728x90
InícioSérie OuroConheça o enredo da União do Parque Acari para o Carnaval 2025

Conheça o enredo da União do Parque Acari para o Carnaval 2025

A União do Parque Acari anunciou o enredo “Cordas de Prata: o retrato musical do povo”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Guilherme Estevão no Carnaval 2025. O enredo deste ano promete trazer à avenida um personagem íntimo e fundamental da história cultural do país: o violão.

Enredo 2025 Uniao do Parque Acari

Com autoria do carnavalesco Guilherme Estevão, o enredo destaca o violão como a imagem musicada da cultura brasileira. O artista apresenta o instrumento em sua jornada desde uma ferramenta das elites até se tornar o companheiro dos causos populares, o som das romarias, das festas e cantorias, e o protagonista de movimentos culturais que eternizam sentimentos no dedilhar de mestres e poetas.

“A ideia não é apresentar uma simples cronologia do violão. Mas entender de que maneira a colaboração de cada parte do povo foi determinante para fazer do violão um dos nossos instrumentos mais íntimos. Ele está presente na roda dos amigos, nas casas, nas festas e bares, nos ritos religiosos, na literatura e teatro. É algo fortemente inserido no imaginário musical e no cotidiano do brasileiro”, explicou o carnavalesco.

Estevão ressaltou a importância de revelar as formas originais do violão e a contribuição de outras culturas, sua presença em teatros medievais e religiosos, e seu papel na ocupação e colonização do território. O enredo também abordará a construção de uma cultura interiorana, sertaneja e caipira, onde o violão é expoente, como nos cordéis, além das colaborações do povo negro, ciganos, e os movimentos e músicos que carregam o violão como protagonista. Em especial, destacará o elo do violão com o samba, fundamental para unir o morro e o asfalto, o popular e o erudito.

Em 2025, a União do Parque Acari será a segunda agremiação a desfilar no segundo dia dos desfiles, 3 de março, pela Série Ouro da Liga-RJ, na Marquês de Sapucaí.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....