InícioGrupo EspecialComunidade engajada! Tuiuti canta com força, vontade e pisa firme na rua...

Comunidade engajada! Tuiuti canta com força, vontade e pisa firme na rua em ensaio

Com o canto forte e a sua comunidade bem engajada, o Paraíso do Tuiuti realizou na última segunda-feira mais um ensaio de rua por São Cristóvão em busca do aperfeiçoamento para o próximo carnaval

O Quilombo do Samba teve seu chão como grande destaque da noite da última segunda-feira, impactando pela potência do canto de deus componentes ao longo da apresentação pelas ruas de São Cristóvão, o Tuiuti fez mais um potente ensaio de rua rumo ao Carnaval 2025. A agremiação passou bem animada com a guia de seu intérprete Pixulé. A escola será a segunda a desfilar na terceira noite de desfiles do Grupo Especial, levando para a Sapucaí o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?” do carnavalesco Jack Vasconcelos.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“O ensaio vem mantendo uma toada muito boa de crescimento, de amadurecimento. A escola está dando a resposta de que a gente precisa, de que a gente está cobrando, ou seja, o canto está funcionando muito bem, a bateria funcionando muito bem, o conjunto, bateria, carro de som, funcionando muito bem. Assim, é óbvio que nunca está preparado para o desfile oficial, mas a gente está bem próximo disso”, afirmou Rodrigo Soares, um dos diretores de carnaval da agremiação.

“Venho falando sempre sobre os nossos ensaios aqui no Campo de São Cristóvão, onde vai se aperfeiçoando, melhorando muito mais. Hoje tivemos um canto muito mais forte de todos os outros ensaios, estamos nos preparando com mais força para o dia 21, para que possamos entrar na Marquês de Sapucaí e abrilhantar aquela noite, para aí, no dia 4, também fazer história”, afirmou André Gonçalves, outro dos diretores de carnaval da escola.

Comissão de frente

tuiuti rua1002 6

A apresentação dos integrantes da comissão de frente, comandada por Cláudia Mota e Edifranc Alves, trouxe mais uma vez detalhes da coreografia apresentada no minidesfile, porém, agora se preocupando em mostrar algo para o público presente pelas ruas do bairro do Tuiuti. Com seus integrantes divididos entre Xicas e inquisidores, a coreografia, já conhecida, demonstra as Xicas resistindo a todo tipo de preconceito ao longo dos anos na figura dos homens que possuem o poder. A comissão, teve senão todos, quase todos os integrantes participando da apresentação, feita para o público presente e bem empolgado, onde os passos iniciam recebendo uma entidade ou orixá, passando pelas incorporações de Xica, e encerrando mostrando como a história veio preservando este legado apesar das perseguições.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

tuiuti rua1002 3

Raphael e Dandara, mais uma vez, atravessaram a rua com muita elegância e suavidade, durante este treino do Tuiuti. Raphael dançou bem com sua porta-bandeira, demonstrando nos movimentos muita segurança e agilidade nos giros e nos outros passos que a dança carrega, em especial na apresentação para dos módulos do júri deste quesito. A porta-bandeira da agremiação demonstrou muita segurança em seus passos, como giros e idas e vindas para ocupar bem o espaço de apresentação do casal durante a apresentação no espaço relativo à cabine dos jurados. A dupla estava bem sincronizada com passos tradicionais e interpretativos da letra do samba.

Harmonia

O Quilombo do Samba entoou a plenos pulmões, explodindo em alguns momentos, o samba para o próximo carnaval. De forma total, o hino da escola para 2025 ecoou por São Cristóvão com os componentes sustentando durante todo o treino nas ruas do bairro Imperial, e defendendo musicalmente a obra e sua mensagem de tolerância e respeito às pessoas trans. O carro de som comandado por Pixulé, em mais um início de semana, foi primordial para auxiliar a comunidade a cantar, em especial nos dois paradões que a escola realizou, literalmente em sequência, um com o outro, incentivando os integrantes, mais uma vez, a cantar o samba.

tuiuti rua1002 5

“Hoje foi um ensaio maravilhoso, a comunidade toda cantando, calando a boca de muita gente, de que a escola não canta. Hoje provou que a escola toda está cantando o samba, e não só a escola, mas todo o público presente está com samba na ponta da língua. E o ensaio foi maravilhoso, o encaixe com o carro de som e bateria foi perfeito. Se o desfile for amanhã, estamos prontos”, afirmou Pixulé ao CARNAVALESCO.

Evolução

tuiuti rua1002 1

O Tuiuti teve uma evolução bem tranquila ao longo da pista. Os componentes estiveram bem soltos ao longo da apresentação na rua, empolgados e cantando, evoluindo sem deixar de lado a organização das alas, utilizando de leques e bandeiras, além de algumas alas que já vinham com alguns objetos específicos nas mãos. Esta funcionou bem mais uma vez para evitar o entroncamento dos integrantes de cada parte da escola do morro do Tuiuti. A evolução também fluiu bem com as alas coreografadas que vieram dentro do ritmo do dia no treino da agremiação demonstrando confiança nas performances apresentadas.

Samba-Enredo

tuiuti rua1002 2

A obra, composta por Cláudio Russo e Gustavo Clarão, demonstrou mais uma vez seu potencial com a comunidade cantando. Não houve erros aparentes dentro do cantar da letra do samba, marcando muito alguns trechos mais fortes durante o ensaio como o “Eu, travesti / Estou no cruzo da esquina / Pra enfrentar a chacina / Que assim se faça”, onde a escola cantava com mais força reforçando a importância do hino de 2025 para o desfile como um todo.

Outros destaques

tuiuti rua1002 4

A bateria “Super Som” do Paraíso do Tuiut, comandada por mestre Marcão, foi um dos destaques, tendo seus dois paredões como um dos momentos mais fortes do ensaio, deixando o povo cantar. A rainha Mayara Lima esbanjou presença e simpatia, além do samba do pé,

- ads-

Série Barracões SP: Torcida Jovem se inspira em São Luís e mira título do Grupo de Acesso II

A meta da Torcida Jovem é, claramente e explicitamente, retornar ao Grupo de Acesso I já em 2026. Para conseguir tal objetivo, a escola...

Mirandela vira terreiro de Laíla! Casal e canto forte se destacam em ensaio de rua da Beija-Flor

Por Marielli Patrocínio e Marcos Marinho Era fim de noite na Avenida Mirandela, a principal rua de Nilópolis, quando começava a ansiedade do público pelo...

Comissão de Frente brilha com energia dos Orixás e UPM exalta resistência quilombola no ensaio em Nilópolis

Por Marcos Marinho e Marielli Patrocínio A Unidos de Padre Miguel levou ao "Encontro de Quilombos", promovido pela coirmã Beija-Flor, em Nilópolis, no último sábado,...