A Unidos de Padre Miguel realizou na noite da última sexta-feira, mais um ensaio de rua em preparação para o desfile do ano que vem, o primeiro a ser realizado no Ponto Chic, em Padre Miguel. O grande destaque durante a apresentação foi o canto dos componentes, bem consistente e forte, sem decair em nenhum momento. O Boi Vermelho vai levar à avenida em 2025 a história de Iyá Nassô e da Casa Branca do Engenho Velho, com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, sob a batuta dos carnavalescos Lucas Milato e Alexandre Louzada, e vai abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
A diretora de carnaval da Unidos de Padre Miguel, Lara Mara, conversou com o CARNAVALESCO ao fim do ensaio, elogiou a apresentação e destacou o canto do povo da Vila Vintém.
“Estou muito feliz, é a resposta que eu queria, porque o Ponto Chic tem uma energia diferente. Eu queria essa resposta do povo de Padre Miguel e esse é o caminho que a gente quer trilhar. O bairro aceitou o samba e toda a minha equipe está muito feliz. Destaco o canto e ver as pessoas felizes, inclusive, de fora do ensaio, também cantando, acho que é uma boa resposta. O que pode melhorar é a questão de ajuste de tempo, mas acho que a gente vai conseguir acertar melhor as coisas no ensaio técnico, porque na Sapucaí é diferente. Foi maravilhoso hoje. É muito legal a gente ouvir as pessoas que gostaram da nossa apresentação, além de tudo, representantes de outras coirmãs também parabenizaram a gente, estão felizes com a gente no grupo. Isso é muito gratificante e dá um gás também a mais para o trabalho”.
Unidos de Padre Miguel 2025: ouça a versão oficial do samba-enredo
Comissão de Frente
A comissão de frente, comandada por Sérgio Lobato, fez uma coreografia forte e bem descritiva em relação a letra do samba, com uma integrante principal representando Iyá Nassô como centro da dança. No momento do refrão do meio, também houve uma parte da coreografia em que um dos dançarinos foi erguido como Xangô.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira estavam bem entrosados, apresentando uma boa sincronia durante o ensaio da UPM. O casal apresentou uma dança tradicional, bem executada, com a adição de algumas pequenas coreografias e gestos com referências à letra do samba-enredo, como durante a saudação a Xangô, batendo a cabeça e no refrão principal da obra.
Harmonia
As alas da Unidos cantaram bem forte o samba durante todo o ensaio. Destaque para os momentos dos refrões da obra e de frases fortes, como “toca o adarrum que meu orixá responde”, onde todas vozes subiam ainda mais. Canto bem consistente durante todo o tempo em que o treino ocorreu no Ponto Chic. O carro de som, comandado por Bruno Ribas, também seguiu muito bem durante a apresentação da escola.
Evolução
Com uma performance bem consistente e bastante organizada, o Boi Vermelho passou bem no Ponto Chic, com uma forma forte de ensaiar dos componentes. As alas estavam bem divididas, só em alguns pontos que se aproximavam mais, porém não chegaram a embolar. Muitas tinham componentes bem animados, sambando e brincando durante o ensaio, além de algumas alas coreografadas, dentre elas, algumas com bastões de mão.
Samba-enredo
A obra da escola de Padre Miguel, uma das melhores do ano, rendeu muito bem neste ensaio, com um trabalho harmonioso entre o carro de som e a bateria para manter o hino para cima. Bruno Ribas conduziu muito bem mostrando que tem o samba nas mãos e está bem a vontade e ajudando a escola a cantar, assim como toda ótima equipe do carro de som.
Outros destaques
A rainha Dedê Marinho desfilou à frente da bateria com um figurino trançado e mostrou o samba no pé, já esperado, enquanto a bateria “Guerreiros” seguiu muito bem durante o ensaio deixando alguns momentos de paradinhas e apagões para ressaltar o canto da comunidade. O carnavalesco Lucas Milato esteve presente e acompanhou todo o ensaio. A escola também contagiou o público presente no ensaio, que cantou com a agremiação conforme ela passava pelo Ponto Chic.
Galeria de fotos: apresentação da Unidos de Padre Miguel na Cidade do Samba para o Carnaval 2025