Roosevelt Martins Gomes da Cunha, popularmente conhecido como Pixulé, marcou época no carnaval paulistano. Entre 2018 e 2024, ele foi o intérprete oficial do Barroca Zona Sul – e sempre foi tratado como um dos melhores comandando um carro de som em toda a cidade. Para substituí-lo, a agremiação alçou a tal posto uma dupla: Cris Santos e Dodô Ananias. Em 2026, a agremiação terá outra dupla: Douglas ficou e Rafael Tinguinha chegou à verde e rosa. Em entrevistas concedidas na apresentação do samba-enredo do Barroca Zona Sul para 2026, os dois falaram sobre o novo dueto ao CARNAVALESCO.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Convite

O 2025 de Rafael Roberto dos Santos, popularmente conhecido pelo primeiro nome e pelo apelido Tinguinha (por ser filho de Tinga, consolidado intérprete do universo das escolas de samba) teve um grande baque: o rebaixamento da São Clemente, escola que defendeu em 2025, à Série Prata do carnaval carioca – deixando de desfilar na Marquês de Sapucaí pela primeira vez desde a construção do Sambódromo.

tinguinha barroca
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

Se o resultado da agremiação não foi o adequado, o desempenho dele agradou. Renovado com a escola do bairro de Botafogo, ele chamou atenção na outra ponta da Via Dutra. Ele mesmo explica: “Minha troca com a diretoria e a escola aconteceu naturalmente. Depois de cair a São Clemente, tiveram uns rumores sobre vir para São Paulo e o presidente Cebolinha me convidou, inclusive quero agradecer a ele pelo convite pois estou muito lisonjeado“, destacou.

Empurrãozinho

Diz o ditado popular que quem tem amigo não morre pagão. E uma das amizades construídas por Rafael Tinguinha na Cidade Maravilhosa foi Dodô Ananias. O próprio intérprete que irá para o segundo ano no Barroca Zona Sul explica: “O Rafael é um amigo pessoal. Para quem não sabe, eu sou gaúcho – mas moro no Rio de Janeiro há oito anos. Desde o início, quando eu comecei a morar no Rio de Janeiro, ele foi uma das pessoas que mais me acolheu, que mais me abraçou”, relembrou.

dodo barroca

Quando o presidente barroquense afirmou que queria novamente ter dois cantores, a indicação foi feita: “O presidente Cebolinha levantou alguns nomes nesse ano quando ele decidiu manter uma dupla de intérpretes, inúmeras possibilidades. E eu, de antemão, recomendei o nome do Rafael Tinguinha. Nós somos parceiros, ele é um cara que, assim como eu, está muito afim de trabalhar”, prometeu.

Debutante

Desde 2010 como cantor do carro de som do pai, Rafael Tinguinha assumiu o comando de um microfone principal em uma escola de samba pela primeira vez em 2017, na Lins Imperial – na então chamada Série C, quarto pelotão do carnaval carioca. Com a agremiação da Zona Norte carioca, chegou à Série Ouro – principal grupo de acesso da Cidade Maravilhosa. Além da São Clemente, também passou por outras escolas de samba tradicionais: Em Cima da Hora, Império da Tijuca e Academia de Samba Praiana – a última da cidade de Porto Alegre.

O intérprete, portanto, nunca tinha cantado em São Paulo. E, em um dia especial, ele foi apresentado de maneira oficial à comunidade da Zona Sul paulistana: “É a minha primeira experiência com o Carnaval de São Paulo como cantor e para mim está sendo muito gratificante. Eu acho que o tempo e as coisas conspiraram para isso, hoje é meu aniversário e a estreia aqui na escola portanto está sendo muito gratificante, devo agradecer a Deus por isso”, destacou – antes de ser parabenizado pela reportagem.

Carinho

Desde quando foram oficializados como intérpretes oficiais do Barroca Zona Sul, Dodô Ananias e Cris Santos eram vistos juntos frequentemente e sempre demonstraram ter muito carinho e apreço um pelo outro. Quando foi falar com a dupla após a apresentação oficial de “Os Nove Oruns de Iansã”, samba-enredo que sagrou-se vencedor do Estrela do Carnaval (organizado e concedido pelo CARNAVALESCO) de 2025, marcou a reportagem o longo abraço dos dois após a entrevista.

Mesmo sem ter obrigação de falar do antigo companheiro de função, Dodô Ananias fez questão de citá-lo: “Eu gostaria também de deixar registrado publicamente o meu muito obrigado ao Cris Santos pela parceria, pelo trabalho que a gente fez em 2025”, finalizou.