mangueira ensaiotecnico 2019 56mangueira ensaiotecnico 2019 4Sem sofrer com a forte chuva que caiu durante a noite deste domingo, no Rio de Janeiro, a Estação Primeira de Mangueira teve em sua comissão de frente e na interação do samba com o público presente nas arquibancadas da Marquês de Sapucaí os pontos altos do ensaio da Verde e Rosa. Aclamado como um dos melhores do carnaval, o samba da Mangueira parece que pegou para os foliões que marcaram presença no Sambódromo e que também aplaudiram bastante a comissão de frente, coreografada pelo casal Priscila e Rodrigo Negri.

“Fizemos um ensaio com algumas situações que sabemos que precisamos acertar. O ensaio técnico é pra isso, para observar erros e melhorar até o desfile. Me deixou muito emocionado o povo nas arquibancadas cantando o samba da Mangueira”, disse o ex-presidente e membro da comissão de carnaval, Álvaro Luiz Caetano, o Alvinho.

Comissão de frente

mangueira ensaiotecnico 2019 22Os comandados por Priscila e Rodrigo levantaram as arquibancadas da Sapucaí. Com 18 componentes, número acima do permitido no julgamento oficial, o segmento apresentou uma coreografia casada com a letra do samba mangueirense e foi motivo de muitos aplausos do público presente. Destaque para o mosaico dupla face que era aberto próximo ao fim da apresentação, ostentando o título do enredo e o trecho mais popular do samba (Brasil chegou a ver… De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês) e o pavilhão da Maior Escola de Samba do Planeta.

Harmonia

mangueira ensaiotecnico 2019 108Mesmo com o clamor do público presente à obra, que tem forte viés crítico à história e à política nacional, faltou em alguns momentos da apresentação da Verde e Rosa o canto contínuo e forte de algumas alas da agremiação. Integrantes de alas comerciais passaram boa parte do ensaio sem entoar o hino da escola, o que numa avaliação de desfile oficial pode acarretar perda de décimos importantes. Em compensação, era nítida a diferença de canto quando as alas da comunidade mangueirense passavam pela pista. Canto forte e de toda a letra da obra.

Mestre-sala e Porta-bandeira

mangueira ensaiotecnico 2019 14Pegando uma pista completamente encharcada após a chuva forte que caiu durante o ensaio da São Clemente, o casal Matheus e Squel fez uma apresentação segura na Marquês de Sapucaí. Vestida nas cores da agremiação, a dupla fez movimentos mais seguros nos quatro módulos de julgamento. Destaque para a desenvoltura de Matheus, mostrando evolução no posto de primeiro mestre-sala da escola. Apenas um desencontro de movimentos pôde ser observado durante a apresentação do módulo 2, quando Matheus finalizou o movimento estendendo a mão à Squel, que demorou um instante a mais para completar sua coreografia.

mangueira ensaiotecnico 2019 15“Foi ótimo, um astral incrível! A chuva não iria atrapalhar o mangueirense e nem o amor que ele tem pela escola. A gente trabalha e vem se dedicando para isso. Se chover no dia, a gente tem que estar aqui do mesmo jeito. Nosso ritmo de ensaios é intenso. Ensaiamos a semana toda, a Sapucaí é praticamente nossa morada. O que vamos representar esse ano é segredo”, disse a porta-bandeira.

mangueira ensaiotecnico 2019 28“O magueirense não tem medo de nada. Você vê a garra do componente. Ele vem na chuva, no alagado… Eu, por exemplo, cheguei no setor 1 e a água estava na minha canela. Além disso, eu tenho uma porta bandeira que sou apaixonado, ela é sangue do meu sangue e acima de tudo corajosa. A gente tem sangue verde-rosa e quem tem isso tem muita garra. Hoje em dia o mestre-sala é atleta. Eu por exemplo começo a minha preparação em abril, tendo em março apenas um mês de férias”, comentou o mestre-sala.

Samba-enredo

mangueira ensaiotecnico 2019 76Se, como dissemos acima, houve certa oscilação no canto entre as alas da escola, o mesmo não pode se dizer do rendimento do samba junto ao público presente. Tida como uma das melhores do carnaval brasileiro em 2019, a obra mangueirense funcionou e levantou o público presente. Voz oficial da agremiação, o intérprete Marquinhos Art’Samba e seus intérpretes de apoio tiverem um desempenho bastante satisfatório e contribuíram para o bom andamento do samba.

Bateria

mangueira ensaiotecnico 2019 50A bateria da Verde e Rosa ousou e apresentou ao público a tão aguardada bossa alusiva aos anos de chumbo enfrentados pelo país. A paradinha na reta final da obra foi responsável pelos momentos de maior delírio da arquibancada, assim como a “zerada” no trecho “Brasil chegou a vez… De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês”.

mangueira ensaiotecnico 2019 64“A bateria está 97%. Falta ainda uns 3% para gente chegar ao objetivo. A chuva atrapalhou um pouquinho por causa da afinação. Toda hora tinha que estar afinando os surdos. Mas, o andamento que a gente quer é esse na Avenida. O samba funcionou, as bossas todas dentro da melodia, dentro da letra do samba perfeitamente. Acho que quando a gente consertar o que falta é aguardar a quarta-feira de cinzas, e se tudo der certo, pegar esses 40 pontos que estão engasgados há 20 anos”, analisou mestre Wesley.

Evolução

mangueira ensaiotecnico 2019 43A escola mostrou alto grau de compactação em seu treino na Sapucaí. Os setores da escola permaneceram-se agrupados durante todo o ensaio, não abrindo espaçamentos e mantendo um bom andamento na Avenida. Destaque para o processo de entrada e saída do recuo de bateria, tecnicamente perfeitos e sem deixar qualquer espaçamento que pudesse provocar perda de décimos em um julgamento oficial.

Outros Destaques

mangueira ensaiotecnico 2019 32Não é quesito, mas vale a pena destacar o samba no pé da Ala de Passistas da Mangueira. O homens e mulheres da Verde e Rosa deram um show à parte no treino da agremiação na Sapucaí, levando um brulho especial ao ensaio. Outro ponto que merece destaque foi a rainha Evelyn Bastos. A estrela da bateria da Verde e Rosa deu um show de samba no pé e carisma.

mangueira ensaiotecnico 2019 101

Com o enredo “História pra ninar gente grande”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a Estação Primeira de Mangueira será a sexta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, na Marquês de Sapucaí. Segunda maior campeã do carnaval carioca, a agremiação vai em busca de seu vigésimo título.

Por Antonio Junior, Guilherme Ayupp, Juliana Cardozo e Lucas Santos. Fotos: Magaiver Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui