O último sábado marcou mais um capítulo importante para o carnaval de São Paulo, com o evento de lançamento dos sambas-enredo de 2026, realizado na Fábrica do Samba. A noite reuniu organização exemplar, praça de alimentação estruturada, arquibancadas cobertas e apoio da cidade, que contou com operação de metrô 24h. Na pista, as escolas mostraram força e equilíbrio em suas apresentações, evidenciando que a disputa pelo Acesso 1 promete ser acirrada no próximo ano. Entre os destaques do dia, Morro da Casa Verde, Torcida Jovem e Unidos de São Lucas chamaram atenção pela consistência e energia apresentadas em seus minidesfiles. O CARNAVALESCO analisou as apresentações e relatou um panorama geral das escolas do grupo de Acesso 2.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

AMIZADE DA ZONA LESTE

A Amizade da Zona Leste será a primeira escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Xangô e Iansã, o casal do dendê no ilê da Amizade”, assinado pelo carnavalesco Rogério Monteiro. O casal estreante Victor Hugo e Pamela Souza destacou-se, mostrando sincronismo e interação com o público. Vestidos de azul, a dupla fez uma boa estreia na escola.

IMPERATRIZ DA PAULICÉIA

A Imperatriz da Paulicéia será a segunda escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Congá: O Altar Sagrado da Minha Fé”, assinado pelo carnavalesco Pedro Magoo. O ponto alto da apresentação da azul e branca da Zona Leste foi a parte musical. O time de canto, liderado por Dom Júnior, e a bateria, regida pela mestra Rafa, mostraram sintonia e harmonia, deixando boas expectativas para os ensaios técnicos e para o dia do desfile.

TORCIDA JOVEM

A Torcida Jovem será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Axé – Raízes e Ritmos da Cultura Afro-Baiana”, assinado por uma comissão de Carnaval. O conjunto geral mostrou excelência e competência para alcançar o objetivo de avançar ao grupo de Acesso 1. A coreografia, o sincronismo e a expressão corporal do primeiro casal, Gabriel e Joice; a técnica e emoção do intérprete Ivanzinho; e a organização das alas, que trouxeram adereços de mão, foram pontos positivos para a agremiação.

torcidajovem

X-9 PAULISTANA

A X-9 Paulistana será a quarta escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “YVY Marã Ey: A Busca pela Terra sem Mal”, assinado pelo carnavalesco Amauri Santos e pelo enredista Leonardo Dahi. O carro de som, liderado por Royce do Cavaco e Daniel Collete, embalou com muita técnica o samba de 2026, permitindo que os componentes cantassem e evoluíssem bem.

UNIDOS DE SÃO LUCAS

A Unidos de São Lucas será a quinta escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Meu Tambor é Ancestral: Heranças e Riquezas de um Povo… Um Brasil de Festas Pretas!”, assinado pelo carnavalesco Anselmo Brito. A agremiação apresentou um bom conjunto. Entre harmonia, evolução, bateria e time de canto, a Unidos de São Lucas mostrou que quer voltar ao grupo de Acesso 1 com maestria.

UNIDOS DO PERUCHE

A Unidos do Peruche será a sexta escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Oi… Esse Peruche Lindo e Trigueiro… Terra de Samba e Pandeiro”, assinado pelo carnavalesco Chico Spinosa. A comissão de frente coreografada por Carllos Alves destacou-se pela performance no minidesfile. Vestindo roupas com tecido afro, os bailarinos investiram em passos tradicionais alternados com movimentos que remetiam ao enredo.

MORRO DA CASA VERDE

O Morro da Casa Verde será a sétima escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Santo Antônio de Batalha Faz de Mim Batalhador”, assinado pelo carnavalesco Ulisses Bara. A agremiação elevou o nível do dia no que se refere à harmonia, evolução e bateria. Durante uma bossa executada pela bateria, toda a escola coreografava e cantava alto, conquistando o público, que celebrou junto com os componentes.

morro

IMPERADOR DO IPIRANGA

O Imperador do Ipiranga será a oitava escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Bejiroó, Onipé Doum Ibeji”, assinado pelo carnavalesco Rômulo Souza. A comissão de frente coreografada por Diogo Costa foi o grande destaque da apresentação. Os componentes executaram passos tradicionais do quesito com maestria, sincronismo e clareza nos movimentos. Além disso, utilizaram leques azuis e amarelos durante o desfile.

ipirganga

UIRAPURU DA MOOCA

O Uirapuru da Mooca será a nona escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Salve Maria Felipa, no Balanço da Maré, a Heroína da Independência!”, assinado por uma comissão de carnaval. A parte musical deu o tom da apresentação. A bateria do mestre Murilo, juntamente com o intérprete oficial Thiago Brito, desfilou harmonicamente. Além disso, a rainha de bateria Acássia abrilhantou a linha de frente com sorriso e muito samba no pé.

uirapuru

PRIMEIRA DA CIDADE LÍDER

A Primeira da Cidade Líder será a décima escola a desfilar no sábado de Carnaval pelo grupo de Acesso 2. A escola levará para a avenida o enredo “Paulo Barros, o Gênio do Carnaval”, assinado pelos carnavalescos Ewerton Visotto e Cristiano Oliveira. O cantor Thiago Melodiah apresentou-se caracterizado e interpretou o samba com maestria, fazendo com que a comunidade se empolgasse e desenvolvesse uma boa evolução.

cidadelider