A Unidos de Vila Isabel comemorou no último domingo os 60 anos de fundação de sua Velha Guarda em um evento que reuniu mais de 50 galerias de Velha Guarda na quadra da azul e branca do bairro de Noel. O evento teve como objetivo valorizar a contribuição dos baluartes, que ajudam a preservar a tradição e a memória cultural das escolas de samba.
Estiveram presentes representantes das Velhas Guardas de todas as agremiações do Grupo Especial e da Série Ouro do Rio de Janeiro e de escolas do Carnaval de São Paulo. “É um prazer poder reunir galerias de tantas lugares na nossa festa. Nós estamos aqui para dar o exemplo para os mais jovens e esperamos que eles vejam a nossa força”, afirmou Cheila Rangel, presidente da Velha Guarda da Vila Isabel.
Durante o evento, a dupla de coreógrafos da comissão de frente, Marcio Jahú e Alex Neoral, foi homenageada pelo profissionalismo e dedicação à escola. Após a apresentação da comissão de frente do Carnaval 2024, que mostra Oxalá, criador do mundo, sendo curado pelas crianças, Neoral destacou a beleza do encontro de gerações no samba: “Esse é um reconhecimento que vai além das notas. É muito simbólico apresentar nossa comissão de crianças em uma festa da velha guarda. A base para chegar na velha guarda é exatamente ser uma criança com esperança, como apresentamos no enredo de Gbalá.”
Para Marcio Jahú, é recompensador ver o chão da escola admirar seu trabalho. “Quando surgiu o convite, eu fiquei bem surpreso e muito feliz. É muito gratificante ser reconhecido pelos segmentos da escola e perceber o respeito pelo nosso trabalho. Foi uma felicidade muito grande trazer essa comissão que foi tão prazerosa de trabalhar”, afirmou o coreógrafo.