A equipe do CARNAVALESCO, através da série “Eliminatórias”, acompanhou a etapa de semifinal da disputa de samba da Portela para o Carnaval 2025. Três obras foram classificadas para semifinal, que acontece na próxima sexta-feira. * OUÇA OS SAMBAS FINALISTAS – A escola, em 2025, homenageará o cantor e compositor Milton Nascimento com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”. Confira a análise das apresentações finalistas.
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Parceria de Toninho Geraes: O primeiro samba da noite teve a assinatura dos poetas Toninho Geraes, Eli Penteado, Alexandre Fernandes, Víctor do Chapéu, Paulo César Feital, Juca e Juninho Luang. A torcida marcou grande presença e mostrou o samba na ponta da língua. O palco estava desfalcado de Emerson Dias e Chitão Martins. Do ótimo trio que vem comandando o palco, só Bruno Ribas estava presente. Um dos sambas com maior qualidade da safra portelense, tanto em letra quanto melodia, não obteve tanto êxito na apresentação na semifinal, pois sentiu falta dos outros dois intérpretes mencionados. A melodia do refrão de meio chama atenção tanto pela riqueza poética, quanto pela letra “À luz do luar, lá vem Romaria/O doce cantar, Maria Maria/Repleto de chão, da terra do cio/ Feito ouro aluvião/Bateiando uma canção, veio a beira do rio”. A torcida cantou bastante o refrão de cabeça “O meu samba é oratório/Que Sebastião Clareia/Mil tons geniais, e os tambores das gerais/ Na Escola de Candeia”. A obra não poderia terminar de uma forma mais inspirada como “Já dizia Elis, se Deus tivesse voz/Seria a voz de Milton Nascimento”. Apesar do samba não ter sustentado na semifinal, a parceria foi para final pela qualidade da obra que é perceptível, e pelo conjunto de apresentações fortes que já fizeram na disputa.
Parceria de Samir Trindade: O quarto samba da noite foi assinado pelos compositores Samir Trindade, Fabrício Sena, Brian Ramos, Paulo Lopita 77, Deiny Leite, Felipe Sena e JP Figueira. A torcida foi um esculacho e cantou forte durante toda momento. Tinga teve uma excelente condução, como sempre, e o palco foi firme e com bastante pressão. A apresentação foi irretocável e emocionante. A primeira do samba passou bem demais e as palavras chave para a melodia funcionar tão bem são “Manhã”, “Estou”, “Na fé” e “Nas mãos”. O rendimento do refrão de meio foi ótimo “Nessa estrada, é sonho, é poeira/Passa o trem azul, sigo em paz/ Feito Rio…. só me leva pra Deus filho de Maria/Tantos mares em um cais”. O refrão principal foi uma explosão na quadra “Iyá chamou Oxalá preto rei pra sambar/Iyá chamou Oxalá preto rei pra sambar/Anjo negro é o sol que faz a Portela cantar/Anjo negro é o sol na minha Portela”. Uma parte que foi berrada pela torcida, além dos dois refrãos foi o bis “Quem acredita na vida, não deixa de amar”. Foi uma apresentação que teve forte comunicação com o público, levantando até os camarotes.
Parceria de Jorge do Batuke: O último samba da noite foi assinado pelos compositores Jorge do Batuke, Neizinho do Cavaco, Feijão, Marcio Carvalho, Araguaci e Claudio Russo. A torcida fez um barulho danado e foi um verdadeiro show na quadra. Pitty de Menezes e Tem-Tem Jr conduziram o samba com maestria. A performance da parceria foi avassaladora e levantou a galera. O rendimento do refrão principal foi excelente “No azul da romaria, na canjica da gamela/Sob a luz de Oxalufã… Portela/E no andor do nosso povo a voz de Deus/ Se alguém tem um lugar ao sol…Sou eu!”. O falso refrão de meio levantou a galera e foi outro destaque na apresentação. Uma virada melódica que chama atenção e torna-se fundamental na melodia da primeira parte do samba “Dobrando a esquina lá vem Madureira”. Outra parte do samba que teve um rendimento maravilhoso foi a chamada para o refrão principal “Sim, todo amor é sagrado/Sim, tudo é cantoria/Nada será como antes depois desse dia”. Foi outra apresentação que teve forte comunicação com o público e também levantou os camarotes.