InícioSérie OuroComponentes revelam emoção de ver a União de Maricá ganhando força no...

Componentes revelam emoção de ver a União de Maricá ganhando força no cenário do carnaval carioca

As ruas foram tomadas na última sexta-feira pelos integrantes da União de Maricá para mais um ensaio de rua, preparando-se para o grande desfile. A escola será a sexta a pisar na Marquês de Sapucaí na disputa da Série Ouro, divisão de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro. A energia e empolgação do ensaio reuniu intérpretes, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, além da bateria “Maricadência”.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

compoennte marica ensaiorua 6
Foto: Divulgação/União de Maricá

Com uma grande estrutura, a agremiação levará 1.600 componentes divididos em 18 alas e três carros alegóricos para brilhar na passarela do samba. O samba-enredo deste ano, cantado pelos intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, é uma homenagem à mãe de santo Cacilda de Assis e ao exu festeiro e musical da umbanda carioca, Seu 7 da Lira, figura icônica das décadas de 1970 e 1980. Nas redes sociais, um vídeo publicado pelo CARNAVALESCO mostrou o entusiasmo dos integrantes cantando o samba com garra e emoção.

Resposta da comunidade

A reportagem conversou com alguns integrantes da comunidade sobre a emoção de ver a União de Maricá ganhando força no cenário do carnaval carioca. Elizabeth Santos Pimentel, de 58 anos, costureira e manicure, Suellen Pimentel, de 39 anos, técnica de enfermagem, e Maria das Graças, de 60 anos, costureira, falaram sobre a felicidade de representar a cidade na avenida.

As três moram em Maricá há diferentes períodos: Elizabeth há doze anos, Ellen há dez, e Maria das Graças há quase quatorze. Quando perguntadas sobre como é ter a escola de samba de Maricá representando-as no Sambódromo, Elizabeth expressou que estão lutando para ir com o Grupo Especial.

compoennte marica ensaiorua 3
Elizabeth Santos Pimentel, de 58 anos, costureira e manicure, Suellen Pimentel, de 39 anos, técnica de enfermagem, e Maria das Graças, de 60 anos

“Estamos lutando para chegar ao Grupo Especial. Para nós, isso é um sonho se tornando realidade. É maravilhoso ver a nossa escola crescer e saber que fazemos parte disso”, disse Elizabeth.

Ellen destacou: “O carnaval sempre fez parte da minha vida, mas agora, desfilar pela União de Maricá, que representa a nossa cidade, é uma experiência ainda mais especial”.

Maria das Graças complementou: “É uma emoção indescritível. Estar na Sapucaí pela primeira vez, com minha comunidade, é algo que jamais esquecerei”.

Sobre o carnaval, Elizabeth e Maria das Graças estão desfilando pela primeira vez em uma escola de samba, enquanto Ellen já teve essa experiência em outra escola. Quando questionadas sobre o que esperam do desfile, Elizabeth mencionou a emoção e a energia do evento, e todas concordaram que desejam ser campeãs no grupo especial, “se Deus quiser”.

compoennte marica ensaiorua 5
Foto: Divulgação/União de Maricá

“Queremos ser campeãs! Vamos entrar na avenida com garra e dar o nosso melhor para levar o título”, afirmou Elizabeth, enquanto Ellen e Maria das Graças concordaram.

Outra integrante que expressou sua emoção foi Miriam Passos, de 57 anos, diarista e moradora do Parque Nanci. Miriam desfila pela União de Maricá desde sua fundação e acompanha o crescimento da escola de perto. “Ver a nossa escola na Sapucaí é uma conquista enorme. Meu sonho é vê-la disputando de igual para igual no Grupo Especial”, declarou.

compoennte marica ensaiorua 1
Miriam Passos, de 57 anos, diarista e moradora do Parque Nanci

Para ela, acompanhar o crescimento da escola e vê-la na Sapucaí é emocionante. O sonho de Miriam, assim como o de muitos componentes, é ver a União de Maricá brigando de igual para igual no Grupo Especial. Com esperança e orgulho, ela acredita que, em alguns anos, a escola poderá estar no mesmo patamar das grandes agremiações de Niterói, São Gonçalo e do Rio, que não apenas brilham no carnaval, mas também têm um forte impacto social na comunidade.

“Se continuarmos crescendo dessa forma, em alguns anos, poderemos estar no mesmo patamar das grandes escolas de Niterói, São Gonçalo e Rio. Essas escolas têm um impacto social forte, e acredito que a União de Maricá também pode alcançar esse nível”.

Simone de São Lucas, de 52 anos, também compartilhou seu entusiasmo. Desempregada no momento, Simone vive em Maricá há sete anos e, após insistência da irmã, decidiu desfilar pela primeira vez. “Sempre gostei do carnaval, mas nunca pensei em participar. Minha irmã me convenceu e agora estou ansiosa para essa experiência!”.

compoennte marica ensaiorua 2
Simone de São Lucas, de 52 anos, também compartilhou seu entusiasmo

Ela contou que a sua irmã é apaixonada pela bateria da escola, e esse foi o principal motivo de desfilar. Para Simone, estar no desfile é uma forma de celebrar o crescimento da cidade e da agremiação, que agora briga por um lugar no Grupo Especial. Para ela, ver a União de Maricá ganhando força e reconhecimento no carnaval é motivo de grande orgulho e uma bênção para todos os moradores.

“A nossa cidade está cada vez mais forte no cenário do carnaval, e estar na Sapucaí é uma grande conquista. Ver a bandeira da União tremulando ali é emocionante”, afirmou.

compoennte marica ensaiorua 4

Com uma comunidade vibrante e determinada, a União de Maricá segue sua preparação para mostrar na avenida que merece sim seu espaço no Grupo Especial. Com um enredo marcante, uma equipe dedicada e componentes cheios de paixão, a escola prometeu um desfile inesquecível.

Para alcançar a melhor performance possível, a escola ainda realizará quatro ensaios antes do desfile principal: três deles ocorrerão em Maricá nos dias 7, 14 e 21 de fevereiro, enquanto o ensaio técnico na Sapucaí será no dia 9 de fevereiro. A expectativa dos componentes é alta, e a preparação segue intensa.

- ads-

Série Barracões SP: Brinco da Marquesa volta organizada e ‘com sangue no olho’ para o Grupo de Acesso II

Os últimos anos foram agitadíssimos para o Brinco da Marquesa. Em 2023, a escola foi rebaixada do Grupo de Acesso II e, no mês...

Entre troféus, bandeiras e saudade, família de Laíla abre as portas de sua casa e emociona ao relembrar a vida e o legado...

O tempo passa, mas a ausência de Laíla ainda é sentida por todos que admiravam seu trabalho. O lendário diretor de carnaval foi o...

Na contagem regressiva para o Carnaval, Rio Praia Camarote promove ‘Esquenta’ no domingo

Já é carnaval na Cidade Maravilhosa e o Rio Praia Camarote entra no clima da folia realizando mais uma edição do “Esquenta rio Praia”,...