Por Luiz Gustavo e Maria Estela Costa

A Grande Rio realizou, no último domingo, mais um ensaio de rua na preparação para o Carnaval 2026, ocupando o espaço da avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Centro de Duque de Caxias. A escola mostrou um casal que confirma a cada apresentação ser um dos grandes da atualidade, uma comunidade ressoando um excelente canto e um samba rendendo bem dentro das características marcantes da agremiação nos últimos anos, comandado pela técnica de seu intérprete e por uma bateria sem correria. Evandro Malandro e Fafá formam uma dupla muito azeitada e com uma levada musical que se complementa com perfeição, tornando a execução dos sambas sempre agradável aos ouvidos. Mantendo sua linha, a Grande Rio busca realizar um grande desfile na Sapucaí na terça-feira de Carnaval, apresentando o enredo “A Nação do Mangue”, de autoria do carnavalesco Antônio Gonzaga, em sua estreia na tricolor da Baixada.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Daniel Werneck e Taciana Couto formam um casal que é uma bola de segurança da Grande Rio, sempre entregando pontuação e exibições espetaculares, e, pelo que vem sendo demonstrado nos ensaios, o panorama não sofrerá modificações. Mais uma apresentação impecável, sem nenhum mínimo descompasso na sincronia dos movimentos e na elegância com que executam o bailado. Daniel foi excelente na condução e nos torneados, enquanto Taciana beirou a perfeição em seus giros, sempre executados com extrema elegância, suavidade e beleza nos movimentos. Uma apresentação de gala do excelente casal.

EVOLUÇÃO

grio rua1101 5
Fotos: Luiz Gustavo e Maria Estela Costa/CARNAVALESCO

A Grande Rio apresentou uma evolução coesa, sem espaçamentos e com componentes aguerridos, com bom ritmo. A agremiação ensaiou de forma organizada, sem as alas se atropelarem ou com espaços maiores entre elas. Em alguns momentos, faltou aos componentes estarem mais soltos e aproveitarem mais o bom espaço que a pista dá para o avanço da escola, mas foi um quesito cumprido com competência. Destaque para as alas de passistas, que deram um show de samba no pé, preenchimento de espaço e entusiasmo.

O diretor de carnaval, Thiago Monteiro, falou sobre o desempenho do samba e da agremiação nos ensaios.

grio rua1101 6

“O samba está tendo um desempenho maravilhoso; funcionalidade não é sinônimo de oba-oba, não é sinônimo de micareta. O samba tem que ser funcional porque ele traduz o enredo e permite que a comunidade confortavelmente brinque e se divirta contando uma história. Sendo assim, o nosso samba é perfeitamente condizente com o que ele se propõe, e a comunidade se comporta muito bem com isso. A comunidade brinca, a comunidade está solta, também característica da escola. Eu estou muito satisfeito, pois foi um ensaio bem técnico, que é o que a gente vem buscando. Sempre temos o que melhorar, mas a parte técnica, evolução e deslocamento dos componentes e segmentos está muito satisfatória. A Brigadeiro é uma rua grande; dá para contar nos dedos as escolas que dispõem de um espaço para se treinar como nós, e, aproveitando este espaço, vamos evoluindo. O que acontece na terça-feira é reproduzido aqui, então estou muito satisfeito com a preparação”, afirmou o diretor.

grio rua1101 4

HARMONIA E SAMBA

A noite foi de um canto alto em Duque de Caxias, com os componentes entoando o bonito samba com muita força durante todo o ensaio, em alguns momentos com bastante explosão. O trecho “Freire, ensine um país analfabeto” foi cantado como uma prece em uníssono pela escola, sendo o ponto alto de um desempenho excelente da comunidade, que também mandou ver nos dois refrãos e no restante da obra, que foi executada em um ritmo muito agradável, facilitando o canto dos componentes, sem atropelo de frases e sem correria. Fafá manteve suas características e não acelerou o samba tentando um oba-oba, potencializando a obra e sua qualidade melódica dentro da sua cadência. Evandro Malandro dá mais um banho de interpretação, carregando na tinta de um samba aguerrido e lírico, que talvez não seja tão enérgico quanto outras obras, mas que mostra ótima funcionalidade para a escola.

grio rua1101 3

OUTROS DESTAQUES

Sem a presença da rainha de bateria Virgínia Fonseca, outras musas ocuparam lugar de destaque no ensaio, como Brunna Gonçalves, dançarina e esposa de Ludmilla.
A comissão de frente comandada por Hélio e Beth Bejani não se apresentou, deixando a abertura da escola para o casal Daniel e Taciana.

Ao CARNAVALESCO, mestre Fafá fez um balanço do ensaio. “Acho que a bateria, como o carro de som em si, já está pronto. A gente está nos detalhes finais, ajustes finais. Todo ajuste é importante para trabalhar em cima do que o manual do julgador pede. E eu, que sou perfeccionista, me apego muito aos detalhes. Eu sou muito detalhista, quando vejo algo que pode estar saindo do lugar, eu já fico muito atento para poder acertar isso. A bateria está madura, trabalhando forte em busca do objetivo, que é recuperar os pontos perdidos do último carnaval”.

grio rua1101 2 grio rua1101 1