Depois desse ensaio na Conde de Bonfim, ficou nítido que não só o corpo do salgueirense está fechado, mas a vontade de ser campeão também. A potência do Salgueiro ensaiando no coração da Tijuca, no último no domingo, foi de tirar o fôlego. A ausência do intérprete oficial Igor Sorriso, que estava em São Paulo com a Mocidade Alegre, não foi um obstáculo para que a escola apresentasse um canto extremamente regular e para cima que foi o ponto alto do ensaio.
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“Foi uma experiência incrível. Conduzir o ensaio de rua do Salgueiro é sempre emocionante, e tenho certeza de que fizemos um dos melhores ensaios. Eu sou suspeito a falar desse samba, porque eu conheço ele desde a criação, defendi esse samba na disputa, e é impressionante como esse samba vem crescendo, a cada dia que passa, ver o componente cantando ainda mais forte, o entrosamento 100% do carro do som com a bateria. A gente tem tudo, o Salgueiro tem tudo, comunidade, o salgueirense de verdade tem tudo para chegar no dia do desfile e cantar ainda mais e brigar por esse título aí”, disse Charles Silva, que substituiu Igor Sorriso no carro de som.
Sendo a 3ª escola a desfilar na segunda noite de carnaval e com o enredo ‘Salgueiro De Corpo Fechado’, o Salgueiro mostrou aos presentes na Conde de Bonfim que a escola vem forte para a disputa do título de campeã do carnaval de 2025.
“O ensaio do Salgueiro está tendo uma crescente muito grande, a gente está trabalhando bastante no barracão, a gente está com um andamento muito legal e com essa crescente que o samba está tendo, nas plataformas digitais e tendo essa proporção que está ganhando. Cada vez mais a comunidade abraça a escola, é nítido que a comunidade está seguindo com garra, a cada ensaio de rua, a cada ensaio de quadra que a gente faz, a gente consegue ter um resultado muito melhor e se Deus quiser, a gente vai buscar por esse grande título aí lá na Sapucaí. Eu não vou dizer que isso aqui é um pré-treino para os ensaios técnicos, porque a gente já está vindo treinando há bastante tempo, nós estamos bem preparados para o dia 15, que é o nosso primeiro ensaio técnico, vamos ter outros ensaios aqui. E até o dia 15 eu tenho certeza que vamos estar mais preparados ainda”, pontuou Luan Teles, diretor de barracão do Salgueiro.
Comissão de Frente
Sob os comandos do coreógrafo Paulo Pinna, a comissão do Salgueiro se apresentou com um número grande de componentes que, em alguns trechos do samba, a coreografia representava orixás e entidades de umbanda citados na letra. Palmas e brados foram usados na apresentação, pois se encaixam na temática apresentada. Com uma coreografia dinâmica, aguerrida e bem executada, o público vibrou com a apresentação do quesito.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Quando se fala em Sidclei e Marcella, a certeza é de sempre ser um arrebatamento. O apelido de “casal 40” não é à toa. A dupla se apresentou de branco e com a coreografia que eles já vêm exibindo nos outros ensaios de rua. Com o bailado clássico, bem coreografado e de encontro com o enredo, ambos tomaram conta da Conde de Bonfim e passaram a sensação de que até de olhos a performance sairia perfeita.
Harmonia e Samba
O canto foi forte e empolgante de ponta a ponta, até nas alas mais distantes da bateria e do carro de som, o samba era entoado com muito vigor. O carro de som ficou sob o comando de Charles Silva, substituindo Igor Sorriso, performou muito bem. Jogando o samba sempre para cima, Charles fez bonito na Conde de Bonfim. O refrão “Macumbeiro, mandingueiro, batizado no congá” é uma explosão no público.
Com a presença do sambista e compositor do samba de 2025 Xande de Pilares, que fez a introdução do samba na arrancada da escola. O samba do Salgueiro funcionou muito com a bateria “Furiosa”, que deu a potência exata que a letra pede, resultando na explosão que foi vista na Conde de Bonfim.
Evolução
Os componentes, tanto de alas coreografadas, quanto de alas normais apresentaram uma evolução solta e fluida no ensaio. É impossível elencar alas menos animadas, a evolução foi coesa, a sensação era de que todos ali estavam se divertindo muito e querendo que o público presente sentisse isso. A escola estava bem grande e nem por isso deixou a energia cair, começou potente e terminou da mesma maneira.
Outros destaques
A presença calorosa e carismática da rainha Viviane Araujo foi um ponto alto do ensaio, interagindo com a sua “Furiosa” e com o público presente, ela deu um show de carisma e simpatia com o seu samba clássico na vermelho e branco.
A ala do Maculelê, do coreógrafo Carlinhos Salgueiro, que vem logo após o primeiro casal, apresenta uma coreografia lindamente sincronizada que toma conta da avenida e chama atenção de todos.
Outro ponto importante é a presença massiva do público para ver o Salgueiro passar, foi um arrasa quarteirões.