InícioSão PauloCom duas águias, Nenê tem ótima noite do casal de mestre-sala e...

Com duas águias, Nenê tem ótima noite do casal de mestre-sala e porta-bandeira

Edgar Carobina e Graci Araújo se destacam na apresentação da Águia Guerreira

Buscando a correção nos quesitos, a Nenê de Vila Matilde desfilou neste domingo (02 de março) no Sambódromo do Anhembi, sendo a sexta a se apresentar no Grupo de Acesso I. Com excelente apresentação de Edgar Carobina e Graci Araújo, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Quartel General de Bamba. A águia, símbolo da agremiação, também teve destaque por vir em dois momentos cruciais da apresentação: no abre-alas (em um azul que a destacou bastante) e no último carro (neste, em tons terrosos). A apresentação inteira teve 58 minutos.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Sempre presente em tudo que envolve escolas de samba, o CARNAVALESCO traz a análise do desfile da onze vezes campeã do carnaval paulistano:

Comissão de Frente

Nene2025 Comissao1

Com o nome “O Encontro da Arte”, os componentes cumpriram muito bem o papel de apresentar o enredo da escola. Com um personagem vestido de trovador (segurando um alaúde), um de bufão (popularmente conhecido bobo da corte) e os demais de artistas mambembes. Coreografados pelo diretor artístico da Comissão de Frente, Fernando Lee, os componentes executaram uma coreografia animada e que tinha como objetivo mostrar um pouco do desfile que estava se iniciando. Vale destacar que o tripé, intitulado “Carroça Medieval”, tinha pouca participação no resultado do segmento.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Primeiro casal da agremiação, Edgar Carobina e Graci Araújo desfilaram com uma fantasia chamada “Rei e Rainha Medieval” – que também já deixa claro qual era o papel desempenhado por eles na exibição.

Nene2025 PrimeiroCasal

Inteiros nas cores azul e branco e com uma indumentária com brilhantes estrategicamente posicionados que tornavam a roupa de muito bom gosto. A dupla, formada por profissionais bastante experientes e de alto gabarito, não surpreendeu: dançou muito bem, com Graci executando os giros com maestria e Edgar a cortejando muito bem – além do cada vez mais afiado samba no pé.

Enredo

De maneira bastante resumida, a Nenê de Vila Matilde falou sobre festejos populares brasileiros e a raiz comum de todos eles- tradições da Idade Média. Nessa linha cronológica bastante ampla, existem alguns fatos bastante relevantes que permeiam a temática: o clássico livro “Os Doze Pares da França” que falava sobre a guarda pessoal de Carlos Magno; e o Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, para valorizar a cultura brasileira – e já reconhecendo o medievalismo em cada uma delas.

Nene2025 8

Dividido em três setores, o primeiro tem o nome de “Um Quê de Poesia” e fala sobre a era medieval e o trovadorismo. Depois, é a hora do setor “Um Tanto de Magia”, que mostra a influência do medievalismo em representações folclóricas brasileiras. Por fim, aparece o segmento “A Arte de Encantar o Imaginário Popular”, fincando raízes no país.

Alegorias

Nene2025 AbreAla

O abre-alas, “Era do Trovadorismo”, obviamente foi inteiro inspirado na Idade Média e possuía esculturas e itens que remetiam ao período em questão – além, é claro, da indefectível águia, símbolo da agremiação. Quase que inteiramente azul (incluindo a mascote), o carro trouxe boas soluções plásticas. O segundo, “Trupe de Artistas”, enquanto começa a mescla entre festejos brasileiros e inspirações medievais, tem uma estética bem mais colorida. Por fim, a última alegoria, “Relicário Armorial”, deixa explícita a retomada da cultura brasileira proposta pelo movimento criado por Ariano Suassuna. A surpresa no último carro é a presença de outra águia: se a primeira inicia a viagem, a segunda conclui – na tonalidade marrom, tal qual a alegoria, com temática nordestina.

Fantasias

Nene2025 Baiana

Majoritariamente exaltando movimentos medievais (como guardiões, nobres da corte e damas da Idade Média) e brasileiros (tal qual a cavalhada e as congadas), o grande mérito do conjunto de fantasias foi a simples assimilação para quem conhece cada uma das manifestações. Outra mescla muito bem pensada pela escola foi a altura de costeiros – algumas eram mais altas, enquanto outras tinham um teto menor. O que não falhava era o volume: todas tinham alguma representação e muitas tinham adornos – o que também ajudava no quesito Evolução. É importante destacar, porém, a lindíssima indumentária da Ala das Baianas: chamada de “Damas da Idade Média”, elas traziam o tradicional azul da Vila Matilde para o desfile da Nenê.

Harmonia

Nene2025 Passista

Historicamente, escolas de samba da Zona Leste de São Paulo são conhecidas pela força do chão das comunidades. A Nenê, terceira maior campeã do carnaval paulistano e grande vencedora do “Lado Leste”, novamente não decepcionou em tal aspecto. Mesmo com o potente sistema de som do Anhembi, era possível ouvir o samba ressoando no Anhembi.

Evolução

Nene2025 1

Com boa presença de fantasias volumosas, a movimentação dos componentes da escola criou uma dinâmica interessante na avenida – e a comunidade em geral se mostrava satisfeita com o que estava sendo apresentado. Houve, entretanto, um momento que pode ser mal interpretado pelos julgadores: enquanto o casal de mestre-sala e porta-bandeira se apresentava no segundo módulo, a ala à frente não parou de evoluir – criando um espaço próximo das seis grades, limite para não ser considerado passível de penalização.

Samba-Enredo

Nene2025 InterpreteAgnaldo

Dividindo opiniões entre quem acompanha o carnaval paulistano, a canção optou por mesclar alguns versos mais poéticos com outros mais objetivos. Vale destacar que, tal qual o enredo, a canção é escrita na visão da Águia, mascote da agremiação, que percorre locais e eras diferentes para contar a própria visão de tudo que viu e aprendeu. Como é de praxe, a obra teve excelente interpretação por parte de Agnaldo Amaral e foi muito bem sustentado pela Bateria de Bamba, sob o comando de Matheus Machado.

Outros Destaques

Reinando absoluta na frente da Bateria de Bamba, a rainha Gabriela Ribeiro.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...