InícioSão PauloComissão de frente e harmonia se destacam em segundo ensaio técnico da...

Comissão de frente e harmonia se destacam em segundo ensaio técnico da X-9 Paulistana no Anhembi

Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

A X-9 Paulistana realizou nesta última sexta-feira o seu segundo ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi, visando o desfile do carnaval de 2020. No primeiro ensaio a agremiação teve que encarar uma tempestade, mas desta vez o tempo estava firme e a comunidade passou bem e cantando forte. Os destaques do treino foram a harmonia e a comissão de frente, que mostrou muito repertório em sua coreografia. O ensaio também foi marcado pela estreia do casal Marcos Leonardo e Beatriz Teixeira, uma vez que a porta-bandeira oficial, Lyssandra Grooters, machucou o pé e está impossibilitada de desfilar no carnaval de 2020.

“Eu acredito que melhorou em relação ao outro ensaio, nós estamos vindo em uma crescente que não depende de nós e sim da comunidade. Nós estamos dispostos a fazer um carnaval para a comunidade do carnaval de São Paulo, que gosta de assistir os desfiles não importando qual seja a escola, mas a X9 está vindo em uma crescente bacana nesses últimos dois anos. A gente trabalha, graças a Deus meu diretor de carnaval, Pê Santana e o quinteto de harmonia, que são fantásticos, vem fazendo um ótimo trabalho, e acredito que a ideia é respeitar a população como sambista, estamos dispostos a fazer um bom carnaval, falando das batucadas, e tenho certeza que esse ano a X9 vai lá pra cima”, declarou o presidente Branco.

Samba-Enredo

O hino da escola para 2020 traz uma melodia para cima e alegre, permite os componentes se divertir com o samba. Os dois refrões tem um fácil entendimento tanto na letra como na melodia e são as partes que mais se destacam na obra. Pê Santana está fazendo sua estréia como intérprete na agremiação, onde acumula a função de diretor de carnaval, algo incomum nos dias de hoje. O puxador teve um desempenho satisfatório a frente dos microfones da X-9 neste segundo ensaio técnico.

“O primeiro ensaio foi muita adrenalina devido a chuva, deu aquele estralo na comunidade. Hoje a escola veio mais compacta, deu pra ter um parâmetro melhor, conseguimos ver melhor todos os quesitos, e agora faltando 15 dias é se preparar, fazer um ensaio de rua forte e vir pro dia 21 preparados. A gente vem fazendo um trabalho muito forte, graças a esses quatro diretores de harmonia que a gente tem, são quatro pessoas maravilhosas, estamos muito felizes, o trabalho que eles fazem dentro da quadra é impressionante, então todo esse trabalho de canto a gente deve muito aos nossos diretores de harmonia”, comentou Pê Santana, intérprete e diretor de carnaval da X9 Paulistana.

Bateria

A escola trouxe para esse ensaio um andamento equilibrado, onde algumas partes do samba aumentavam e outras partes o andamento era diminuído. A ala executou algumas bossas, com destaque para o arranjo em que é feito um forró, localizado na segunda estrofe da segunda parte do samba. Outro destaque foi o desenho do tamborim, que foi predominante e esteve claro no samba inteiro.

“Foi muito bom, é uma crescente, no outro ensaio pegamos uma chuva que não dá pra mensurar, é difícil também pra analisar algumas coisas, como a bateria. A gente precisava de um tempo desse, limpo, instrumento sem estar molhado, couro tranquilo, pra poder sentir que graças a Deus mostrar que estamos preparados e que a X-9 Paulistana vai fazer um grande carnaval no dia 21. As performances é algo que veio pra engrandecer, acho que é legal, precisava, nós estudamos bastante o critério e estamos prontos pra executar tudo que ele pede, em termos de compasso e balizamentos. Agora é só preparar a cabeça da galera e conscientizar que o melhor precisa ser feito”, afirmou o mestre Fábio Américo, diretor de bateria da agremiação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Pouco menos de uma semana após o incidente com a porta-bandeira Lyssandra Grooters, a substituta Beatriz Teixeira fez seu primeiro ensaio técnico com o mestre-sala Marcos Eduardo. Apesar de tão pouco tempo juntos, o casal mostrou estar se entrosando aos poucos, houve a presença constante de dança rápida e um esboço de coreografia. De fato, tudo ainda é novidade, é um casal que se formou às pressas e os ensaios devem ocorrer de forma frenética para se adaptarem ao regulamento, pois faltam duas semanas para os desfiles.

“É emocionante representar uma escola maravilhosa, representando uma porta-bandeira que é tudo pra comunidade. Espero ajudar bastante a X9 Paulistana e fazer um ótimo desfile. A fantasia está bem, a gente teve a prova, deu tudo certo, graças a Deus o corpo da Lys é igual o meu praticamente, então foi tudo perfeito”, disse a porta-bandeira
Beatriz Teixeira.

“Nos últimos três dias a gente fez quatro ensaios, dançamos em Mauá, Santo André, São Paulo, mas é isso, não temos tempo a perder e vai dar tudo certo, e hoje eu puxei bastante já pra dar um gás. O entrosamento está em 90%, vamos trabalhar muito pra chegar aos 100% até o dia do desfile. Estou puxando a Beatriz pra coreografia, a ideia é manter o mesmo nível, ela tem capacidade e muito talento”, falou o mestre-sala Marcos Eduardo.

Harmonia

A escola está cantando com muita clareza. Apesar de conter algumas palavras difíceis, o samba tem uma melodia para frente e alegre, o que possibilita o componente se soltar. O êxito neste quesito é também devido ao grande trabalho do departamento de harmonia, os integrantes incentivam os componentes a cantar forte a todo momento e a comunidade respondeu a altura neste ensaio.

Evolução

A agremiação não teve um desempenho desejado neste quesito. O andamento dos componentes na pista estava muito devagar, o que fez a escola ultrapassar o tempo de 65 minutos. Não houve presença de buracos, mas tiveram espaçamentos consideráveis nas fileiras de algumas alas. São situações em que a escola deve se atentar e corrigir o mais rápido possível.

Comissão de Frente

Assim como no outro ensaio, a comissão de frente não optou pelo uso de fantasias. A ala aparentemente irá representar algum povo indígena que está começando a usar a batucada no seu cotidiano, pois fazem movimentos constantes e coreografia dando essa impressão. A comissão vem usando bastante componentes de uma vez só e interage bastante com o público, algo importante e que conta muito no regulamento.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...