A Acadêmicos de Niterói abriu a primeira noite de apresentações em comemoração ao Dia Nacional do Samba com muito carisma. Embalada por um enredo de grande apelo popular e por um samba fácil de cantar, a escola, que fará sua estreia no Grupo Especial em 2026, não se intimidou e entregou um belo desfile. A animação tomou conta das arquibancadas e dos componentes rapidamente, impulsionada por uma abertura forte, com a comissão de frente utilizando um grande tripé para contar sua história.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Para 2026, a azul e branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A Acadêmicos de Niterói será a responsável por abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de carnaval.

COMISSÃO DE FRENTE

niteroi minidesfile26 2
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

Comandada pelos coreógrafos Handerson Big e Marlon Cruz, a comissão de frente se apresentou de forma expressiva durante toda a exibição. O impacto foi imediato com a presença de um grande tripé que compunha a apresentação, fazendo referência a dois momentos marcantes da vida de Lula: sua origem no Nordeste e sua trajetória como operário. A dança, intensa e bem executada, contou com precisão a narrativa proposta, deixando clara a mensagem desde os primeiros movimentos.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

O jovem casal Emanuel Lira e Thainara Matias teve uma apresentação segura e cheia de carisma. O estilo de dança, marcado por firmeza, mas também por instantes de delicadeza, ficou ainda mais evidente nesta noite. Ao final, o sorriso dos dois deixou claro que a passagem foi positiva e especial.

HARMONIA E SAMBA

niteroi minidesfile26 3
Foto: Thaís Brum/Divulgação Rio Carnaval

O desempenho do carro de som, comandado por Emerson Dias, contribuiu decisivamente para o brilho da Niterói nesta noite, assim como o evidente entrosamento entre o intérprete e o mestre Branco Ribeiro. O samba, de forte apelo popular, caiu nas graças do público de imediato; antes mesmo do início do ensaio já era possível ouvir pessoas cantando o refrão.

EVOLUÇÃO

niteroi minidesfile26 1
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

A Acadêmicos de Niterói evoluiu de forma extremamente positiva pela “avenida” da Cidade do Samba. A escola manteve seu conjunto sempre coeso, sem abrir buracos e passando com leveza do início ao fim. O clima descontraído tomou conta dos componentes, que interagiram bastante com o público nas arquibancadas, muitos deles fazendo o “L” em referência ao homenageado do enredo.

OUTROS DESTAQUES

A interação com o público foi o ponto alto da apresentação. Do início ao fim, os componentes responderam com entusiasmo às arquibancadas, que retribuíram na mesma intensidade.

niteroi minidesfile26 4
Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval