Na manhã desta terça-feira, a escritora Conceição Evaristo esteve na quadra do Império Serrano, em Madureira, para conhecer os desenhos das fantasias do enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, que será apresentado no Carnaval 2026, na Série Ouro. A homenagem à autora está sendo desenvolvida pelo carnavalesco Renato Esteves, que emocionou Conceição com a abordagem sensível e profunda de sua obra literária. Durante o encontro, a escritora fez questão de enaltecer o trabalho do artista e deixou um recado especial aos jurados do carnaval:

renato conceicao
Foto: João Santos/Divulgação Império Serrano

“Eles (jurados) que se preparem. Se preparem para ler, para perceber, para aprender o sentido do enredo do Império Serrano, porque está sendo um trabalho maravilhoso do Renato, de uma sensibilidade muito grande. Olha, ele pode se tornar um professor profissional, inclusive para professores de literatura”, disse.

Conceição também agradeceu à escola pelo carinho e à equipe artística pela forma com que sua obra foi transposta em fantasias:

“Só quero agradecer ao Império Serrano e ao Renato por ter reescrito toda a minha obra com competência e sensibilidade. Os jurados não terão um trabalho fácil. Certamente será um desfile emocionante”, completou Conceição Evaristo.

O enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu” parte do universo da personagem criada por Renato Esteves, que mistura a vida e a obra da escritora mineira. A agremiação se prepara para desfilar como a quarta escola de sábado, 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.