De volta à Série Ouro e reforçando seus quesitos para disputar o campeonato na Marquês de Sapucaí, a Unidos do Jacarezinho anuncia a chegada do novo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira: Pedro Andrade e Raquel Silva. A dupla conduzirá o segundo pavilhão da branco e rosa do Jacaré.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

De um lado, Raquel Silva, porta-bandeira com ampla trajetória no samba, com passagens por escolas como Tradição, Império da Uva, Em Cima da Hora e Acadêmicos da Rocinha. Do outro, Pedro Andrade, talento revelado no projeto de casais de mestre-sala e porta-bandeira dos premiados Julinho Nascimento e Matheus Olivério, mestres-salas da Viradouro e Estação Primeira de Mangueira. A chegada do novo casal representa o encontro da experiência e da juventude, da tradição e da renovação, pilares que seguem fortalecendo o elenco da escola rumo ao Carnaval de 2026.
Nascido e criado no Morro da Mangueira, oriundo de uma família envolvida no carnaval, Pedro sempre gostou da folia e de tudo que envolve a cultura negra. Aos 10 anos de idade se apaixonou pela dança de mestre-sala e porta-bandeira, após ver Matheus Olivério e Squel Jorgea bailando pela Estação Primeira de Mangueira. No mesmo período iniciou-se um projeto, existente até hoje, na quadra da escola. E pelas mãos de Matheus Olivério, Pedro vem se lapidando e aprimorando desde então. Participou também de um projeto que existiu chamado: Lavenir, onde teve aulas com Alcione Carvalho e Renan Oliveira. Sua trajetória, apesar de novo, é extremamente iluminada. Pedro tem uma longa jornada pelas escolas mirins, que são as formadoras de grandes sambistas e artistas do carnaval. Deu início na Mangueira do Amanhã e há 6 anos é primeiro mestre-sala da Nova Geração do Estácio, colecionando momentos e prêmios. Hoje, inicia uma nova e desafiadora jornada que é estar nas “escolas mães” defendendo um pavilhão e a arte da dança do mestre-sala.
“Estou extremamente feliz e honrado por poder defender um pavilhão tão importante e histórico como o do Jacarezinho. Me dedicarei para ser iluminado como essa escola é. Avante, Jacarezinho”, avisa o novo segundo mestre-sala que promete continuar trabalhando forte para que esteja cada vez mais preparado para alcançar espaços e abrilhantar a cultura do carnaval.
A trajetória da segunda porta-bandeira, Raquel Silva, se inicia aos 14 anos de idade no Rio Grande do Sul na tradicional escola de samba Bambas da Orgia. Em 2007 integrou o projeto de formação de casais de mestre-sala e porta-bandeira de Mestre Manoel Dionísio, no Rio de Janeiro. Passou pelas escolas: Vila Rica, Unidos das Vargens, Rocinha, Em Cima da Hora e Tradição. Atualmente é também a primeira porta-bandeira do Império da Uva.
“Estou muito feliz pelo convite do presidente e da sua diretoria e emocionada com meu retorno ao palco sagrado e principalmente grata por fazer parte desse momento marcante de muita emoção do retorno da Unidos do Jacarezinho à Marquês de Sapucaí”, declara a segunda porta-bandeira.
A Unidos do Jacarezinho abrirá os desfiles da sexta-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro, com o enredo “O ar que se respira agora agora inspira novos tempos”, uma homenagem ao compositor, cantor e ator Xande de Pilares, filho da comunidade. A dupla já ensaia forte, focada no desempenho máximo.