Por Lucas Santos. Fotos: Magaiver Fernandes

Tradicao carnaval2019 60Quarta escola da noite, a Tradição foi a primeira escola a levantar o público em desfile que contou com fantasias bonitas, bem trabalhadas e com a comissão de frente que mexia com as pessoas que estavam próximas a grade.

Com o enredo “Gira baiana, salve as mães de samba”, a Tradição cantou a história das mães do samba, as baianas e sua relação com o samba e o Rio de Janeiro. A escola terminou seu desfile com tranquilidade, em 43 minutos, ainda se dando ao luxo de mexer com o público que acenava e cantava samba na parte final da pista.

Comissão de Frente

Tradicao carnaval2019 14Um dos pontos altos do desfile, a comissão de frente, coreografada por Jesse da Cruz e Victor de Oliveira, trouxe o conflito presente desde o início do século entre os sambistas e o poder público. Malandro e dançarinas eram repreendidos por quatro policiais, que repreendiam também o público que estava na grade. Atrás quem acompanhava, era uma baiana que no final da apresentação era erguida a frente dos jurados pelos agentes da lei.

Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Tradicao carnaval2019 23Pode até ser um pouco clichê trazer o casal de Pierrot e Colombina, mas que a fantasia de Johny Matos e Joana Falcão impressionava pela riqueza de detalhes, impressionava. Colorida, com as cores da escola e com muito brilho destacou ainda mais a bonita apresentação do casal, em performance coreografada, em que a Colombina recebia uma rosa do Pierrot e oferecia aos jurados. A parte do bailado tradicional também foi bem realizada.

Fantasias

Tradicao carnaval2019 38A Tradição trouxe fantasias bonitas, luxuosas e com uma boa combinação de cores. Destaque para o azul da escola que esteve presente em detalhes com penas. Ainda assim, outras cores fizeram parte do desfile da escola. As baianas em sua cor original, o branco pedindo axé, estavam bem bonitas.

Alegorias

Tradicao carnaval2019 69O carro que trazia nossa Senhora e os esplendores da Tradição passou muito bonito, com iluminação destacada. A nota triste foi para o fato da imagem da santa ter ficado presa em um fio de energia próxima a segunda cabine de jurados. Após o problema ter sido resolvido pelos componentes da escola, o carro não teve danos. Problema mesmo aconteceu no último tripé que trazia duas baianas e uma mão dourada, erguida em posição de luta. O adereço passou completamente apagado apesar da presença dos refletores apontados para as mães de samba

Bateria

Tradicao carnaval2019 51A bateria comandada por mestre Beto Peçanha fez uma apresentação muito boa, realizando bossas em sintonia com o samba e voltando no momento correto quando realizava a maior paradinha que proporcionava o canto do samba à escola.

Samba-enredo

Vestido de baiana, o intérprete Leandro Santos empolgou a Intendente mostrando bom entrosamento no carro de som e deixando a escola cantar sozinha em alguns momentos, principalmente nos versos “Roda oyá que o mundo gira… / Roda oyá vem clarear”.

Harmonia

Tradicao carnaval2019 43Empolgadas, as alas dançaram e cantaram o samba. Em alguns momentos o som sumia e os componentes seguravam no gogó o canto da escola mostrando entrosamento e empolgação.

Evolução

A escola passou sem problemas, evoluindo sem correr e sem ficar parada por muito tempo o que proporcionou que os componentes e a bateria encerrassem o desfile brincando na última parte da pista. Até no momento em que a imagem de nossa senhora ficou presa em um fio de energia, a escola agiu rápido, não deixando buracos e nem comprometendo o tempo d desfile que se encerrou em 43 minutos.

Enredo

Tradicao carnaval2019 39A escola apresentou bem a proposta, mas algumas fantasias não possuíam uma leitura tão fácil. Ainda sim houve a valorização nos dias de hoje para as mães de santo com o tripé final que também citava a importância da luta.

Outros destaques

A participação do público foi importante para escola que desde o inicio contava com uma torcida considerável. Logo no início do desfile, o condor, símbolo da escola, apareceu em uma fantasia que abria uma ala muito colorida que trazia palavras relacionadas às baianas como “iorubá” e amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui