A Acadêmicos do Cubango divulgou neste domingo, durante a feijoada cubanguense, o enredo “Àyàn, o Espírito dos Tambores” para o carnaval do ano que vem. A temática, desenvolvida pelo carnavalesco André Tabuquine, evoca oa Cubango por meio do som, da energia dos ancestrais e da raiz, como um elo de força, proteção e comunicação dos tambores e dos atabaques com as divindades.
O presidente da Acadêmicos do Cubango, Pablo Coutinho, destaca a força e o “chão” que a Cubango tem como um dos pontos principais para o desfile de 2025.
“A Cubango é muito mais que uma escola: ela representa a vida de muita gente. É muito gratificante ver que o meu trabalho, o trabalho do meu vice-presidente, Anderson Leko e o trabalho do meu presidente de honra, Anderson Pipico, são reconhecidos pela comunidade e estão dando frutos. Uma das maiores provas disso é o nosso enredo, que representa a raiz e a nossa verde e branca. Esse é um passo fundamental para conquistarmos o título em 2025”, pontuou o presidente.
Àyàn, o orixá dos tambores, é conhecido por unir a sonoridade das divindades. O maior símbolo que o representa – o tambor -, serve como uma espécie de “depósito” que guarda os poderes divinos, sendo, também, um veículo que propaga a voz, os sons. O carnavalesco da Acadêmicos do Cubango, André Tabuquine, explica a escolha do enredo e exalta as raizes e as ancestralidades da “Mais Querida de Niterói”.
“A Acadêmicos do Cubango é a comunidade certa para desenvolver este enredo. Àyàn representa a força primordial, o som, a raiz, a consagração. A Cubango tem raízes profundas na africanidade e tudo isso pode ser explicado pela sua fundação. Estou muito feliz com este lançamento e as expectativas para o carnaval 2025 são as melhores. Tenho certeza de que faremos um belíssimo desfile e que brigaremos por essa vaga, rumo à Sapucaí!”, afirmou Tabuquine.