728x90
InícioGrupo EspecialCom retorno emocionante de Raphael e Dandara, Tuiuti 'sente' comunidade cantando forte...

Com retorno emocionante de Raphael e Dandara, Tuiuti ‘sente’ comunidade cantando forte e bateria dando show

Escola de São Cristóvão realizou último ensaio de rua com destaque para o retorno do primeiro casal e recuperação de Raphael

Em seu último ensaio de rua de 2024, na noite da última segunda-feira, o Paraíso do Tuiuti teve o retorno do primeiro casal Raphael e Dandara dançando novamente com o pavilhão da escola, cerca de quatro meses após o acidente dele, em que rompeu o tendão de aquiles. Aclamados pela escola de São Cristóvão, o casal realizou esse primeiro passo público para o pleno retorno em vista do próximo carnaval. A escola que levará para a avenida o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, sendo a segunda a desfilar no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial, teve uma apresentação tranquila, demonstrando muita segurança e confiança no que espera apresentar na Sapucaí.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O mestre-sala se emocionou com o carinho da comunidade com ele neste retorno a dança e a proteção do pavilhão do “Quilombo do Samba”.

“Me surpreendi com tanto de pessoas que estavam torcendo por mim, e ver essa comunidade dizendo ‘que bom que você voltou, eu estava sentindo a sua falta, é muito bom te ver aqui de novo’, é muito gratificante. Ver essa comunidade me ovacionando, torcendo por mim, pessoas chorando junto comigo, foi maravilhoso. E o que eu posso fazer é dar o meu máximo, a comunidade do Tuiuti tem a certeza que eu não vou dar só 100%, eu vou dar 200% da minha capacidade para defender essa escola”.

Rodrigo Soares, um dos diretores de carnaval do Tuiuti, deu seu parecer sobre o último ensaio da escola, que retorna a rua somente em 6 de janeiro.

“Foi um ensaio bom, porque a gente pôde ver que realmente a escola começa a crescer, os componentes começam a chegar, todo mundo já está mais com o som afiado. Já se consegue ver um pouquinho de melhora de evolução, de harmonia, o entrosamento do carro de som com a bateria ficando cada vez melhor. Eu acho que para encerrar esse ano foi um bom ensaio”.

Comissão de Frente

Comandada por Cláudia Mota e Edifranc Alves, a comissão do “Quilombo do Samba” apresentou a coreografia já mostrada na “Noite dos Enredos” e no desfile do Dia Nacional do Samba, sendo bem executada nas ruas de São Cristóvão. A apresentação contou com os inquisidores e com as travestis sendo acusadas e mandadas para a fogueira, porém resistindo a perseguição, com os componentes fantasiados e vindo com os elementos representando as fogueiras.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O esperado retorno do casal Raphael e Dandara foi muito emocionante, com mais um passo para a superação da lesão do mestre-sala. Ambos dançaram de forma suave com uma coreografia apresentando um bailado mais tradicional durante o ensaio, com alguns movimentos acompanhando a letra do samba, como uma forma de ver também o desempenho e a evolução de Raphael. Um dos diretores de carnaval da agremiação, Rodrigo Soares, ressaltou a importância do ensaio para este retorno.

“Foi o ensaio que a gente pôde testar principalmente o Rafael de volta, ver como ele está se sentindo com a dança, ver o tão confortável que ele está fisicamente, mentalmente, que é o mais importante”.

tuiuti rua1612 4

“A gente veio pra brindar esse momento, um momento que é preciso ter muito cuidado, muita união, muita fé, e finalizar o último ensaio tendo a certeza de que a gente vai para a avenida, tendo a certeza de tudo que a gente vem batalhando internamente, é muito bom. Foi emoção e conexão para fortalecer ainda mais esse caminho que estamos percorrendo para 2025”, comentou Dandara ao fim do ensaio da escola.

“Dia 18, fazem quatro meses de todo o ocorrido. Estar voltando hoje foi mais um teste, e estavam o meu preparador do meu lado, o meu fisioterapeuta, a Cátia, nossa coreógrafa, porque estamos trabalhando em conjunto. A gente sabia desde o início que ia ser uma missão difícil, que não ia ser fácil. Mas é o que falou meu preparador Rafael Japa, me perguntando: ‘Raphael, você tem fé?’. Eu falei que tenho, e ele: ‘se tem fé é o que vai’”, disse Raphael após o ensaio da agremiação.

Harmonia

A comunidade do Tuiuti cantou bem o samba durante o ensaio, com grande parte dos componentes cantando o hino da escola para o próximo carnaval com muita força, a última ala entretanto demorou um pouco a estar com uma boa parte dos seus componentes cantando o samba, o que já tinha se resolvido na parte final do ensaio. O carro de som trabalhou muito bem dando segurança ao canto dos componentes, com Pixulé conduzindo muito bem.

tuiuti rua1612 1
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Se o desfile for amanhã, a escola está prontinha, a comunidade cantando um samba aguerrido e maravilhoso que está na boca não só da escola, mas na boca de todo mundo do carnaval”.

Evolução

A escola evoluiu bem tranquila e coesa, com componentes soltos em muitas alas, e bem animados, indo em um ritmo bem marcado durante o ensaio, com algumas alas com coreografia durante todo o samba ou somente em partes, também conseguindo evoluir bem ao longo da apresentação por São Cristóvão.

tuiuti rua1612 2

Samba-Enredo

O samba rendeu bem, mais uma vez, na voz de Pixulé, demonstrando muito da força da mensagem da composição, com trechos como a cabeça do samba “Só não venha me julgar / pela boca que eu beijo / pela cor da minha blusa / e a fé que eu professar”, a subida “eu, travesti / estou no cruzo da esquina / para enfrentar a chacina / assim se faça” e os refrões sendo bem cantados pelos componentes da Azul e Amarelo.

tuiuti rua1612 3

Outros destaques

A bateria “Super Som” e sua rainha Mayara Lima brilharam mais uma vez, em uma grande apresentação do mestre Marcão e seus comandados. Mayara sambou plenamente e recebeu o carinho dos espectadores.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...