Segundo Thiago Monteiro, diretor de carnaval da Acadêmicos do Grande Rio, a disputa de samba deste ano seguirá o mesmo modelo dos anos anteriores. De acordo com o cronograma divulgado após a leitura da sinopse de 2024, na última quinta-feira, a final deve ocorrer no dia 7 de outubro. A entrada continua sendo gratuita, mas haverá controle de distribuição de ingressos. * LEIA AQUI A SINOPSE DA GRANDE RIO PARA 2024

thiago granderio 1
Fotos: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Thiago comentou os detalhes da disputa que, segundo ele, terá poucas exigências para os compositores. Veja o cronograma da disputa de samba no final da matéria.

“A gente vai manter a disputa como nos três últimos anos. Uma disputa enxuta e bem barata para os compositores. Já estamos fazendo o cronograma de datas só com a ideia da final – se vai ter ou não o programa ‘Seleção do samba’. Seguindo nosso regulamento, a final, a princípio, será no dia 7 de outubro”, contou o diretor de carnaval da agremiação de Caxias.

O diretor de carnaval também explicou algumas exigências do regulamento. Como nos últimos anos, todos os sambas candidatos deverão ser gravados pelo intérprete Evandro Malandro. O palco da disputa não poderá ter cantores do Grupo Especial. Thiago destacou que “o que queremos é o samba”.

“No palco não pode ter cantor do Grupo Especial, o Evandro Malandro tem que gravar todos os sambas. É a mesma disputa e a mesma forma. Não exigimos torcida, mas se os compositores quiserem colocar, é bem vinda. O que a Grande Rio tem buscado e vai buscar para 2024 é o samba. A nossa estrela não é a torcida nem a parceria, é o samba. Volto a dizer: é uma parceria muito pouco onerosa. Não exigimos clipe e nada disso. Se o compositor quiser fazer, pode fazer”, contou.

thiago granderio 2
Thiago Monteiro e o presidente Milton Perácio

“Esperamos que o samba venha forte. É uma linguagem totalmente diferente da que foi do Zeca. Estamos buscando algo totalmente diferente”, completou.

Uma das poucas agremiações que não cobram ingressos na disputa de samba, a Grande Rio manterá a entrada gratuita, mas com controle de entrada. “Seguirá com portão aberto, mas dessa vez iremos distribuir ingressos para ter um controle”, explicou Monteiro.

Saída do pesquisador Vinícius Natal

Thiago comentou sobre a saída do pesquisador Vinícius Natal, que foi para a Vila Isabel. Apesar de reconhecer o talento do jovem, Monteiro destacou o trabalho dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.

“Quem tem Gabriel Haddad e Leonardo Bora tem craques (risos). Na verdade, o Vinicius Natal é um grande artista e enorme talento. Mas com todo respeito, nós também temos o Gabriel Haddad e o Leonardo Bora que são fantásticos. A sinopse é muito rica e forte, como o nosso enredo pede. Não temos o que falar sobre eles, são sem comentários”, comentou o diretor de carnaval.

Veja o cronograma da disputa de samba da Grande Rio:
15 de junho: 1º Tira dúvidas com os carnavalescos
22 de junho: 2º Tira dúvidas com os carnavalescos
29 de junho: 3º Tira dúvidas com os carnavalescos
06 de julho: 4º Tira dúvidas com os carnavalescos
24 de julho: Inscrição dos sambas – Das 20h às 00h, na quadra da escola
04 de setembro: Divulgação dos sambas classificados para apresentação na quadra
12 de setembro: 1ª Eliminatória, às 20h
19 de setembro: 2ª Eliminatória, às 20h
30 de setembro: Semifinal – 22h
07 de outubro: Final – 22h

A Grande Rio ressaltou que caso haja alguma determinação da Liesa para a realização da final em uma data fixa, o dia 7 de outubro passará a ser a semifinal da disputa.