Por Guibsom Romão (Colaboraram Allan Duffes, Freddy Ferreira, Luan Costa, Lucas Santos, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e Raphael Lacerda)
De ponta a ponta, a Vila Isabel fez bonito no ensaio técnico de teste de som e luz Sapucaí. O destaque fica para a evolução da escola, a comunidade deixou a Sapucaí assombrada com tamanha animação e canto forte. Além de fazer um bom uso da iluminação cênica, o som por toda a Sapucaí coroou o brilhante carro de som e o Tinga. Marcinho e Cris brilharam e esbanjaram elegância.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Sendo a última escola a desfilar na segunda-feira, dia 3 de março, a Vila Isabel vem com o enredo “Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. Diante do que foi apresentado neste último ensaio, a Vila mostrou que todas as rezas já foram feitas. A escola assombrou, no melhor sentido possível.
“Eu sou suspeito em falar, porque a gente conversou muito durante a semana e falou que isso era o último ensaio e seria como se fosse um desfile oficial. E eu só quero agradecer a escola, desde a Comissão de Frente até a última ala do barracão, que cantou muito, evoluiu muito, brincou muito. A Vila está de parabéns, e é isso que a gente vai fazer no dia do desfile. No primeiro ensaio o som atrapalhou um pouco e acho que com o som de hoje a gente conseguiu evoluir muito mais, tinha muito mais retorno para a bateria. E era isso que a gente estava esperando. Para a gente ir firme para o dia do desfile”, explicou Moisés Carvalho, diretor de carnaval.
Comissão de Frente
Sob o comando da dupla Alex Neoral e Márcio Jahú, a comissão surpreendeu e veio com uma coreografia diferente da apresentada no mini desfile e no primeiro ensaio técnico. Os gatos pretos se tornaram maquinistas, com direito a um trem como elemento cenográfico. Além do figurino novo, a comissão contou uma pintura facial em cores neon, que assim como outros elementos do figurino e do trem, causaram um efeito interessante com a iluminação azul da Sapucaí.

A coreografia estava muito bem ensaiada, não houve mínimos deslizes. A luz foi um elemento primordial para a apresentação, tanto a da Sapucaí, quanto das lanternas que os bailarinos usaram durante a performance. Em todas as cabines a coreografia foi muito bem executada e transmitiu perfeitamente a ideia de que um trem de assombrações e alegria estava entrando na avenida.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Marcinho Siqueira e Cris Caldas apresentaram uma coreografia muito dinâmica, apesar de toda a sintonia e sincronia que eles desempenharam, a apresentação dos dois se contrapôs, mas foi de encontro com o enredo. A Cris apresentou um bailado clássico, com rigor e maestria, ainda mais com o vento que no 3º módulo tentou assombrá-la, já o Marcinho carregou no seu bailado toda a veia cômica que o enredo e o samba trazem e com uma dança que mesclou o tradicional, com passos inovadores e até engraçados. O casal apresentou de maneira exemplar e interessante o pavilhão azul e branco do povo de Noel. É um quesito seguro para o desempenho da escola. A sensação que ficou foi de que com a fantasia o espetáculo será muito maior.
Ao final do ensaio técnico o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vila, Marcinho e Cris Caldas, apresentou uma avaliação sobre o desempenho da coreografia, que segundo a dupla já é a oficial para o desfile.

“Foi lindo de enxergar aqui hoje, ver a casa cheia. A gente tendo o gostinho de como vai ser no dia, no desfile oficial. Agradecer a Liesa, ao carnaval por proporcionar todas as escolas de passarem por isso (teste de som e luz). Acho que de fato não devia ser um privilégio como vinha sendo nos anos anteriores só para as primeiras colocadas. A avaliação especificamente do casal é que a gente está muito feliz, temos trabalhado bastante e acho que a gente conseguiu mostrar com leveza, com a técnica, tudo que a gente tem trabalhado e pensando em detalhes, em cabeças e mãos para poder abrilhantar bastante o bailado tradicional”, acredita o mestre-sala.
“A gente está pronto. Nos preparamos, trabalhamos junto com o preparador físico, que a Vila colocou do nosso lado, um parceiro que tem nos ajudado muito para a nossa parte física. E o que foi feito hoje é a coreografia oficial. A gente vinha nos ensaios de rua fazendo uma coreografia que era para a rua, mas a gente estava trabalhando e aperfeiçoando a coreogradia para o jurado e já do último ensaio para cá começamos a apresentar na rua nossa coreografia oficial e é essa que a gente vai vir no dia do desfile. Uma coreografia gostosa, leve como o nosso samba, e como algo nossa escola, leve, alegre, gostosa”, completou a porta-bandeira.
Harmonia e Samba
O que dizer de Tinga e seu carro de som? Sem falhas técnicas e com som por toda avenida, o show foi garantido. O Tinga nem precisou fazer muito esforço para puxar a escola, o chão estava cantando de maneira coesa, uniforme e divertida. Não tiveram trechos de destaque para o canto da escola, o samba foi bradado de ponta a ponta.
“É só vir com essa alegria! A comunidade está de parabéns, estamos muito felizes com o nosso samba, com o nosso enredo. Vamos, sim, fazer um grande desfile, se Deus quiser, e seguir atrás do nosso sonho: conquistar mais títulos para a nossa comunidade”, disse Tinga.
Evolução

Neste quesito o destaque fica para a interação que os desfilantes tiveram com o público presente no ensaio. Todas as alas interagiram com o público, os chamando para cantar o samba e mostrando a alegria que estava sendo ensaiar pela Vila Isabel. Outro destaque foi para as alas que estavam atrás da bateria e do carro de som, que apresentaram um canto muito forte.
Foi notório que o povo de Noel estava virado no samba, pois na bruxaria será no desfile. Até os componentes, já cansados nos últimos setores da avenida, continuaram coreografando o samba e evoluindo com a escola, parecia que era algo inconsciente.
Bateria e Outros destaques
Os profissionais de harmonia e direção da escola usavam chapéus de capitão, simbolizando a condução precisa e eficiente da Vila Isabel.
Uma bateria “Swingueira de Noel” da Unidos de Vila Isabel com uma parte de trás do ritmo equilibrada e bem equalizada. A afinação tradicionalmente mais pesada de surdos garantiu pressão sonora, principalmente em bossas. Surdos de terceira deram um balanço envolvente à cozinha da bateria da Vila. Assim como repiques coesos, caixas retas consistentes e taróis ressonantes com sua genuína batida rufada complementaram de forma caprichada os médios. Na cabeça da bateria, uma boa ala de cuícas mostrou valor sonoro. Tamborins e chocalhos tocaram interligados, num trabalho que demonstrou nítido entrosamento musical. Bossas intimamente ligadas à melodia do samba-enredo da azul e branca do bairro de Noel foram apresentadas de modo cirúrgico. Sempre se aproveitando da pressão sonora provocada pela afinação de surdos. Uma bateria da Vila Isabel pronta para impulsionar os desfilantes e buscar o sonhado gabarito no quesito. O conhecido e sempre cativante carisma da rainha Sabrina Sato sempre chama atenção e precisa ser pontuado.

“Está tudo pronto. Fizemos um grande desfile, com a comunidade cantando muito. Bateria afiadíssima. Se o desfile fosse hoje, Vila Isabel estaria brigando por esse título. Coloquei todas as bossas hoje. Vai ter uma surpresa para o desfile, mas vocês vão ver na hora”, comentou mestre Macaco Branco.