A Unidos da Tijuca realiza neste sábado seu primeiro ensaio técnico na Sapucaí rumo ao desfile que se aproxima. O treino acontecerá após o ensaio da Unidos de Padre Miguel, primeira escola da noite que iniciará a sua apresentação a partir das 19h. Para o próximo carnaval, a Unidos da Tijuca terá um time renovado na defesa dos seus quesitos: as coreógrafas da Comissão de Frente Ariadne Lax e Bruna Lopes, o carnavalesco Edson Pereira e o diretor de Harmonia, Allan Guimarães. Completam o time os profissionais já consagrados na casa, mestre Casagrande, o diretor de carnaval Fernando Costa, o intérprete Ito Melodia e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Matheus André e Lucinha Nobre. A entrada no Sambódromo é franca.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

tijuca preensaio
Foto: Jullie Abreu/Divulgação Tijuca

Com concentração marcada para às 18h do lado dos Correios, mesmo lado do desfile oficial, a agremiação não quer perder a primeira oportunidade de ensaiar no campo onde acontecerá o jogo oficial. Carimbada como a escola dos segredos e inovações, a amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel promete mais um pioneirismo no ensaio deste sábado, a ser conferido durante o treino. Participam do ensaio o time completo da agremiação tijucana. Além da presença de sua guerreira comunidade e das três alas comerciais, composições e destaques dos carros alegóricos estarão presentes, assim como o time de beldades femininas entre os setores. A torcida Família Tijucana está garantida na arquibancada do Setor 3 e a DNA Tijucano no setor 2, com suas tradicionais faixas e bandeiras.

Faltando pouco menos de 40 dias para o desfile, e com o barracão em fase final de execução e entrega de fantasias a ser iniciada na primeira quinzena de fevereiro, a escola agora trabalha focada na preparação máxima dos seus componentes em busca da manutenção da nota máxima em harmonia e evolução, melhorando as colocações finais dos últimos anos.

Neste carnaval, a Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira, dia 3 de março na Marquês de Sapucaí com o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita”, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, que celebra a história e a dualidade do orixá Logun-Edé, filho de Oxum e Erinlé abordando desde sua concepção e nascimento, passando pelo reconhecimento de sua linhagem, sua educação como guerreiro, seu encantamento na África, seu renascimento no Brasil e o encontro com a escola. O desfile destacará a importância de Logun-Edé na cultura afro-brasileira, sua influência na juventude do Morro do Borel e a conexão entre o tradicional e o moderno.