A Unidos de Vila Isabel retomou a tradição de grandes disputas de samba-enredo e coroou a parceria de André Diniz, Evandro Bocão e Arlindinho como vencedora da safra para o Carnaval 2026. Em uma final que emocionou o “Povo do Samba”, a escola de Noel e Martinho anunciou, em vídeo feito pelo patrono Capitão Guimarães, a vitória por aclamação, sem a necessidade de apresentação das parcerias concorrentes. O enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, assinado pelo enredista Vinicius Natal e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, ganhou um hino, aclamado antes mesmo que a disputa chegasse ao fim.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

compositorvila3
Foto: S1 Comunicação/Divulgação Vila Isabel

Mais do que a consagração de uma parceria histórica, o concurso da Vila neste ano chamou atenção pela organização e pela decisão da diretoria de premiar também o segundo e o terceiro colocados. O gesto foi entendido como reconhecimento ao trabalho coletivo dos compositores da escola.

LEIA MAIS
* Vídeos: momentos do anúncio do samba campeão da Vila Isabel para o Carnaval 2026
* Sabrina Sato celebra 15 anos à frente da bateria da Vila Isabel e carinho com a família de mestre Macaco Branco
* Luiz Guimarães emocionado sobre a obra da Vila Isabel para 2026: ‘Há muito tempo não sentia um samba tocar a minha alma’
* Fábio Costa celebra a criação do show da final e destaca a força da comunidade da Vila Isabel
* Galeria de fotos: final de samba da Vila Isabel para o Carnaval 2026
* André Diniz celebra 20ª vitória na Vila Isabel e defende valorização do compositor: ‘Chegou a hora do compositor voltar a ser compositor’

Reconhecimento dos concorrentes

Entre os que exaltaram o resultado, o compositor Daniel Baga, da parceria de Moacyr Luz, destacou o caráter democrático do processo e a força do campeão. “Hoje é um dia de festa, é um dia de Vila. A disputa foi absolutamente justa. O nosso samba era bonito, mas esse que venceu está sendo cantado pelo Morro dos Macacos. E isso é o que interessa. Ganhou um samba que o povo cantou”, declarou o compositor.

compositorvila
Compositor Daniel Baga

Já Danilo Garcia, da parceria de PC Feital, reforçou a inspiração de André Diniz e a seriedade da condução da disputa: “É um samba belíssimo. Mais uma vez, inspirado. Caiu nas graças da comunidade e era o resultado que tinha que ser. A escola está se reencontrando com suas origens afro e isso é muito bonito. A Vila tem tudo para ser favoritíssima ao título”.

Valorização da obra

A Vila decidiu oferecer premiação também ao segundo e terceiro colocados, reconhecendo a excelente safra apresentada pelos compositores, que resultou em uma das melhores disputas da temporada do Carnaval 2026.

André Diniz, unanimidade na Vila Isabel

A vitória confirma mais um capítulo da trajetória de André Diniz como o maior vencedor da história recente da Vila Isabel. São 20 vitórias em disputas de samba na escola. Em meio às comemorações, o que chamou atenção foi a reverência dos próprios adversários à sua obra, uma unanimidade rara no mundo competitivo dos concursos de samba-enredo.

compositorvila2
Compositor Danilo Garcia

Com um enredo que dialoga com as raízes afro-brasileiras e uma safra celebrada por sua qualidade, a Vila Isabel dá o tom da disputa do próximo carnaval. Como resumiu Danilo Garcia, “a obra vencedora tem tudo para figurar entre os grandes sambas do ano”.