Rebaixada em 2020, a União da Ilha do Governador deixou claro a vontade de retornar ao Grupo Especial no ano que vem. Na madrugada desta quinta-feira, a escola impressionou com enormes e bem acabadas alegorias. Outro destaque positivo da apresentação da agremiação foi a Comissão de Frente, que se dividiu em várias partes e não cometeu erros. Ao fim do desfile, a Ilha pecou na evolução e teve que correr para fechar o desfile com 54 minutos. A bateria sequer fez toda apresentação no último módulo. * VEJA AQUI FOTOS

desfile uniao ilha 2022 11
Fotos Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Comissão de Frente

Coreografada por Priscilla Mota e Rodrigo Neri, a Comissão de Frente a União da Ilha trouxe 15 componentes, sendo duas mulheres e 13 homens. Nomeado como o Altar de Orações, o segmento levou também para a Avenida um elemento cênico que representou uma capela. A apresentação representou uma grande oração, trazendo a importância da fé e os milagres da prece através da história de Nossa Senhora Aparecida, também sincretizada no Candomblé por Oxum, e o escravo Zacarias.

desfile uniao ilha 2022 07

A Comissão de frente trouxe a atriz Cacau Protásio como Nossa Senhora, que em determinado momento da apresentação, interagia com o homem que representava Zacarias. Ao se encontrarem, a Santa quebra as correntes do escravo. Na sequência, Nossa Senhora volta à capela e a imagem de Oxum aparece em cima do tripé. Um manto dourado então é jogado por cima do elemento cênico, causando grande impacto visual. Por fim, o escravo Zacarias retorna segurando a bandeira da União da Ilha, em total de pouco mais de dois minutos de apresentação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Marlon Flores e Danielle Nascimento vestiam fantasia nas cores da escola, mas também com detalhes em dourado e várias imagens de Nossa Senhora Aparecida espalhadas pela roupa dos dois. Outros símbolos da fé na Santa também são presentes no figurino, como crucifixos, terços e fitas. A dupla representa a fé do escravo Zacarias, que propagou a palavra de Nossa Senhora Aparecida pelo país. Cinderela da Passarela, Wilma Nascimento, mãe de Danielle, apresentou o casal. Sem ventos, a apresentação do casal não teve erros nos módulos e os dois mostraram grande sincronia, leveza nos movimentos e elegância. A roupa de Danielle ainda tinha detalhes em cores azul neon, que funcionaram visualmente. Os dois também cantaram o samba durante todas as apresentações.

desfile uniao ilha 2022 67

Harmonia

A escola teve bom canto, mas não perfeito. Algumas alas passaram com canto mais fraco, principalmente na segunda estrofe da letra. O canto também foi um pouco atrapalhado no fim do desfile por conta de pequenos problemas de evolução. A partir do 4° setor, a escola diminuiu levemente o canto, nas alas Pescadores de Milagres e Milagre das Velas, mas sem interferir no desempenho do samba da escola. As primeiras alas, em compensação, cantavam o samba a plenos pulmões. Contudo, todas as alas passaram brincando, pulando e dançando.

desfile uniao ilha 2022 55

Enredo

A primeira parte do desfile apresenta o início da história de Nossa Senhora Aparecida e do milagre do escravo Zacarias. O mesmo havia fugido do patrão, foi capturado e acorrentado. Quando foi levado de volta à fazenda, parou diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e as correntes se quebraram, tornando-se o primeiro milagre da Santa. Toda a parte inicial do desfile traz em destaque a cor vermelha, que representa o sangue dos escravos derramado no Brasil.

desfile uniao ilha 2022 51

Na sequência é trazido pelo carnavalesco, a propagação de fé em Nossa Senhora Aparecida, que foi promovida inicialmente por Zacarias e na sequência por Romeiros. O terceiro setor traz o sincretismo religioso da Santa no Candomblé, que é representada pela figura de Oxum e teve resistência inicial no país. No fechamento do desfile, a União da Ilha traz outros milagres associados à Nossa Senhora Aparecida, como o Cavaleiro Ateu e o Milagre das Velas. O enredo foi bem contado, sem problemas e com cronologia bem definida.

Evolução

A escola teve bom início de desfile, sem correria ou lentidão, com alas organizadas e coreografadas. Foi assim até o setor 8, quando a escola passou a acelerar o passo. No último módulo algumas alas e as duas últimas alegorias passaram muito rápido. A bateria dos mestres Keko e Marcelo, que tinha boas bossas com sino de igreja, passou rápido no último módulo e um dos jurados pareceu insatisfeito com a falta da apresentação completa no local.

desfile uniao ilha 2022 34

Samba

O ponto alto do samba foi o refrão, bastante cantado não só pela escola, mas como pelo público. Ito Melodia teve grande apresentação do início ao fim, sem perder fôlego e impulsionando componentes. Com teor mais melódico, a letra toda, com exceção do refrão, não causou grande impacto e empolgação.

desfile uniao ilha 2022 58

Fantasias

A fantasia das baianas, ‘Mãe Preta’, chamou atenção não só pela variedade de cores e beleza, mas também pela riqueza de detalhes ao misturar a imagem de Nossa Senhora com Oxum. A ala 6, ‘Propagadores da Fé’, também se destacou com um elemento de medalhas de Nossa Senhora Aparecida. A ala 13, ‘Encantadas’, trouxe representação de Oxum no tradicional amarelo e dourado, com cores vibrantes e o espelho do orixá na mão. Já no último setor, a ala 19, ‘Romaria Insulana’, faz alusão às procissões de grupos religiosos, mas nas cores da escola e exaltando a agremiação com um estandarte da Ilha. Todo conjunto de fantasias de Cahê Rodrigues esteve muito bonito e bem acabado.

desfile uniao ilha 2022 89

Alegorias

A primeira alegoria, ‘O Milagre de Zacarias’, como o nome diz, trouxe a história do escravo com a Nossa Senhora Aparecida. O carro abordou na parte da frente a pesca no Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem da Santa, moldada em terracota. O Abre-Alas tinha as cores vermelha e dourada como predominantes, que tem na parte traseira um imponente palácio, que representa a conquista da liberdade e dignidade. Os destaques vieram com fantasias da realeza e exuberância africana, guerreiros da liberdade e da fé, pescadores e negros livres.

desfile uniao ilha 2022 22

A segunda alegoria, ‘Sincretismo Religioso’, como o nome já diz, trouxe a representação de Nossa Senhora Aparecida nas religiões de matriz africana. O carro tinha uma grande escultura de Oxum, segurando seus tradicionais espelhos, com bastante dourado. No entanto, a parte dianteira da alegoria também exibiu um culto a Oxalá, Deus Supremo dos africanos. Os destaques principais estavam fantasiados como Oxalá, Oxum, Divindade da Mãe do Ouro, e movimentos de Oxum.

desfile uniao ilha 2022 26

O último carro representou uma grande manifestação de devoção do povo com Nossa Senhora Aparecida. Descrita como ‘Festa no Santuário’, a alegoria teve novamente Zacarias, agora rodeado de fiéis em oração à Santa. As fantasias representavam o Príncipe da Paz, Arcanjo e devotos de Conceição. Na lateral também foi apresentado escadas, que simbolizavam um caminho para o céu, onde estaria Aparecida. Todos os carros da União da Ilha passaram acesos, chamaram atenção pelo tamanho, impacto visual muito belo e com acabamentos impecáveis.

desfile uniao ilha 2022 43

Outros Destaques

Cacau Protásio como Nossa Senhora chamou atenção do público na Sapucaí. Os passistas mostraram samba no pé com fantasias leves representando Oxum. A rainha Juliana Souza interagiu com o público, sambou e mostrou o canto na ponta da língua. A ‘Baterilha’, que veio com roupas em bege representando o Candomblé, também deu show com coreografia ajoelhada e bossas com sino de igreja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui