A Flamanguaça definiu o enredo para o Carnaval 2025. A escola está na Série Prata e desfila na Intendente Magalhães. A agremiação levará para Avenida o enredo “Coletivo Gazela Negra – O quilombo contra o racismo”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Amarildo de Mello. Veja abaixo o texto da escola sobre o enredo.
“Atitudes de racismo no esporte são recorrentes e cada vez mais agressivas com os atletas negros, levando a urgente necessidade de discussões para o combate dessas ações nocivas a sociedade.
Tendo como discurso central de nosso enredo o combate ao Racismo e enfretamentos as desigualdades promovidas pela diferença de cor de pele nos esportes, floresce a ideia de nosso enredo. Como ponto de partida e para desenvolvimento do mesmo, Érica Lopes, praticante velocista e uma das principais atletas do Flamengo, conhecida pelo codinome “Gazela Negra”, será o fio condutor dessa história e a grande homenageada.
De grande importância, será o “Coletivo Gazela Negra” fundado pelo Flamengo, o qual leva o codinome de Érica Lopes, que objetiva valorizar e trazer a memória atletas negros de variadas modalidades do Flamengo. Negros que fizeram e escreveram sua história através do clube rubro-negro. Mostrando a importância da raça negra, seus feitos, suas vitorias e conquistas no esporte, que tanto nos orgulha e nos traz felicidades.
Nosso desfile será uma ode aos atletas de pele preta e ao mesmo tempo uma exemplificação de lutas, vonquistas e de enfretamento a uma das maiores sequelas sociais de nossos tempos – O PRECONCEITO RACIAL – que persiste em criar processos de desigualdades, alijando e minorizando o povo de pele preta, em seus feitos, suas realizações e conquistas.
Na luta contra o racismo! Nosso quilombo de estrelas reluz e brilhará em nosso desfile… Gazela Negra, Jarbas Flecha Negra, Domingos da Guia, Fio Maravilha, Adílio, Andrade, Diamante Negro, Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Izaquias Queiroz, Rafaela Silva, Vini Jr…
Basta!!! No Olimpo Rubro-Negro – Contra o Racismo, a luta não vai parar!”