A Estação Primeira de Mangueira segue firme na construção do seu enredo para o Carnaval de 2026 e, na última semana, uma comitiva da escola desembarcou no município de Oiapoque, no Amapá, em mais uma etapa do processo de imersão cultural e pesquisa de campo. Em 2026, a Mangueira vai levar para a Marquês de Sapucaí o enredo: “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que mergulha na história afro-indígena do extremo Norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca. O enredo dá início ao triênio do centenário da agremiação.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

comitivamangueira
Foto: Divulgação/Mangueira

Durante a visita, os representantes da verde e rosa prestigiaram a reinauguração do Museu Kuahí, importante espaço de memória e preservação dedicado aos povos indígenas da região. O museu é um símbolo da resistência cultural dos povos originários do Oiapoque, onde rituais como o turé seguem sendo expressões vivas das tradições espirituais e coletivas.

O compromisso com o aprofundamento das referências do enredo reafirma a intenção da Mangueira em promover uma grande celebração a Mestre Sacaca, figura lendária da cultura popular amazônica, e às tradições afro-indígenas do norte do país. A escola prepara uma homenagem que atravessa saberes ancestrais, curas da floresta e conexões entre a ciência popular e a espiritualidade da Amazônia.

A viagem ao Amapá marca mais um passo da Mangueira na jornada de construção de um desfile que promete emocionar a Marquês de Sapucaí com potência, respeito e representatividade.