O final de semana foi de festa para a comunidade do Santa Marta. Instituída por meio de decreto sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, em junho, foi inaugurada a nova Praça Tião Belo, que está localizada no acesso à comunidade, em Botafogo. Figura marcante no carnaval carioca e enredo da Mocidade Unida do Santa Marta em 2024, o mestre de bateria Tião Belo morreu em abril deste ano em decorrência de um câncer e deixou um legado de alegria por onde passou.
A praça Mestre Tião Belo, passa a ser mais um ponto turístico da comunidade, que recebe cerca de 5000 mil turistas por ano. A celebração foi marcada pelo encontro da família e amigos do sambista no Polo de Inclusão Social Padre Velloso, da Prefeitura do Rio, local onde Tião trabalhou durante toda a vida. Em meio às homenagens, o público presente foi para a praça confraternizar com muita música e samba, do jeito que o mestre gostava.
O evento contou com a presença da diretoria da Mocidade Unida do Santa Marta, além da apresentação dos segmentos da agremiação e de vários blocos da Zona Sul. A iniciativa da praça partiu dos próprios moradores da comunidade representados pela Associação de Moradores do Santa Marta e pela Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta, que o próprio ajudou a fundar e também do Grupo Eco, que realizou um plantio em parceria do Eixo de Ativismo Social Hashomer Hatzair e o Colhendo o Futuro do Santa Marta, contando ainda com a participação de gestores públicos que atuam no território.