A cantora Valesca Popozuda é a mais nova musa da Unidos do Porto da Pedra para o Carnaval de 2024. Com uma longa história na vermelha e branca de São Gonçalo, a funkeira está de volta à agremiação e foi oficialmente apresentada para a comunidade, na noite dessa quinta-feira, durante o ensaio de quadra. No evento, a dona do hit “Beijinho no ombro” recebeu a faixa das mãos da atual rainha de bateria da agremiação, Tati Minerato. Ela foi ovacionada pelo público presente, com gritos e aplausos entusiasmados, e se emocionou ao discursar no palco. Em seguida, a beldade fez questão de ir para o meio da galera interagir com os segmentos, sendo bastante tietada. A artista se mostrou atenciosa com os componentes, atendendo os pedidos de beijos, fotos e abraços.
“Não teria lugar melhor para eu voltar do que a Porto da Pedra. Eu amo o Carnaval, sempre gostei da festa, e já era mais de uma década fora dele. Esse ano, no desfile, fiquei extremamente emocionada vendo a escola passar na Avenida. Tinha feito questão de chegar cedo na Sapucaí e fiquei ali na grade, esperando, até chegar a hora. Eu já tinha vontade de voltar e, quando eles passaram, várias pessoas da comunidade vieram falar comigo, o que me tocou muito e me fez pensar: ‘cara, eles não se esqueceram de mim’. Não esperava um carinho daquele tamanho. Então, quando me fizeram o convite, nem pensei uma única vez, só aceitei”, relatou a funkeira, em entrevista concedida para a reportagem do site CARNAVALESCO.
O retorno de Valesca Popozuda para a Porto da Pedra ocorre quase 14 anos depois do último desfile dela pela agremiação. A funkeira reinou à frente dos ritmistas da bateria “Ritmo Feroz” nos carnavais de 2009 e 2010. Após deixar o cargo, ela saiu da agremiação e virou destaque no Acadêmicos do Salgueiro nos anos seguintes. Em 2013, chegou a ser anunciado um retorno da cantora para vermelha e branca de São Gonçalo, que acabou não se concretizando. Agora, a artista finalmente está de volta, dessa vez como musa, e passa a integrar o time de beldades da escola, que conta com nomes como Giovana Cordeiro, Erika Schneider, Luisa Langer, Isadora Marinho e Paolla Nascimento.
“Acho que não tem diferença nenhuma da minha primeira passagem para essa. Tem muita gente nova na escola, mas também tem muitas pessoas que pegaram a minha estadia aqui. A única mudança é que naquela época a Valesca era rainha e hoje ela é musa. E independente do posto, me sinto muito honrada e feliz de estar de volta para essa agremiação linda. Eu amo o Tigre de São Gonçalo, a Porto da Pedra. E agora é se jogar, viver intensamente esse Carnaval de 2024, que é isso que a gente quer. Nossa comunidade é só amor”, declarou Valesca.
O presidente de honra da Unidos do Porto da Pedra, Fábio Montibelo, esteve presente na apresentação de Valesca Popozuda na quadra e se mostrou bastante contente com a volta dela para escola. De acordo com o dirigente, em conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO, a ideia de convidá-la para retornar surgiu justamente ao vê-la no Sambódromo assistindo ao desfile campeão da agremiação. Ele ainda aproveitou para exaltar a relação entre a funkeira e a comunidade do Tigre de São Gonçalo.
“A história envolvendo a volta da Valesca foi um negócio muito interessante. A Porto da Pedra estava desfilando em 2023 e quando eu passei vi ela chorando para caramba. Então, pensei: ‘a mulher é a escola, ama isso daqui’ e me veio a ideia de fazer o convite para ela retornar. E o resultado disso a gente viu nessa apresentação na quadra, em que a comunidade de São Gonçalo abraçou ela. A Valesca, por mais que seja uma celebridade, tem uma forte identificação com o povo gonçalense. O pessoal gosta dela. E tenho certeza que vai ser mais um sucesso desse nosso desfile do ano que vem. E digo mais se preparem. Tem pessoas que estão falando que a Porto da Pedra está brigando para permanecer. Isso esquece, pois nossa briga é para voltar nas campeãs. A estrutura que montamos, o investimento que estamos fazendo é muito alto. É que tem gente que não aceita isso, mas irão ver na hora em que pisarmos forte na Avenida”, afirmou o presidente de honra.
Quem também conversou com a reportagem do site CARNAVALESCO sobre esse retorno de Valesca Popozuda para a Porto da Pedra foi o vice-presidente da agremiação, Fabrício Montibelo. Assim como o pai, o presidente de honra Fábio Montibelo, ele enalteceu o carinho da cantora com a comunidade da escola e vice-versa. Ainda no bate-papo, o jovem dirigente deu mais detalhes de como foram as tratativas até ser oficializado o nome da artista no time de musas da vermelha e branca.
“Resgatar o passado sempre é bom, né? E a Valesca é a escola. Esse retorno foi a concretização de uma vontade das duas partes. Um amigo conversou com ela, comentou desse desejo nosso de tê-la de volta, e houve uma resposta positiva. Então, esse amigo falou para gente que existia esse interesse também por parte dela, que foi a deixa que precisávamos para fazer o convite. A partir daí, marcamos uma reunião no barracão, conversamos e acertamos tudo. E desde já garanto que ela fica o tempo quiser. As portas estão totalmente abertas. A Valesca é apaixonada pela Porto da Pedra, assim como a nossa comunidade é por ela”, contou Fabrício Montibelo.
Responsável por assinar a parte plástica da Unidos da Porto da Pedra em 2024, Mauro Quintaes também compareceu ao ensaio de quadra da noite dessa quinta-feira e prestigiou a apresentação da mais nova musa da agremiação. Em conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO, o artista celebrou essa chegada da cantora e deu detalhes de como será a participação dela no desfile. Segundo Mauro, Valesca Popozuda virá em frente ao último carro da escola e o desenho da fantasia que ela usará já foi concluído.
“O figurino já está pronto. Ela vem na frente da última alegoria, que é uma grande homenagem ao Antônio Nóbrega, uma figura que catalisa toda a força do Lunário Perpétuo contemporâneo. Então, a presença do Antônio já está confirmada e ela vem na frente desse carro representando todo esse folclore que o Lunário nos remete. E a volta da Valesca é interessante para a comunidade da Porta da Pedra, que tem um carinho muito grande para ela. Acho que a escola passa por um momento muito importante agora de renovação, voltando a sua posição, o seu status de escola de Grupo Especial, então está tudo encaixadinho, tudo certinho. Agora, é o cuidado para que ocorra perfeitamente bem no desfile oficial, saindo conforme planejado”, revelou Mauro Quintaes.
De volta ao Grupo Especial do Rio após mais de uma década, o Tigre de São Gonçalo levará para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no ano que vem o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, de autoria do enredista Diego Araújo e do carnavalesco Mauro Quintaes. O tema tem como proposta celebrar o saber popular, além de narrar a história do almanaque escrito na Espanha e que veio parar no Brasil depois de 200 anos, se tornando o livro mais lido pelo povo nordestino. A vermelha e branca terá a missão de abrir os desfiles no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro.