Após conquistar o acesso para o Grupo Especial do carnaval carioca, a Unidos do Porto Pedra deseja mostrar sua força na avenida em 2024. Na noite do último sábado, o Tigre de São Gonçalo deu mais um passo rumo ao seu objetivo, com a feijoada de reinauguração da sua quadra de ensaios, após meses de obra. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, os segmentos da Vermelha e Branca revelaram os próximos passos da escola e reforçaram a promessa de grande desfile. No próximo carnaval, a Porto será a primeira escola a desfilar no Domingo, com o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes.

quadra portodapedra 11
Fotos: Gabriel Gomes/CARNAVALESCO

Quem chegava à Travessa João Silva, onde está localizada a quadra da Porto da Pedra, já notava um ambiente renovado. A escola renovou toda a pintura dos muros próximos à sua ‘casa”, com a temática de seu enredo para o carnaval de 2024. Na quadra, os visitantes puderam desfrutar das novas instalações: Nova pintura da fachada, novo espaço para a bateria, estilizado, para a bateria Ritmo Feroz, nova pintura do Tigre, dentre outras.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente de honra da escola, Fábio Montibelo, revelou que as novidades na quadra da Vermelha e Branca não vão parar por aí. Segundo Montibelo, as obras de modernização seguirão acontecendo pelo menos até o mês de janeiro.

quadra portodapedra 8

“Nós fizemos a reforma aqui na quadra, mas a obra só vai ser totalmente concluída em janeiro, ainda temos camarote para concluir, o chão vai ser refeito, ainda temos muito coisa a ser concluída até janeiro. E após o carnaval, ainda mais. Essa quadra vai ser a melhor quadra do Rio de Janeiro”, afirmou Fábio Montibelo.

Além da reforma da quadra, em maio deste ano, a Porto da Pedra inaugurou seu barracão na Cidade do Samba, após reformulação total. As duas reformas, da quadra e do barracão, são demonstrações da força com a qual a escola chega ao Grupo Especial, como comenta o presidente de honra Fábio Montibelo.

tati portodapedra

“Esqueçam essa história de que a Porto da Pedra vai brigar para não descer, vocês vão ver quando a Porto da Pedra entrar na avenida, vamos brigar para ficar entres as seis primeiras, podem acreditar nisso. O nosso projeto é esse, a comunidade exige isso, é muita gente. A comunidade é muito forte, só depende de nós agora”, comentou.

O presidente da escola, Godzilla, também ressaltou a continuidade das obras na quadra da Porto da Pedra. Para o presidente, a Vermelha e Branca de São Gonçalo fará, em 2024, um desfile para brigar por vaga no desfile das campeãs.

quadra portodapedra 2

“A quadra está muito bonita, recém-reformada, mas não acabou ainda, é só uma parte, só 50% do que nós pretendemos fazer, ainda falta 50% em relação ao conforto e ao luxo para o componente e a comunidade de São Gonçalo… Preparem-se que o nosso carnaval é para ficar entre as cinco, mas quando passar na avenida é para ser campeã também, tudo acontece na avenida. Nós estamos nos organizando, fazendo um carnaval para não dar nada de errado, que as coirmãs nos respeitem, mas nós estamos vindo para brigar no carnaval, não para permanecer”, ressaltou Godzilla.

A reinauguração da quadra da Unidos do Porto da Pedra também marcou a reestreia de três figuras da escola: O diretor geral de harmonia, Amauri de Oliveira, o intérprete Wantuir de Oliveira e a porta-bandeira Denadir Garcia. Com a responsabilidade de guiar a comunidade gonçalense em 2024, o diretor Amauri comentou sobre o sentimento do retorno ao Tigre neste momento de renovação da escola.

amauri portodapedra 1

“Ver a quadra do jeito que está hoje, repaginada, na verdade é só uma parte dela, tem muito mais coisa para acontecer, mas é um caminho. Isso reflete o momento que a escola tá vivendo, desde o carnaval passado, foi uma alegria grande dentro da escola, uma simbiose maravilhosa entre a comunidade, o samba-enredo e a diretoria e isso está se refletindo neste ano, estamos começando os trabalhos e sentindo esse reflexo”, disse Amauri.

De volta à Porta da Pedra, escola que o projetou no carnaval, após mais de 20 anos, o intérprete Wantuir Oliveira terá a responsabilidade de comandar o microfone principal do Tigre.

wantuir portodapedra

“O sentimento é de agradecimento, primeiramente a Deus por ter me mantido com saúde e ter a oportunidade de voltar para essa comunidade que eu vi nascer, cresci junto com ela e estamos muito felizes, é um momento especial na minha carreira. Passaram-se quase 30 anos, estou muito feliz de voltar, continuar trabalhando e, de algum modo, poder somar com essa comunidade aguerrida e que respira samba, que é a comunidade de São Gonçalo”, ressalta o cantor.

Após passagem pela escola em 2011, a porta-bandeira Denadir Garcia também está de volta ao Tigre de São Gonçalo. Visivelmente emocionada na reinauguração da quadra da Vermelha e Branca, Denadir ressaltou o sentimento de gratidão à escola que a projetou no Grupo Especial.

casal portodapedra

“Hoje para mim é um dia especial, todas as minhas estreias são especiais, mas essa é muito importante. Estou muito feliz em retornar ao meu início, onde tudo começou, a Porto da Pedra foi a primeira escola que apostou em mim no Grupo Especial, me colocou como primeira. É muito gratificante voltar a defender esse pavilhão”, afirmou Denadir.

Desde 2017 no comando da bateria Ritmo Feroz, mestre Pablo viveu os mais diferentes momentos dos últimos carnavais da Porto da Pedra. Em entrevista ao CARNAVALESCO, Pablo falou sobre o sentimento de vivenciar o novo momento da escola.

mestre pablo portodapedra

“Eu não tenho palavras para descrever o meu sentimento de olhar para cada componente da Ritmo Feroz, componentes da escola, estão todos felizes porque agora a quadra é nossa, o palco da bateria tá lindo, temos um palco digno. A escola está começando com o pé direito e vamos mostrar a força do Tigre de São Gonçalo”, salientou.

No carnaval de 2024, a Unidos do Porto da Pedra será a primeira escola a desfilar no fomingo, com o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes.