Na noite do último domingo, o Imperador do Ipiranga deu o pontapé inicial para o Carnaval 2026 com a festa de lançamento de seu samba-enredo, que contou também com a apresentação da coirmã Barroca Zona Sul. Durante o evento, ocorreram a posse dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, a coroação da corte e as boas-vindas de Helber Medeiros na Vila Carioca.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

imperadoripiranga 1708 01
Fotos; Diego Florênio/CARNAVALESCO

A noite começou com a cerimônia de posse dos casais de mestre-sala e porta-bandeira: Matheus e Laís assumiram como primeiro casal; Samuka e Alessandra, como segundo; Fernando e Dani, como terceiro; e Henrique e Loloca foram apresentados como o casal soberano. A celebração também contou com a troca de pavilhão do segundo casal, que agora será responsável por conduzir o pavilhão do enredo.

imperadoripiranga 1708 02

Para 2026, o Imperador do Ipiranga levará um enredo afro, apresentando o encanto dos Ibejis — Doum, Cosme e Damião — com suas cores, alegria, doces, risos e mistérios: “BEJIRÓÓ, ONIPÉ DOUM – IBEJI”. O desenvolvimento é do carnavalesco Rômulo Roque, que assina seu primeiro carnaval como autor do enredo, embora já atue ativamente no carnaval de São Paulo desde 2016.

“O enredo foi um pedido do presidente. Ele queria um afro, que a escola estava devendo há algum tempo, e também para manter a alegria e o colorido dos últimos desfiles. Então, optamos por esse. Acho que é bom começar pelas crianças, acho bem legal. Era uma ideia que já existia há tempos, mas que não aconteceu, porque tinha que acontecer neste momento”, destacou Rômulo.

Sem realizar disputa de samba, a agremiação convidou um grupo de compositores já conhecidos para criar o hino que embalará o desfile no Anhembi. Sukata, Léo do Cavaco, André Valêncio, Rodrigo Xará e Rafael Turbino são os autores do samba, que será defendido por Helber Medeiros, também participante ativo da composição.

imperadoripiranga 1708 03

“Quando o samba chegou para nós, veio bem aberto. A proposta foi: ‘o samba está pronto, mas vocês fiquem à vontade para transformá-lo naquilo que a escola precisa’. Isso foi bacana. Tivemos um processo de praticamente um mês e meio, ajustando o samba, mandando para os compositores, recebendo de volta, envolvendo a diretoria, o diretor de carnaval, o mestre Fuskão. Ainda fizemos um laboratório, Fuskão e eu, em estúdio, e isso foi muito enriquecedor”.

Estreando no carro de som do Imperador do Ipiranga, Helber Medeiros já passou por diversas agremiações, como Morro da Casa Verde, Colorado do Brás, Uirapuru da Mooca, Dragões da Real, Pérola Negra, Lavapés Pirata Negro, Passo de Ouro e, mais recentemente, X-9 Paulistana, onde dividiu o comando com Royce do Cavaco e Daniel Colette. Ele ressaltou que foi justamente essa experiência nos últimos dois carnavais que o credenciou a assumir o posto de intérprete oficial do Imperador.

“Eu venho de uma escola muito boa. Nesses dois últimos anos, considero que estive na escola master, ao lado do meu padrinho, Daniel Colette, e do meu ídolo, Royce do Cavaco. São 25 anos cantando em carros de som, mas a maior aparição foi durante a X-9 Paulistana. Essa oportunidade foi um ápice para mim, pois consegui realizar um grande trabalho com a ajuda de grandes amigos e ídolos. Hoje assumir como intérprete oficial do Imperador do Ipiranga é uma conquista que devo a eles e a todo o aprendizado que tive nesse período”.

Além da renovação da voz oficial, também há movimentação na diretoria. O presidente Neto está trazendo novos nomes para integrar a escola da Vila Carioca, como o diretor de carnaval Diego, o carnavalesco Rômulo Roque e o vice-presidente Dário, anunciado durante a festa.

imperadoripiranga 1708 04

“Eu trabalho em equipe, ninguém faz nada sozinho, e a renovação precisa ser feita. Temos o Mestre Fuskão, o diretor de carnaval Diego, o carnavalesco Rômulo, que assina seu primeiro trabalho, e mais pessoas que vêm de dentro da quadra, porque temos muita gente boa aqui. Estamos unindo a experiência dos antigos com a energia dos novos, e é essa integração que vai dar certo. Para isso é preciso união, respeito e comprometimento. Escola de samba é uma empresa, e o Imperador precisa se profissionalizar, gerar recursos e andar com as próprias pernas. Essa é a minha mentalidade empresarial”, ressaltou Neto.

O Imperador do Ipiranga será a oitava escola a desfilar no Grupo de Acesso 2, no dia 7 de fevereiro de 2026.