Ainda sem previsão de retorno às atividades na quadra e com a Cidade do Samba interditada, os Acadêmicos do Salgueiro continuam usando suas redes sociais para manter o público que torce pela escola e é apaixonado por samba, motivado e conectado com o universo do Carnaval. Lançado no mês de março, o concurso cultural “ De Poeta, Carnavalesco e Louco…todo mundo tem um pouco”, teve suas inscrições encerradas na última semana com um total de 19 postulantes ao cargo de “estagiário” no barracão. Com tradição em revelar talentos dentro do Carnaval, a agremiação viu no concurso, uma forma de mostrar o talento de pessoas que sonham em participar do processo criativo da folia, conforme comenta Alexandre Couto, Diretor de Carnaval da escola.
“Para quem respira o Carnaval, esse tempo todo parado é um verdadeiro sofrimento, não somente porque é o nosso trabalho e dependemos dele para o nosso sustento, mas também porque ver nascer um projeto e trabalhar na construção dele diariamente até o dia do desfile é algo realmente mágico. A ideia do concurso é justamente para fomentar essa veia artística, às vezes escondida pela falta de oportunidade de quem compartilha este sonho de participar da construção do espetáculo. Quem sabe não iremos revelar um profissional para o Carnaval, seja na parte artística ou operacional?”, diz o diretor.
No concurso, elaborado apenas para amadores, os participantes elegeram um entre os temas propostos para desenvolvimento artístico e, cinco desses trabalhos serão selecionados para a grande final onde será conhecido o novo “estagiário” do barracão. A escola anunciará em maio, os projetos que avançam para a etapa decisiva da competição, cuja banca examinadora é formada por profissionais da escola e do Carnaval em geral. Através das redes sociais, os torcedores da escola poderão conhecer os trabalhos dos finalistas e votar em seu projeto favorito. Dos 19 concorrentes, apenas 05 passarão à etapa final e, entre os “quesitos” avaliados estão criatividade, alegoria, conjunto do projeto e desenvolvimento do tema.
“Recebemos projetos muito bons e temos certeza de que a decisão vai ser bastante difícil. O que mais nos deixa felizes é que a gente pode perceber o capricho, o empenho de cada um dos concorrentes em apresentar o seu melhor”, comenta Alexandre Couto, quem vai supervisionar o trabalho do novo estagiário quando houver possibilidade de atividades no barracão. “ Até mesmo para ser carnavalesco, não basta apenas desenhar bem e ter criatividade. Nosso carnavalesco Alex de Souza é um exemplo disto, ele está todo o tempo atento, sabe como funciona a rotina, o melhor material a usar, as soluções que podemos dar e é importante que este novo profissional, que já tem o talento para o desenho, também tenha o conhecimento do dia a dia do barracão. Estaremos aqui para ajudá-lo na construção deste sonho”, finaliza Alexandre.
Os 19 inscritos no concurso são:
1 – Anderson Evaristo
2 – Ariel Portes
3 – Artur Paschoa
4 – Átalo Sirius
5 – Caio Santos Monteiro
6 – Davi Pereira
7 – Evander Telles
8 – Fabrizio Souza
9 – Fernando Nilson
10 – Lucas Abelha
11 – Lucas Belo
12 – Lucas Tadeu
13 – Luiz Octavio
14 – Marcus Vinicius Godoy
15 – Mauricio Coelho
16 – Mauricio Lanner
17 – Pedro Henrique Ribeiro
18 – Ricardo Souza
19 – Vanderson Cesar