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, e o primeiro presidente da instituição em 1986. Inclusive foi a primeira a lançar samba-enredo para 2024.
A Camisa 12 lançou o enredo: “Meu Black é de Rei, Minha Coroa é de Chico. Chico Rei Entre Nós”. Um personagem lendário na história mineira no século XVIII, sem comprovação da sua existência, mas ele teria sido um rei de uma tribo no reino de Congo e veio para o Brasil através de um navio negreiro.
O Morro da Casa Verde retornou para o Grupo de Acesso II e terá o tema “O canto de Ominirá: Negra é a raiz da liberdade!”. O enredo vai trazer a ancestralidade da mulher negra e suas lutas.
A Unidos de São Miguel vai cantar “Um príncipe negro na corte dos esfarrapados”. No retorno da agremiação da Zona Leste para o Anhembi, vai trazer a história do príncipe negro Cândido da Fonseca Galvão, também conhecido como Dom Obá II D’África!
A Unidos de São Lucas tem enredo para 2024, “O canto das três raças… O grito de alforria do trabalhador”. Também é o retorno da agremiação para o Anhembi.
A Imperador do Ipiranga tem como enredo “Desperte a criança que há dentro de você”. Enredo que será uma viagem ao mundo da imaginação e com isso voltará aos tempos de criança
As escolas que ainda divulgarão seus enredos são: Unidos do Peruche, Uirapuru da Mooca, Primeiro da Cidade Líder e X-9 Paulistana.