Há um clima novo no ar de Oswaldo Cruz e Madureira. Carregada no dendê e na leveza, a Portela vive um novo momento nos preparativos para o Carnaval 2026. No último domingo, mesmo debaixo de chuva, a comunidade portelense compareceu em peso ao ensaio, com canto afiado e muita energia. Além disso, as refeições para componentes nos ensaios durante a semana e os planos de saúde para a Velha Guarda são novidades que trazem frescor para a escola. Em conversa com o CARNAVALESCO, os segmentos falam sobre as diferenças em comparação ao último carnaval, o ritmo de trabalho e a união como pilares do novo momento da comunidade.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
O diretor de harmonia, Julinho Fonseca, comenta sobre a diferença no espírito da comunidade para o Carnaval 2026, em contraste com o último ano.

“Sinto a comunidade feliz, cantando… Hoje, no primeiro ensaio do ano, debaixo de chuva para lavar mesmo a nossa alma, e a gente poder seguir 2026 firmes e unidos. A escola está muito unida, e era isso que estava faltando. E podem apostar: é uma Portela modificada, feliz e contente com o que está fazendo”, afirmou.
Para o intérprete Zé Paulo Sierra, as decisões da nova diretoria e o foco no trabalho demonstram a garra da escola.
“Acho que o Junior tem tomado decisões muito certas, hoje foi uma delas. A gente não pode cancelar o ensaio. É claro que a gente preza sempre pela integridade do nosso componente, né? Ontem a gente teve feijoada lotada, hoje a gente está aqui na rua, quarta-feira tem ensaio novamente… a gente não para”, afirmou o cantor.

Segundo o mestre Vitinho, a união da escola em prol da vitória já é marca do Carnaval 2026.
“Nós somos realmente uma família reunida. Então é muito bacana estar vivendo esse momento aqui dentro, em que a escola agora está com vontade de vencer. Sempre o presidente está unindo os segmentos, está levando a gente ao barracão. Ouve todos os segmentos, o que pode melhorar, o que seria legal para a escola, pede ideias. Isso é muito bacana, porque é um grupo, uma família pensando junto para chegar e vencer juntos”, disse.









